Como descobrir qual é a melhor época para casar?

A melhor época para casar dependerá de cada casal, nomeadamente do que querem que aconteça no seu grande dia e dos seus gostos e preferências particulares. Factores como a probabilidade de ocorrência de chuva, se o casamento é de dia ou de noite, as flores da estação, a disponibilidade dos espaços e da igreja ou o próprio simbolismo da data… tudo conta. Por isso, na realidade, não há nenhuma fórmula mágica que nos diga sem sombra de dúvidas qual a melhor altura para dizer o “Sim”.

De qualquer forma, há alguns critérios que podem ser seguidos e que podem ajudar os noivos mais indecisos a chegar a uma data. Se é esse o seu caso, aqui ficam alguns argumentos para ter em consideração na escolha da melhor época para casar.

Luminous Photography
Luminous Photography

1. Casar no Inverno: ideal para casamentos íntimos

Apesar de continuarem a ser os menos procurados, os meses mais frios do ano já são considerados por muitos noivos como a melhor época para casar. Com efeito, apesar da instabilidade climatérica e as baixas temperaturas condicionarem a cerimónia, o local do casamento – que tem de ser coberto – e a festa, há inúmeras outras vantagens que podem ter maior peso: os preços mais baratos dos espaços, serviços ou até mesmo da viagem de lua-de-mel; a possibilidade de celebrações mais íntimas e acolhedoras, uma maior disponibilidade de datas para encontrar o local de sonho ou uma noite de núpcias à lareira.

Os meses de Janeiro e Fevereiro têm inclusivamente a vantagem de serem época de saldos, o que constitui uma grande vantagem para quem quer oferecer um bom presente sem gastar muito dinheiro. Fevereiro tem ainda uma data muito especial para qualquer casal: o dia dos namorados. Mesmo que não seja possível casar nesse dia, faz sentido fazer um casamento temático no mês do amor. Já Dezembro é um mês mágico, pois ninguém resiste ao Natal. Como em tudo, há vantagens e desvantagens em casar no Inverno, mas ninguém pode dizer que esta estação não pode ser a melhor época para casar!

Moisés Soares
Moisés Soares

2. Primavera e Verão: ideal para casamentos ao ar livre

Optar por um casamento ao ar livre é já um factor de exclusão para determinar a melhor época para casar, pois neste caso os meses mais frios e instáveis ficam imediatamente de fora. Restam a Primavera e Verão, com temperaturas bem mais agradáveis e maiores probabilidades de dias bonitos.

  • Primavera (22 de Março a 21 de Junho): Na Primavera o tempo é geralmente agradável. Assim, salvo as habituais excepções, a partir mês de Março os dias já são solarengos, as temperaturas são amenas e ainda não há demasiado calor, apesar dos dias curtos e frios de Inverno já terem terminado. Por seu turno, é Primavera (!), pelo que se pode aproveitar para apostar em flores naturais e cores doces para decorar o ambiente. As desvantagens? Apesar dos preços ainda serem atractivos, já são mais elevados do que no Inverno. Por seu turno, o clima continua instável.
  • Verão (22 de Junho a 21 de Setembro): O Verão, em geral, é obviamente a melhor época para casar ao ar livre, pois a segurança é sempre maior e os dias são longos e cheios de sol.

No caso particular dos casamentos ao ar livre, o mês de Abril também poderá não ser a melhor época para casar, pois lá diz o ditado “Abril águas mil”. E apesar de haver sempre formas de contornar a chuva, é sempre um risco.

Assim, o florido mês Maio pode ser a melhor época para casar ao ar livre, pois para além de ter ainda preços bastante atractivos, apresenta já temperaturas agradáveis que permitem roupas mais leves sem picos exagerados de calor, que são tão desagradáveis quanto o frio. A par do mês das noivas, Junho também pode ser uma boa alternativa, já que as chuvas primaveris começam a diminuir e as temperaturas ainda não são excessivamente altas.

Quinta do Frade
Quinta do Frade

3. Casamentos no Outono: ideais para casamentos elegantes e acolhedores

Nos casamentos de Outono (22 de Setembro 21 de Dezembro) a beleza natural que reveste esta estação pode servir para uma fabulosa decoração de cores quentes e acolhedoras, aproveitando o que a época que nos dá de melhor, nomeadamente as folhas secas ou os frutos da época, que podem servir para fazer compotas maravilhosas para oferecer aos convidados. Por seu turno, o Outono pode ser a melhor época para casar porque os preços tornam a ser mais baixos, volta a haver mais disponibilidade de espaços e o tempo nem está particularmente quente nem frio, apesar de em Novembro este já poder atrapalhar. Os inconvenientes? É uma altura de regresso ao trabalho após férias prolongadas, o que pode impedir a comparência de quem estiver mais longe; é também uma época entre férias e Natal, o que em termos financeiros poderá não ser a melhor altura para dar prendas de casamento.

It's all about
It’s all about

4. Casamento em Agosto: para quem opta pela segurança

O mês de Agosto é, definitivamente, o mês dos casamentos em Portugal – e por isso falamos nele em particular. Mas será a melhor época para casar? Depende. A vantagem é que é um mês de férias para uma grande fatia da população portuguesa, coincidindo com as férias escolares. Também é nesta altura que recebemos a maioria dos emigrantes, o que facilita a comparência no casamento de entes queridos que vivam no estrangeiro. Por seu turno há uma certeza quase absoluta de condições climatéricas favoráveis (se bem que nos últimos anos Agosto esteja muito aquém da sua fama de “mês quente”), o que facilita também a escolha da indumentária (como, aliás, em qualquer mês de Verão). As desvantagens? Os preços, que são sempre mais elevados, a indisponibilidade dos espaços e o calor excessivo (embora nos últimos anos “o mês do calor” esteja muito aquém da sua fama).

E então, já chegou à conclusão de qual a sua melhor época para casar? Para ajudar na escolha, veja também 5 critérios básicos para escolher a data do casamento.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação