12 mulheres que revolucionaram o universo dos casamentos no mundo

O dia 8 de Março não é apenas mais um dia no calendário: é o Dia Internacional da Mulher. Após anos de luta, de reivindicações e da procura pela justiça, a Mulher deu um grande passo e conseguiu obter direitos que lhe são inerentes enquanto ser humano, embora ainda esteja muito por fazer, sobretudo no que diz respeito a temas tão sensíveis como a violência contra as mulheres, bem como a igualdade de salários e de oportunidades profissionais, já para não falar do machismo, ainda que por vezes involuntário, que continua presente em determinados grupos sociais. De qualquer forma, o dia 8 de Março demonstra que as coisas estão a mudar e, por isso, é celebrado.

Na Zankyou temos muito gosto em trabalhar com numerosas mulheres em diferentes áreas, cujo reconhecimento no seu sector de actividade – e, em certos casos, fora dele – é unânime. Quer conhecer algumas delas? Então continue a ler!

Martha Medeiros

Uma referência da moda brasileira, por várias razões. Em primeiro lugar, pela sua determinação em concretizar o seu sonho de criança, com um trabalho muito similar ao dos grandes empreendedores sobejamente conhecidos. Foi ainda em criança que começou a desenhar roupa para vestir as suas bonecas e que abriu a sua própria “loja” na garagem da sua casa, nos seus tenros oito anos. Muitos anos mais tarde, lançou-se no mundo profissional, após estudar Direito e Economia, tendo posteriormente aberto uma loja multimarcas e, algum tempo depois, lançado a sua própria marca.

Em segundo lugar, Martha contribuiu para resgatar o trabalho de centenas de “mulheres de cooperativas rendeiras” do nordeste do Brasil, cujo trabalho artesanal de crochet e bordados estava a ficar esquecido. Por isso, além de ser uma profissional de topo, deu voz às mulheres que a estavam a perder.

Foto: Martha Medeiros

Rosa Clará

A catalã Rosa Clará não é só um estandarte da moda nupcial espanhola, como também uma célebre estilista reconhecida em todo o mundo. Com 20 anos de experiência, a sua forma de interpretar a alta-costura para noivas provocou uma revolução dentro do sector. A sua arte virada para a inovação catapultou-a para patamares bem altos, ao ponto de poucas marcas se atreverem a rivalizar com ela nos dias de hoje.

A chave de todo este sucesso é a matéria-prima de qualidade e a “mão” da estilista, que tem vindo a demonstrar que sabe adaptar-se ao passar dos tempos, mantendo a originalidade ano após ano. Rosa Clará é também especializada em vestidos de festa, através da Two Fiesta by Rosa Clará que veste não só as convidadas de casamento mais glamorosas, como também todas as mulheres que queiram deslumbrar em eventos especiais.

Foto: Rosa Clará

Anna Frascisco 

Uma wedding planner de renome, das que ganharam êxito graças ao extremo cuidado e profissionalismo com que fazem sempre questão de acompanhar todos os casais para quem trabalham. A profissional soube desenvencilhar-se das situações mais complicadas, das quais saiu com mais força para enfrentar convenientemente qualquer desafio.

Anna Frascisco adapta-se a todo o tipo de noivos e é especialista em tornar cada evento num acontecimento sem precedentes. A confiança que transmite é um dos seus grandes valores, o que lhe permitiu ser a wedding planner de inúmeras celebridades. O seu compromisso para com os noivos, que apoia desde o primeiro minuto, é vital para que tudo corra bem antes, durante e após o grande dia. Um seguro de vida.

Foto: Anna Francisco

Rime Arodaky

Estilista de ascendência síria, a sua história é de uma verdadeira heroína. Lutadora em todos os sentidos de vida, criou a sua marca a partir do zero, subiu a pulso, mostrando o seu estilo e tornando-se um nicho entre os maiores do sector, apesar da sua juventude. Hoje, é uma das referências do mundo da moda e tem pontos de venda nas maiores cidades do mundo.

Por seu turno, para além do seu inquestionável valor como profissional, Arodaky destaca-se também a nível pessoal. Apesar de ser fiel defensora do produto francês, que procura valorizar com o seu grande mostruário de verdadeiras obras artísticas, demonstra um forte compromisso com o mundo através, por exemplo, do seu trabalho com os refugiados.

Rime Arodaky – Foto: Greg Finck

Susana Palazuelos

Tendo já conquistado o sector do catering para casamentos no México, o talento de Palazuelos permitiu-lhe abarcar também a decoração dos mesmos, assim como outros tipos de evento.

É proprietária e Directora Geral do “Banquetes Susanna Palazuelos”, um centro que mantém activo desde 1977 e que serviu para colocar Acapulco num lugar de referência mundial no que diz respeito à organização de casamentos. Por isso, teve a honra de organizar eventos para todo o tipo de celebridades, entre elas os últimos seis Presidentes da República. Para além disso, o seu trabalho como uma reputada wedding planner – com a ajuda da sua equipa de decoradores, que seguem as directrizes da mente imaginativa de Palazuelos – transforma qualquer acontecimento e eleva-o à categoria de obra de arte.

Para além do festival de luxo e bom gosto, Susana Palazuelos ajudou a reerguer zonas marginais criando postos de trabalho e elevou o produto nacional. Uma mulher que está no centro das atenções, apesar das dificuldades que as mulheres sofreram no passado.

