PT Login
PT

Paixão e amor: o que nos diz a ciência?

Diz-se que um aparece depois do outro, que a paixão tem um tempo determinado e um fim, ao contrário do amor, que é para sempre… Que a primeira dura 3 anos, no máximo, para os mais sortudos e afortunados e que, depois disso, só resta a chama do amor – e o chamamento do compromisso! – e nada mais…
Dos dois sentimentos que movem o Mundo, diz-se tudo e mais alguma coisa!.. Mas o que pensa a ciência sobre ambos? O que é que dizem os especialistas? É sobre isso que falamos hoje, aqui, na Zankyou Magazine: fiquem a conhecer 7 surpreendentes factos sobre a paixão e o amor!

Sérgio Guimarães PhotographySolicite informação sobre “Sérgio Guimarães Photography”
Sérgio Guimarães Photography

1. O amor é um vício!

Os altos e baixos no nosso humor, quase sempre são causados pela situação emocional que atravessamos… Ou seja, se a nossa relação floresce e cresce a olhos vistos, somos felizes, claro!.. Se, pelo contrário, em casa, tem-nos dado para embirrar com a cara-metade por tudo e por nada… Somos infelizes, obviamente!
O Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque, provou que o fim de uma história de amor tem efeitos nefastos, provocando depressões profundas e gerando comportamentos obsessivos!.. Deixar de amar é, imagine-se, muito mais difícil que deixar de fumar!

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Spatium Fotografia

2. O amor materno e as suas singularidades!

O Instituto Max Planck, após uma série de experiências e acções nesse sentido, concluiu que o amor materno é muito similar ao vínculo entre um casal… Porquê? Porque as áreas do cérebro envolvidas são as mesmas! Em suma: uma mãe reage de forma muito similar quer esteja perante o seu filho, quer esteja perante o seu amado!

The StorytellersSolicite informação sobre “The Storytellers”
The Storytellers

3. É possível prolongar a paixão!

Sim, é possível prolongar a paixão: ficou provado, pelo projecto britânico Enduring Love, que observou de perto, o comportamento de mais de 4.000 casais, para perceberem qual é afinal, o seu segredo! Apesar de, à partida, podermos pensar que é algo do outro Mundo… A verdade é que não é! Basta que cada um dos elementos do casal, se concentre nas mais pequeninas coisas… Preparar o pequeno-almoço para o outro pela manhã, nunca subestimar o poder da palavra “amo-te”… Tudo isso faz a diferença, numa relação duradoura e feliz!

Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

4. E o que é que prejudica o amor?

Aparentemente, o segredo para evitar o divórcio é casar só, entre os 25 e os 32 anos!.. No entanto, ainda assim, a idade não importa quando é de festas familiares, como o Natal, que falamos… A escolha do azulejo para a casa-de-banho lá de casa deverá conseguir ser mais prazerosa que a época festiva que, gera um sem número de conflitos, capazes de deitarem por terra, aquela que parece ser, a relação mais sólida conhecida!

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Pedro Filipe Fotografia

5. Atenção às redes sociais!

O aviso vem da American Academy of Matrimonial Lawyers, onde 4 a 5 advogados atestam que o verdadeiro perigo dorme connosco: a maioria dos divórcios em que se vêem envolvidos, agora, estão relacionados, de forma directa ou indirecta com as redes sociais.

The FramersSolicite informação sobre “The Framers”
The Framers

6. A força do amor!

Um estudo do Departamento de Comunicação da Universidade de Hong Kong, confirmou os efeitos positivos da distância nas relações amorosas. Os motivos? Dois: os casais tendem a partilhar uma relação intelectual e emocional muito mais profunda e a planear, invariavelmente, o seu futuro enquanto par, mais cedo!.. É, sem qualquer dúvida, a força do amor!

Rui Cardoso PhotographySolicite informação sobre “Rui Cardoso Photography”
Rui Cardoso Photography

7. A paixão que tudo cura!

O bem-estar e a paz de espírito que qualquer apaixonado e enamorado sente, é saudável! Segundo o Institute for Behavioral Medicine Research, da Universidade de Ohio, vejam lá, a paixão ajuda a manterem-se em forma, porque evita que os níveis de insulina no sangue aumentem para valores não recomendáveis! Alimentação saudável? Exercício físico? Nada disso! Apaixonem-se só e pronto!

Ricardo MeiraSolicite informação sobre “Ricardo Meira”
Ricardo Meira

Surpreendidos? Quem diria que ainda estava tanto por contar, a respeito da paixão e do amor… Por hoje, se gostaram desta nossa matéria e se estão já de pé no altar, evitem receber qualquer um destes presentes de casamento – a lista de casamento Zankyou dá uma mãozinha! – e não percam os 9 websites internacionais sobre casamentos que têm de conhecer – para se inspirarem, claro, com o melhor que também se faz lá fora!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação