8 camas dignas de revista para sonhar acordado

Ao fim de um longo dia de trabalho, aquilo que mais desejamos é estar confortáveis no nosso quarto e relaxar. Por isso, criar um ambiente agradável, calmo e que convide a esse relaxamento é essencial. Nas revistas encontramos, por vezes, quartos e camas que nos deixam espantados e a sonhar acordados, mas achamos que nunca conseguiremos ter algo parecido. Mas com a nossa ajuda, vai conseguir encontrar inspiração e perceber que uma cama de sonho é mais fácil de conseguir do que o que parece. Veja e inspire-se!

Foto: João Almeida

1. Escolha o colchão adequado

Apesar de, na maioria das vezes, nos preocuparmos mais com a aparência da nossa cama, o mais importante é sempre a saúde. O descanso é fundamental para sermos saudáveis e, por isso, escolha sempre um bom colchão. Quando for fazer a compra, não hesite em experimentar o colchão. Para isso, deite-se na posição em que costuma dormir e verifique durante alguns minutos se gosta da sensação. Se esse tempo não for suficiente, existem algumas empresas que permitem que teste o colchão durante 100 dias, para decidir se gosta ou não dele.

Foto via Pinterest

Se o seu colchão tem mais de 10 anos, está na altura de o trocar, já que esta é a idade recomendada. No entanto, se nesse período de tempo aumentar de peso ou começar a sentir dores nas costas, deverá trocar mais cedo o colchão. Lembre-se também de virar o colchão a cada estação, a não ser que este tenha materiais que não se deformam com o uso e não abatem.

2. Cubra a cama com materiais acolhedores

O frio está aí a chegar e é fundamental que a sua cama esteja preparada para o receber. Embora se diga que a temperatura ideal à noite é de 16º, a roupa de cama deve ser a ideal, de maneira a não passar frio nem calor. Para isso, pode jogar com as texturas, para criar profundidade e decorar ao mesmo tempo.

Foto via Pinterest

Prefira tecidos que sejam associados ao calor, mas não pesem, como algodão, veludo e linho. Também é bom utilizar várias camadas de roupa na cama, que pode adicionar ou remover consoante sentir frio ou calor, em vez de uma só camada muito grossa ou muito fina.

3. Aposte na cor

Quando for escolher a roupa de cama, tente utilizar ao máximo as cores, tendo o cuidado de não exagerar muito nas misturas. Uma boa maneira de acertar é escolher lençóis e fronhas com cores mais claras ou neutras, deixando a cor para a parte mais visível. O melhor é não misturar mais do que três cores, para um efeito agradável.

Foto via Pinterest

Se for daquelas pessoas que muda de opinião facilmente, ou gosta de variar com frequência a aparência da cama, reserve a cor para os acessórios, como capas de almofadas ou mesmo um cobertor colocado nos pés da cama. Tente também não colocar muitas almofadas e tenha-as sempre em número ímpar. Na foto, o contraste entre a parede de tijolo e a roupa da cama cria um ambiente muito agradável e decorado com bom gosto.

4. Pense na base da sua cama

Pode escolher de entre diversas opções de base para construir a sua área de descanso, desde bases alcatifadas a paletes, passando por canapés rebatíveis, somiers de ripas ou mesmo o próprio chão. Com pouco dinheiro e algumas camadas de tinta e verniz consegue uma cama de sonho, que seja o centro do seu quarto acolhedor e elegante.

Foto Simple Blueprint

No entanto, é fundamental que escolha um bom colchão, já que um mole não se adapta bem a superfícies mais duras, como o chão. Por mais confortável que seja a base, se o colchão não tiver bom dormir poderá tornar-se muito desconfortável. Por isso, opte por um tradicional colchão de molas ou por um modelo menos convencional, mas com qualidade.

5. Dê atenção aos detalhes

Existem diversas formas de dar personalidade ao seu quarto e tornar o comum extraordinário. Pode, por exemplo, adicionar papel de parede, cobrir uma parede com ripas de madeira ou criar uma cabeceira mais ornamentada com placas de pladur. Invista em mudanças simples, mas que façam a diferença.

Foto: 1BP

Na fotografia, pode-se ver a mistura do papel de parede com círculos cinza, com outro a imitar tijolos. Estes papéis de parede complementam na perfeição o piso de madeira, tornando o quarto muito agradável e acolhedor.

6. Deixe-se encantar por cobertores e mantas

Se ainda tem cobertores de cama, talvez esteja na altura de mudar. É muito melhor utilizar capas de edredão, que pesam menos, são adequadas a pessoas com alergia e protegem mais. Pode usar mantas ou cobertores nos pés da cama, para dar um toque decorativo. Para melhor decorar, não os puxe para cima, deixando-os a ocupar apenas um terço da superfície da cama.

Foto via Pinterest

No quarto da imagem, podemos observar a simplicidade e simetria do conjunto, com uma pequena janela pela qual entra luz natural e com uma manta que dá um toque rústico mas confortável ao ambiente do quarto.

7. Um dossel para sonhar

Se tem um quarto com uma dimensão considerável e gosta do estilo romântico, invista num dossel. Existem diversos estilos, adequados a todos os gostos, por isso não se foque apenas no modelo tradicional de madeira e grades torneadas. Considere utilizar um estilo mais urbano, robusto e minimalista, com ou sem tela.

Foto: Innsides

No exemplo da imagem, vê-se o efeito do dossel sobre uma parede revestida com ripas de madeira, mas existem outras imagens onde se utiliza papel de parede ou até micro-cimento liso. Seja conjugado com que material for, o dossel conseguirá criar um efeito muito acolhedor e romântico.

8. Crie um espaço polivalente

Se a sua casa é pequena, pode considerar apostar num espaço mais polivalente na zona do quarto, tornando-o mais do que a área onde dorme. Pode adicionar um canto de leitura, uma área de higiene ou uma escrivaninha para trabalhar…as possibilidades são muitas! E o melhor de tudo: não é difícil criar um espaço polivalente que seja prático e fique bem.

Foto: Cdn Revista AD

Este quarto da foto é uma fonte de grande inspiração, desde a forma como se cobre as janelas, usando veludo escuro, ao piso de inspiração hidráulica e a magnífica cama com uma cabeceira estofada, com uma grande mesa que percorre os pés da cama. Todo o conjunto revela grande personalidade e transmite-nos o estilo e gosto dos moradores de uma forma agradável.

Com estas fotos como inspiração, ter uma cama e quarto dignos de revista torna-se mais fácil! Se precisar de realizar obras para conseguir o que pretende, peça orçamentos na Habitissimo e decida qual é o melhor profissional para o seu projeto!

Fotos utilizados no artigo: 

Pinterest | Pinterest | Pinterest | Simple Blueprint | 1BP | Pinterest | Innsides | Cdn Revista AD

Dê-nos a sua opinião

Créditos: Sofia Sustelo - Homes in Colour
5 dicas para tornar fevereiro um mês mais simpático
As 5 ideias para o tornar o seu mês de fevereiro mais alegre e inspirador por Sofia Sustelo - Homes in Colour. 5 ideias para o tornar mais alegre e inspirador
IKEA: 10 artigos estrela para decorar a sua primeira casa e mudar de vida
IKEA: 10 artigos estrela para decorar a sua primeira casa e mudar de vida
Já que a sua primeira casa será a que vai marcar mais a sua memória, decore-a com perfeição, comodismo e estética. É possível, sabia? Basta consultar o maior expert do mercado a esse respeito, o IKEA
Créditos: Pella Hedeby e Pinterest.
Decorar com a flor de algodão: o pormenor decorativo mais trendy!
Saiba como acompanhar as mais recentes tendências decorativas, recorrendo à flor de algodão: um toque elegante e diferente para a sua casa!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação