Portugal Fashion: inspire-se nos looks que desfilaram nas passarelas

Veja a nossa selecção de looks que desfilaram nas passarelas do Portugal Fashion e arrase no próximo casamento!

Hoje deixamos-lhe aqui uma selecção de peças que desfilaram nas passarelas da  41ª edição do Portugal Fashion, que decorreu nos passados dias 15 (em Lisboa), 19 - 20 - 21 (no Porto). Inspire-se nas principais tendências Primavera/Verão 2018 e arrase no próximo casamento.

Portugal Fashion 

Antes de rumar ao Porto, e tal como manda a tradição, o primeiro dia da 41ª edição do Portugal Fashion decorreu em Lisboa, desta feita num dos grandes armazéns industriais do Poço do Bispo. Ali desfilaram as colecções para o Verão de 2018 de vários criadores.

1º dia: Lisboa

O dia começou no bar River Rouge, no Cais do Sodré, onde a marca Storytailors apresentou a sua colecção Palindrome, fugindo ao formato de desfile convencional. Já no armazém, Pedro Pedro estreou a passarela com uma viagem ao streetwear dos anos 80, seguido por Carlos Gil, que nos ofereceu um desfile de cor, brilho e um toque desportivo dos clássicos do guarda-roupa feminino. Depois foi a vez da TM Collection  que apresentou a colecção Silent Revolution, que substituiu a onda campestre por um tom mais enérgico, com cores quentes, bordados, camadas, materiais leves, detalhes de inspiração oriental e tribal e acessórios XL.

Após uma actuação de Benvindo Fonseca e Ana Lacerda, dois ícones do antigo Ballet Gulbenkian, a passarela recebeu Luís Onofre, que não desfilava em Lisboa há dez anos. O designer de calçado trouxe consigo um colecção que abusa dos brilhos, cristais e outros adornos, rendendo-se aos saltos médios, a par dos stilettos mais vertiginosos.

O dia de Portugal Fashion em Lisboa acabou com o desfile da dupla  Alves/Gonçalves, que apresentou uma colecção marcada pela diversidade de materiais e combinações improváveis de renda, organza, algodão e lãs finas. Destacam-se também os cortes que remanescem à roupa masculina, num desfile que culminou com um vestido de noiva, envergado por Maria Clara.

O calendário recomeçou no dia 19 de Outubro, já no Porto. Durante três dias, desfilaram nomes como Diogo Miranda, Anabela Baldaque, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Luís Buchinho, Nuno Baltazar e Alexandra Moura.

2º dia: Porto (Museu do Carro Elétrico)

O Portugal Fashion do Porto arrancou no Museu do Carro Elétrico, com desfiles de 10 jovens criadores do Espaço Bloom, uma plataforma dedicada a estilistas emergentes. Inês TorcatoBeatriz BettencourtDavid CatalánSara Maia e Nycole foram alguns dos jovens criadores que apresentaram as suas colecções Primavera/Verão 2018

3º dia: Porto (Alfandega do Porto)

No terceiro dia, o certame de moda mudou-se de malas e bagagens para a Alfândega do Porto, onde diversos estilistas mostraram as suas propostas Primavera/Verão 2018, perante uma plateia de muitas caras conhecidas.

O dia começou com Raw, da graduada do Espaço Bloom Carla Pontes, uma colecção que assenta em cortes rectos e bainhas assimétricas que mostram múltiplas formas de vestir e usar cada peça. Seguiu-se Estelita Mendonça, antes do desfile de Susana Bettencourt, intitulado Creative Resistance e baseado na luta pela igualdade de género, constituindo uma homenagem a Amelia Earhart, a primeira mulher a fazer um voo transatlântico. A passarela foi depois o palco para a apresentação das peças de Júlio Torcato para as estações mais quentes, que assentam na reinterpretação e apropriação do universo desportivo, linguagem urbana que mistura o corte da alfaiataria clássica com a técnica dos materiais de performance competitiva. Hugo Costa mostrou Don’t Fish My Fish, mas antes Diogo Miranda apresentou uma colecção que celebra uma mulher sexy, feminista e poderosa, trabalhando sobre rosa, laranja, cinza, verde, preto e branco como cores principais e o tafetá como material para criar mangas exageradas, folhos, laços volumosos.

Anabela Baldaque levou ao Portugal Fashion a colecção 7 Mulheres mais 1, uma exploração do conceito do romantismo recorrente nas suas criações, assente em contrastes de cores, estampados e reforçados com pormenores de rendas. A segunda noite no Porto fechou com Miguel Vieira, que celebrou a sua carreira com uma colecção que reuniu várias coisas que o acompanharam ao longo destes 30 anos, com muitos prints e logos, asas da marca e o próprio nome Miguel Vieira.

4º dia: Porto (Alfandega do Porto)

A marca Ana Sousa encerrou o Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, evento que recebeu mais de 25 mil pessoas nos 33 desfiles que decorreram durante quatro dias, entre Lisboa e Porto. Na passarela apresentou duas colecções para a Primavera/Verão 2018: uma com o tema Natureza Urbana, em que se destacam laços, folhos e bordados; e uma segunda, designada de Ana Sousa be young, com uma paleta de cores mais ousadas e pormenores desportivos que declaram o amor da criadora ao street style.

O dia, no entanto, não começou na Alfândega do Porto, mas sim no antigo Matadouro Municipal do Porto, com estilista Katty Xiomara a apresentar a colecção Parachute Trip, tendo por pano de fundo um mural de 60 metros criado por 14 artistas da Circus Network. Da colecção, podemos dizer que é uma proposta inspirada numa viagem de paraquedas, que aterra no revivalismo art déco de Miami dos anos 60. A ligação nostálgica e o laranja como cor dominante, assente em formas simples e padrões que pretendem evocar o ambiente, são algumas das inspirações da criadora.

As atenções voltaram-se depois para o Cais Novo, onde Luís Buchinho apresentou as suas propostas para as estações mais quentes, com uma forte influência desportiva (sportswear ou athleisure) e uma aposta nas cores claras e padrões gráficos, imagem de marca do estilista, que trazem os círculos para as tendências do próximo Verão.  O designer partiu ainda das sapatilhas e fez dos atacadores um elemento que atravessa toda a colecção.

Já na Alfandega do Porto, Nuno Baltazar apresentou a sua nova Colecção Primavera/Verão 2018 intitulada L’Amant e inspirada na obra da escritora francesa Marguerite Duras. A ideia fulcral foi a "memória fragmentada", como o próprio designer descreveu. Seguiu-se Alexandra Moura, que apresentou a nova colecção para a próxima estação quente e baptizou-a de Within the Time Within, sendo inspirada na deterioração dos interiores de palácios e palacetes portugueses do século XVIII e no vestuário da época, com o preto e o vermelho como tons dominantes e tecidos danificados e desfiados.

A marca de autor Pé de Chumbo, criada pela designer Alexandra Oliveira, também apresentou a nova colecção Primavera/Verão 2018, onde se destaca o movimento natural dos tecidos, com brilhos minerais que emergem mais das fibras vegetais, fugindo ao glamour artificial. Pela passarela passaram também as marcas Ambitious, Dkode, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand e Rufel, esta última com uma parceria com o manequim Rúben Rua, que criou pela primeira vez acessórios de moda masculinos,

Seguiu-se a estilista Micaela Oliveira, que encheu a passarela de cores vibrantes, camadas de tecido, transparências e sedas bordadas, remetendo  sua colecção para referências históricas e lembrando as velas das embarcações marítimas. Durante o último dia do evento ainda desfilaram marcas como Lion of Porches e Dielmar.

Para ver todas as colecções, entre no site oficial do Portugal Fashion

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Luís Buchinho Moda para convidados
Luis Onofre Store Sapatos de noiva
Storytailors Brides Estilistas noiva
Miguel Vieira - Convidados Moda para convidados
Katty Xiomara Moda para convidados
Pé de chumbo Moda para convidados

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.