Viajar para casar já é uma tendência. E Portugal já está entre os principais destinos europeus procurados por casais que querem um destination wedding. Algarve, Douro, Alentejo e a Grande Lisboa são as regiões mais cobiçadas e quem aqui casou gaba-nos o clima, os sabores portugueses, o profissionalismo dos fornecedores e, claro, a vantajosa relação qualidade-preço dos serviços que estes oferecem. Os britânicos, irlandeses e suíços são os maiores fãs de Portugal como destino de casamento. E espaços que são grandes referências já contam os destination weddings como a maior fatia do seu negócio. O Pine Cliffs, em Albufeira, falou em 90% no ano passado. E o Penha Longa Resort, em Sintra, fala em cerca de 50%. Porque casar em Portugal não é apenas mais fácil, mais práctico e mais económico, é também mais romântico.
Quais os procedimentos a cumprir?
Para começar, é preciso contactar o Registo Civil em Portugal. Os noivos devem procurar saber qual o registo mais próximo da zona onde querem realizar o casamento e dar início ao processo a partir das informações recolhidas ali. Para ajudar no processo, certifique-se também que contactou a embaixada ou consulado do seu país. Para formalizar o casamento, vai precisar sempre do seu passaporte ou cartão de cidadão (se pertencer a um país da União Europeia), da sua certidão de nascimento e de declarações emitidas pelas autoridades do seu país de origem que comprovem que está apto a casar. Todos os documentos devem ainda estar traduzidos por um tradutor oficial e devem ser autentificados no notariado português.
Para um casamento religioso, o processo é um pouco diferente. Para casar na igreja católica, precisa de ter tudo em ordem para o casamento civil. Mas pode ter apenas uma cerimónia simbólica, se preferir. Para isso, terá de já ser casada no seu país de origem e pedir apenas uma cerimónia de benção numa igreja em Portugal.
Porquê Portugal?
As nossas paisagens parecem ser um dos principais atractivos, bem como o nosso clima soalheiro. Os preços competitivos também contribuem para a equação, com noivos a poupar na ordem dos 10 mil euros sem abdicar de qualidade nos serviços e nos cenários. Mas o que faz a verdadeira diferença são os profissionais que trabalham no mercado nacional e garantem qualidade, frescura e profissionalismo.
Qual o tipo de casamento mais procurado?
As vinhas do Douro, as planícies alentejanas, as praias algarvias e as grandes casas e quintas senhoriais na região da Grande Lisboa (com destaque para as zonas de Sintra e Cascais) parecem ser os locais mais procurados pelos casais estrangeiros. E os casamentos civis continuam a ser a escolha da maioria dos casais estrangeiros.
Depois de todos os estes passos, lembre-se apenas de aproveitar a viagem e o seu grande dia!
Contacte com as empresas mencionadas neste artigo
Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?
Subscreva a nossa newsletter
Dê-nos a sua opinião