Alianças de casamento: escolha a sua!

Independentemente do estilo de celebração, a troca das alianças de casamento é um momento cheio de emoções e sentimentos do qual os noivos não abdicam e, por isso, é preciso saber escolhê-las!

  • Alianças & Joias
  • Conselhos
  • Galleries

A meio da organização do casamento, entre as milhares de coisas que é preciso fazer, alguns detalhes acabam por passar despercebidos, ainda mais se ocupam pouco espaço fisicamente. As alianças de casamento são quase insignificantes do ponto de vista material, mas o seu valor é um dos mais importantes uma vez que vai estar consigo todos os dias do resto da sua vida.

Temos alguns conselhos que o vão ajudar nesta tarefa:

O orçamento

O orçamento é sempre o ponto de partida para todas as decisões relacionadas com o casamento. Neste caso, está diretamente relacionado com o material escolhido, fator que determina se o preço da aliança será mais alto ou mais baixo, consoante o seu grau de pureza. Assim, ao incluir materiais mais ou menos valiosos, o orçamento varia, mas também muda de acordo com os minerais utilizados na decoração da aliança, como os diamantes, tão requisitados e desejados em grande parte das alianças e anéis de noivado.

Também é preciso ter em conta o design do anel, pois existem diferentes formas, acabamentos e estilos com diferentes valores. Nesse sentido, os joalheiros mais inovadores investem toda a sua arte e profissionalismo para criar projetos únicos em que se misturam materiais, texturas e estilos, uma característica que também pode mudar o preço final do produto.

Ter em conta o tempo de fabrico

Os fabricantes dedicam mais ou menos um mês e meio ao fabrico da aliança. Por isso, recomendamos-lhe que trate das mesmas com uma antecedência de três meses, para ter tempo de corrigir algum problema. Antes, já terão de ter decidido qual o modelo que querem, a gravação dos nomes e a medida para cada membro do casal.

Definição de materiais e medidas

Como já dissemos, o material é a base de todas as alianças e, a partir dele, o produto final é desenvolvido. O mais utilizado costuma ser o ouro – seja amarelo, branco ou rosa – de 14, 18 ou 24 quilates, dependendo do orçamento de cada um. No entanto, é importante saber que a pureza do ouro nem sempre é uma vantagem. Na verdade, quanto mais quilates a peça tiver, mais puro será e, como consequência, terá mais possibilidades de sofrer arranhões e deformações.

A prata, a platina e o titânio são outras opções cada vez mais usadas e com excelentes acabamentos, que acabam por ser muito mais em conta. Todos esses materiais têm pesos e resistências diferentes, sendo a platina a mais duradoura e a mais pesada.

Recentemente, já se encontram no mercado alianças com outros materiais mais inovadores, como aço ou cerâmica. Essas alternativas ajustam-se melhor a orçamentos mais limitados, sem perder em beleza. No final, são vocês que têm de decidir o que é que mais valorizam no anel que vão usar para o resto da vossa vida.

Um dúvida muito comum: qual a minha medida?

Procure ir à sua primeira visita à joalharia num dia nem muito frio nem muito quente, pois os dedos podem inchar ou contrair-se a temperaturas extremas, distanciando-se da medida real em condições normais. Sendo assim, organize-se para que o dia do seu casamento e o dia da visita ao joalheiro não tenham temperaturas muito diferentes, pelo que evite fazê-lo em estações do ano diferentes. O stress os nervos inerentes ao dia do casamento podem alterar a medida por isso, se a aliança ficar demasiado grande ou um pouco apertada no dia do casamento, é muito provável que seja a medida adequada quando voltar tudo “normalidade”.

De qualquer forma, se após o casamento não tiverem o resultado esperado, podem sempre falar com o joelheiro e ajustar a medida aos dedos. Não se preocupem com isso!

Estilo e design

É conveniente decidir a forma, pois hoje em dia há alianças redondas e quadradas, bem como com superfície plana ou semi-redonda (arredondada). Em seguida, existem várias possibilidades de acabamento: foscas, polidas, acetinadas, texturizadas, martelados, florentino, pontilhado ou esmaltado, entre outros. Os profissionais da joalharia poderão explicar as características de cada um deles. Hoje em dia, muitos joalheiros possibilitam a personalização de alianças para os seus noivos. Também é importante lembrar que, apesar do que dizem as tradições, as alianças de casamento não têm de ser iguais, e cada um do casal podem personalizá-la.

Mensagem e gravação

Antes de decidir por uma joalharia ou outra, é importante saber se eles permitem a personalização da mensagem da aliança. Porque, embora em quase todos eles incluam o nome do casal, muitos noivos escolhem escrever os seus apelidos ou alcunhas, querem incluir uma frase especial, escolher um desenho ou ser criativos e surpreender com uma mensagem diferente.

 

Relembre: está a comprar uma jóia para a vida e, por isso, é necessário que tenha todos estes factores e consideração e mais alguns, como por exemplo: Truques para manter a sua aliança de casamento como nova!

 

 

Faça este teste muito simples

e descubra qual é a aliança perfeita para si!

E para ajudá-la na organização do seu casamento

Descarregue o nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Ourivesaria Fradizela Joalharia e bijuteria
MATER jewellery tales Joalharia e bijuteria
Minha Jóia - Atelier Joalharia e bijuteria
Finogold Joalharia e bijuteria
Meister Joalharia e bijuteria
Lugar da Jóia Joalharia e bijuteria
Diogo Dalloz Joalharia e bijuteria
Bela&Mendonça Joalharia e bijuteria
CF Jóias Joalharia e bijuteria