Crianças e adolescentes – que roupa usar num casamento?

Se há regras relativamente ao que vestir num casamento, estas são bem menos rígidas para crianças e adolescentes

As crianças muito provavelmente quererão brincar durante a festa, e os adolescentes poderão não querer parecer demasiado adultos. De qualquer forma, trata-se de uma cerimónia, e é necessário que o tipo de roupa se adeque.

Foto: Neonato

Se os noivos pretenderem ter uma festa mais descontraída ou mais formal do que o habitual, deverão informar os convidados atempadamente. Tratando-se de uma festa informal, poderá ser adequado o uso de tecidos menos nobres, sapatilhas/ténis ou sandálias mais descontraídas.

Foto: Ben Q Photography via Style me Pretty

Quando não há informação nenhuma relativamente à formalidade, deverá dar-se prioridade a tecidos nobres e evitar peças demasiado informais como calças ou calções de ganga, t-shirts, camisas com padrões descontraídos, sapatilhas/ténis, sandálias informais.

Foto: Knot

Os rapazes podem usar fato, mas podem também podem optar por um conjunto de calções, camisa e casaco ou calções/calças e camisa. Para além disso, podem usar camisolas ou casacos de malha, desde que não sejam demasiado informais. O uso de gravata, nestas idades, é opcional.

Fotos: Monsoon
Foto: Pili Carrera
Foto: Pili Carrera
Fotos: J Crew

Como vemos nestas imagens, usar uma roupa formal não invalida que se tenha um look “cool” ou que se possa estar à vontade.

Quanto ao calçado, há várias opções possíveis. Deixo aqui alguns exemplos:

Fotos: Topo, Lanidor (esq) e Massimo Dutti (dir); Baixo, J Crew

Quanto às raparigas, para além do tecido escolhido, o que considero mais importante é o comprimento no caso de usarem vestido. Não gosto de ver vestidos compridos, independentemente de serem convidadas comuns ou meninas das alianças / meninas das flores. Para este último caso, é também importante conseguir um equilíbrio entre, por um lado, terem um vestido adequado ao estilo do casamento e que não destoe do vestido da noiva e, por outro, não parecerem noivas em miniatura.

Fotos: Monsoon

Relativamente ao calçado, podem optar por umas sandálias formais ou umas sabrinas, que combinam tanto com vestidos como com saias.

Foto: Materna
Fotos: Creaciones Torres
Fotos: Miss Mano
Foto: Neonato
Foto: Zara
Fotos: Simonetta

Para as adolescentes é bem mais complicado encontrar vestidos que não pareçam demasiado infantis nem demasiado adultos, assim como decidir se usam calçado raso ou saltos altos. É importante ter em conta a idade, o estilo da pessoa e aquilo que costuma usar no dia-a-dia. Uma adolescente de 13 anos poderá sentir-se bem a usar algo bem diferente de uma adolescente de 18 anos.

Foto: Mayoral

Quanto ao calçado, umas sabrinas ou umas sandálias rasas serão sempre apropriadas. A partir de determinadas idades, sapatos altos serão também adequados, se bem que é aconselhável optar por modelos jovens, que podem ser encontrados em marcas como por exemplo a Irregular Choice, a Miss Sixty, a Prof, a Zara ou a Bershka.

Deixo aqui uma selecção de diferentes modelos de vestidos e de diferentes looks que considero adequados a adolescentes:

Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido e clutch, Reiss; brincos, CasaBatalha; pulseira, Accessorize; sapatos, Kurt Geiger
Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido e mala, Asos; travessões, Accessorize; sapatos, Carvela/Kurt Geiger

 

Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido, Nordstrom; brincos, Accessorize; sapatos, Carvela/Kurt Geiger
Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido, HM; clutch, Carvela/Kurt Geiger; sapatos, Kurt Geiger
Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido e clutch, Asos; sapatos, Irregular Choice; brincos, Accessorize
Montagem: Patrícia Oliveira. Fotos: vestido, Nordstrom; fita para o cabelo, Accessorize; clutch, Asos; sapatos, Irregular Choice; sabrinas, Kurt Geiger

Felizmente, há cada vez mais marcas com roupas para estas idades, tornando tudo mais fácil.

Quanto a possíveis dicas mais personalizadas, podem contar connosco para ajudar.

 


Guest blogger: Patrícia Oliveira

Wedding planner, fashion adviser e produtora de eventos, Patrícia Oliveira criou o blogue Hoje Vou Casar Assim que, com milhares de visitas semanais, ajuda leitoras espalhadas pelo mundo a prepararem inúmeros detalhes do casamento e de dias de festa.

Acompanhe o seu trabalho através do blogue e da página no Facebook.

 

 

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Dê-nos a sua opinião