Susana Palazuelos – Foto: Daniela Díaz

Alice Demontis e Antonella Argirò (Ordine della Giarrettiera)

Estas duas jovens italianas gerem o estúdio fotográfico Ordine della Giarrettiera com pulso firme e muita criatividade. Aliás, o nome do mesmo remete para a ordem de cavalaria mais antiga do Reino Unido (Ordem da Jarretera) e demonstra parte do espirito desse espírito que quisemos salientar. Para além disso, esta ordem tem como Grão-Mestre a rainha de Inglaterra, uma mulher, e instaurou a igualdade entre homens e mulheres na organização militar.

Alice e Antonella, por seu turno, desenvolveram um trabalho louvável como fotógrafas e hoje em dia são muito conhecidas em Itália. Oferecem dois pontos de vista para a concretização das suas histórias, nutridos de um corante cinematográfico que realça cada composição. Sediadas em Milão, o seu objectivo é expandir-se para que todo o mundo conheça a sua obra. De certeza que conseguem!

Foto: Ordine della Giarrettiera

Pureza Mello Breyner Atelier

Pureza Mello Breyner conseguiu conciliar o seu papel de mãe com o de trabalhadora incansável. Por isso, depois de ter viajado para adquirir o máximo de experiência, decidiu concretizar o seu sonho: ser estilista de vestidos de noiva. Com um espaço perto da sua casa para poder estar junto da sua família, a profissional tornou-se numa das grandes estilistas da moda portuguesa dedicada à moda nupcial, oferecendo às noivas modelos personalizados, vestidos únicos e exclusivos, que conseguem transmitir os melhores sentimentos que existem.

Foto: Pureza Mello Breyner Atelier

Eva Iglesias (Bodas Colorín Colorado)

Quando falamos de wedding planners espanholas, Eva Iglesias é uma das primeiras que nos surge à mente. A sua bagagem de formação em publicidade (é licenciada em Publicidade e Relações Públicas) serviu para conhecer os gostos das pessoas e, assim, conhecer a chave para tornar qualquer casamento num sonho. Também estudou em Itália e nos Estados Unidos e trabalhou nas principais agências de publicidade do mundo (Ogilvy & Mather París, Iris Worlwide London, Young & Rubicam NY) e nas grandes marcas premium (Coca-Cola, Mercedes-Benz, Movistar). O melhor caminho a seguir passa por reinventar-se e Eva Iglesias adaptou a sua mente publicitária, que desenvolveu em mil batalhas, à maestria que requer uma organização de casamentos de sucesso. A sua criatividade sempre foi extraordinária.

Foto: Eva Iglesias

Matilde Berk 

Uma das profissionais da fotografia que domina a área dos casamentos em Portugal. Berk capta o melhor do casal, utilizando por base o fotojornalismo, que lhe permite contar histórias em imagens como se tratasse de um documentário. Nas suas fotos procura captar a naturalidade e a espontaneidade dos seus noivos, que são livres de mostrar-se tal como são. De qualquer forma, a faceta artística da fotógrafa permite ir mais longe e alcançar o equilíbrio. Por isso, tem também fotos mais estudadas, com um cenário adequado, uma luz de especial beleza e um toque de acting. Para todo o tipo de noivos e de momentos, Matilde Berk sabe adaptar-se a infindáveis idiossincrasias.

Além disso, a sua faceta de “mulher. Todo-o-terreno” permitiu-lhe aventurar-se ainda mais neste mundo nupcial e abrir a sua própria marca de vestidos de noiva. Para algumas pessoas a palavra impossível não existe.

Foto: Matilde Berk

Anne Sophie Faure Brac (Ela and the Poppies)

Comanda o delicado e belo “Ela and the Poppies”, um estúdio fotográfico de grande sucesso no sector nupcial francês, conhecido por aproximar o seu trabalho à poesia visual. Faure Brac dedica-se à fotografia social, aquela que transmite a verdade, utilizando a realidade para criar arte e contando com a espontaneidade no seu trabalho, bem como o amor pelos pequenos detalhes que enaltecem a vida. As suas paixões, desde o rock ‘n’ roll até à Guerra dos Tronos, são a chave para o seu trabalho, permitindo uma verdadeira conexão com os seus clientes. E o resultado? Requintado.

Foto: Ela and the poppies

Becky Alazraki

Apesar de Becky Alazraki trabalhar com o seu irmão, é ela quem estabelece o rumo que a sua empresa deve seguir na grande travessia que é a organização de um casamento. Foi assim que se posicionou como uma das grandes wedding planners do México, com um controlo absoluto sobre todo o processo de organização, que desemboca em ambientes inigualáveis em qualquer casamento.

Foto: Becky Alazraki

Paola Pardomo

Paola Pardomo é outra referência que o México tem no território das wedding planners. Juntamente com a sua equipa, a profissional mexicana oferece os serviços de qualidade, graças a um trabalho conjunto com os grandes fornecedores do sector. Os seus resultados são dignos de conto de fadas.

Foto: Paola Pardomo

Estas são algumas das profissionais mais prestigiadas do mundo dos casamentos, mas há muitas mais. Todas elas são um exemplo a seguir por mérito, mas também por respeito a todas as outras que lutaram para ser possível chegar a esta realidade. Feliz Dia da Mulher!

A propósito deste dia 8 de Março, veja também: As mulheres que são um verdadeiro exemplo a seguir na luta pelos direitos femininos e Papéis femininos de séries televisivas que quebraram os estereótipos.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação