Lar, doce lar: do velho se faz novo

Para decorar a sua casa, nem sempre precisa de gastar verdadeiras fortunas em objectos de design ou em mobiliário topo de gama. Por vezes, bastam uma pontinha de criatividade e talento para transformar um objecto velho ou um artigo do seu quotidiano numa peça de decoração única e personalizada. A sua casa deve ter a sua cara.

Aposte na bricolage para mudar a sua casa. Foto Flickt

Hoje vamos dar-lhe algumas sugestões de bricolage simples e low cost que pode usar para decorar a sua casa. Nenhuma das nossas propostas exige muito trabalho ou demasiado tempo. Veja se há alguma à sua medida!

Lar, doce lar. Foto Ikea

Tem em casa discos de vinil muito antigos que já não ouve ou que já estão danificados demais para ouvir? Reutilize-os. Pinte uma das paredes da sua casa da sua cor preferida e disponha os discos de vinil por toda a parede. A sua sala de estar vai ficar muito mais preenchida, sem que você precise de sacrificar muito espaço.

Em vez de quadros, use discos de vinil para decorar a sua parede. Foto Andreia Melo

Se tiver por casa, um pedaço de um arame velho (de um assento de uma cadeira antiga, de uma vedação que caiu na casa de família ou de um estrado velho de uma cama, recorte um pouco desse arame e use-o como “moldura”. Escolha postais com ilustrações ou algumas fotos de família e use molas de madeira para os afixar no arame. O resultado fica rústico e elegante, o chamado rústico chique.

Solicite informação sobre “Molduras rústicas e originais. Foto Outlux”
Molduras rústicas e originais. Foto Outlux

Já se deparou com certeza com as sensaboronas caixas de fruta do supermercado, certo? E se lhe disséssemos que pode usá-las para decorar a sua casa? Basta pintá-las de branco e o efeito fica elegantíssimo. Encha-as com novelos de lã ou potpourri ou use-as apenas como caixas de arrumação, qualquer uma das opções funciona. Pode também colorir estas cestas de fruta.

Solicite informação sobre “Caixas de fruta são excelentes objectos de decoração. Foto Filipa Brandão Mira”
Caixas de fruta são excelentes objectos de decoração. Foto Filipa Brandão Mira

Se tiver um telefone dos antigos, pinte-o ou forre-o com um tecido à sua escolha. Ou deixe-o como está. O vintage está na moda!

Telefone de disco dos antigos. Foto Flickr
Solicite informação sobre “Telefone de disco forrado. Foto Filipa Brandão Mira”
Telefone de disco forrado. Foto Filipa Brandão Mira

E já que estamos no departamento dos tecidos, porque não cortar ripas dos seus tecidos preferidos e juntá-los todos para criar uma espécie de cabeceira para a sua cama? Ou simplesmente para decorar uma parede da sua casa e colorir um pouco mais o espaço? Só precisa de colar as ripas a um pedaço de cartão forte e depois afixá-lo onde entender.

Solicite informação sobre “Ripas de tecido para decorar a sua parede. Foto Adriana Morais”
Ripas de tecido para decorar a sua parede. Foto Adriana Morais

Ainda mais simples, é apenas reutilizar um boião de iogurte de vidro como artigo de decoração. Basta enchê-lo com potpourri, conchas que apanhou na praia ou alguns berlindes.

Use os boiões de iogurte como jarras. Foto Andreia Melo

Um bocadinho mais trabalhoso mais igualmente criativo, experimente comprar uma das mesas de apoio mais baratas do Ikea e forrá-la com os posters igualmente baratos do Ikea. Só vai precisar de papel transparente e jeito para a bricolage. Pode também usar este truque para as mesas de cabeceira das crianças, se as houver.

Mesa de apoio. Foto Ikea
Posters que pode usar para ilustrar a sua nova mesa de apoio. Foto Ikea

E caso tenha uma cadeira das antigas, com assento de palha no sótão da sua casa, não se livre dela. Lixe a madeira até ficar lisa, passe um isolador e pinte-a com uma cor suave. Vai ver que a sua “nova” cadeira vai merecer o centro das atenções em qualquer espaço da sua casa.

Solicite informação sobre “Cadeira com assento de palha. Foto Outlux”
Cadeira com assento de palha. Foto Outlux

Se tiver mais ideias simples e low cost de bricolage, partilhe-as connosco. Quanto mais criativas, melhor.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Decida ser feliz. Foto Diana Nobre Fotografia
10 hábitos para um casamento feliz: o número 6 faz toda a diferença!
A felicidade está nos pequenos momentos e nas coisas mais simples. Por isso, recomendamos-lhe 10 hábitos que vão ajudá-la a melhorar o seu casamento.
Baby shower: o que é, quem faz, onde e quando é feito e porque você também tem de fazer um!
Baby shower: o que é, quem faz, onde e quando é feito e porque você também tem de fazer um!
Muito popular no Brasil, Estados Unidos e uma mãe cheia de países europeus, o baby shower só agora começa a tornar-se um fenómeno em Portugal. A ideia é celebrar o bebé e encher a mãe de mimos e prendas. E há lá melhor coisa para se celebrar?
Inspiração: a doce magia de um lado selvagem!
Inspiração: a doce magia de um lado selvagem!
Descubra esta espectacular sessão de inspiração: a doce magia de um lado selvagem!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação