PT Login
PT

10 sinais de que está demasiado stressada com a organização do casamento

Já não se sente entusiasmada com os preparativos do casamento? Já não consegue dormir ou relaxar porque não consegue deixar de pensar em todos os detalhes da organização? Estes são apenas alguns dos sinais que a devem alertar para o facto de poder estar demasiado stressada com a organização do seu casamento, o que pode dificultar muito mais esta tarefa e, inclusivamente, o relacionamento com as pessoas que a estão ajudar. Saiba reconhecer quais são e como evitá-los!

Maquilh'arte - Créditos FarawaySolicite informação sobre “Maquilh'arte - Créditos Faraway”
Maquilh’arte – Créditos Faraway

1. Não come a horas certas e salta refeições?

Aproveita a sua hora de almoço para se dedicar à organização do casamento e nem sequer come nada ou alimenta-se mal? Esquece-se de comer ou perdeu o apetite? Estas atitudes podem ser um sinal de que está demasiado stressada com o seu casamento. E saltar refeições não é, definitivamente, uma boa opção. A falta de comida é sinónimo de falta de energia para o seu corpo, o que pode provocar mudanças de humor, emoções exageradas e – lá está – demasiado stress e cansaço. De tal forma que o seu discernimento diminui e acaba por ter dificuldade em fazer escolhas certas e tomar decisões.

2. O seu noivo parece-lhe saturado das suas conversas sobre o casamento?

Quando começa a falar sobre os preparativos do seu casamento o seu noivo começa a desviar-se do assunto ou diz-lhe na brincadeira que “quer fugir”? Atenção, este pode ser mais um sinal. A brincar, a brincar dizemos o que nos vai na alma e essas pequenas brincadeiras do seu noivo ou desvios de assunto podem querer dizer que está demasiado stressada com toda a situação. Às vezes nós exageramos e é preciso termos alguém que nos faça ver isso, mesmo que nos digam algo que não queiramos ouvir.

Paulo Castro Photography Solicite informação sobre “Paulo Castro Photography ”
Paulo Castro Photography

3. Tem dificuldade em dormir ou relaxar?

Ou quando dorme tem pesadelos sobre o dia do casamento? Se não consegue dormir a pensar na lista de convidados, no menu, na música para a pista de dança ou no vestido de noiva, está a precisar de relaxar. Tome um chá calmante ou ouça uma música que a faça adormecer. Durante o dia, dedique uma horita para se entregar ao dolce fare niente ou, se não tiver tempo para tanto, reserve apenas alguns minutos para o efeito, pois mesmo alguns minutos rápidos podem ajudá-la a encarar a organização do casamento com maior tranquilidade. O importante é tentar acalmar, porque más noites de sono e demasiado stress – para além de prejudicarem a tarefa de organizar o seu casamento – vão fazer-lhe mal à pele. E não vai querer ter uma aparência horrível com olheiras no dia do seu casamento, pois não?

4. Duvida das suas próprias decisões?

Um outro sinal de que está a pensar demasiado em tudo o que envolve a organização do seu casamento é quando começa a duvidar das suas escolhas e planos. “Será que escolhi o lugar certo para o copo-d’água? E a florista, será de confiança? Acho que se calhar dei demasiado dinheiro para a fotografia e a filmagem…” Se der por si a colocar a si própria todas estas e muitas outras questões, o melhor é parar para pensar. Mesmo que seja difícil, tente ficar uma semana quieta, sem se envolver em nada do que diga respeito ao seu casamento. O importante é respirar fundo, para regressar ao “trabalho” com a mente fresca, com ideias mais claras sobre as coisas, que a façam perceber que todas as dúvidas se deviam apenas e exclusivamente à sua ansiedade. Decida que não vai deixar que todas estas dúvidas tomem conta de si. Se já optou por um local de casamento, confie. Se já escolheu o vestido de noiva, confie. Se não o fizer, só vai aumentar o seu stress e criar um ciclo interminável de receios. Além de que se começar a mudar as suas escolhas porque se sente insegura vai acabar por se deixar influenciar por interesses e gostos dos outros, que nestas alturas gostam sempre de dar palpites e sugestões. E nem sempre a opinião dos outros tem a ver connosco!

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Love and Thanks

5. Não aceita opiniões alheias ou contrárias?

Se é importante saber dizer “não” durante a organização do casamento, também não será propriamente normal estar fechada a toda e qualquer sugestão ou recusar a ajuda que olhe oferecem. Entenda que não conseguirá fazer tudo sozinha. Se for necessário, peça mesmo ajuda, distribua tarefas e confie nas pessoas que escolheu para lhe prestarem auxílio. Por vezes é melhor dedicarmo-nos apenas a uma coisa e fazê-la bem do que tentar fazer tudo e não conseguir terminar nada ou acabar por ter resultados muito aquém do expectável.

6. Não sabe para onde se virar?

Sentir-se assoberbada, sem saber para onde se virar, pode ser também um sinal de demasiado stress. A solução? Comece sempre por algo simples e, só depois, avance para as questões mais complicadas. Quando começamos por tarefas fáceis de concretizar – e com sucesso! – sentimo-nos sempre mais motivados por continuar. Outra opção é contratar um wedding planner. Assim certamente a rotina pré-casamento será bem mais feliz e saudável!

1Love4ever PhotographySolicite informação sobre “1Love4ever Photography”
1Love4ever Photography

7. Desvia-se do caminho e acaba por não fazer as tarefas que precisam de ser feitas?

Outro sinal que está com demasiado stress e sobrecarregada é quando começa a negligenciar tarefas importantes do seu casamento ou a adiar decisões fundamentais. Como solucionar esta questão? Para se reequilibrar, procure começar por se dedicar a actividades que lhe sejam mais agradáveis e menos difíceis, como a degustação dos doces, a escolha da lista de música da festa, ideias criativas para o seu site de casamento, ir à procura dos sapatos ideais, etc., etc. Mais uma vez: não hesite em pedir ajuda caso seja necessária. Distribuir tarefas pode ser sempre uma boa opção.

8. As conversas com o seu noivo são agora sempre sobre o mesmo?

Se a televisão está sempre ligada em programas de casamentos e noivados, a sua leitura centra-se em revistas de inspiração, já não faz programas com o seu noivo porque não tem tempo ou está cansada e está focada 24 horas no dia da festa… isso é sinal que está demasiado stressada. Acredite que assim não vai funcionar e vai acabar por deitar tudo a perder. Deixar o relacionamento de lado por causa da festa não é, de todo, uma atitude inteligente.

135 milímetros Solicite informação sobre “135 milímetros ”
135 milímetros

9. Vocês nunca discutiram tanto como agora?

Há muitos casais que discutem tanto durante os preparativos do casamento, que acabam até por desistir, sabia? Verdade! O processo de organização do casamento acaba por ser um grande teste para o futuro, já que – tal como durante o resto da vossa vida de casados – vão ter de tomar decisões em conjunto, fazer cedências e negociar, etc. Por isso, se os preparativos do seu casamento têm dividido as opiniões ao ponto de gerar grandes atritos que vos coloquem em permanente desacordo… vá com calma! Tente não ser demasiado crítica e exigente. É normal existirem desentendimentos durante esta fase, mas não deixe que discussões desnecessárias ou facilmente evitáveis prejudiquem o vosso relacionamento. É importante que digam o que sentem um ao outro, por que não há nada melhor do que conversar ou falar com a outra pessoa para desabafar e ver as situações numa outra perspectiva. Conversem, ponderem e não percam o sentido de isto tudo: o casamento é, mais do que tudo, a celebração do amor que sentem um pelo outro!

10. A organização do casamento deixou de ser divertida?

Se começar a estar mais concentrada no que pode acontecer de negativo do que em tudo o resto que é positivo… algo vai ter de mudar! Descontraia, faça um desporto, saia com as suas amigas, leia um livro bem-disposto, etc. etc., etc. Concentre-se em coisas que lhe façam bem. Manter uma mente negativa só irá criar maior stress e atrair coisas más para o seu casamento. Relaxe, tudo irá correr bem!

E, então, identifica-se com algum destes sinais? Será que já passou por alguma destas situações? Se sim, esperemos que de alguma forma as nossas palavras ajudem. Se (ainda não) previna-se! E descontraia a ver os 10 GIF’s que resumem a organização de um casamento

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação