Como ser a convidada perfeita num casamento

Siga estes 5 passos e encontre o look de convidada ideal para arrasar no próximo casamento para o qual foi convidada!

Quando entramos na época alta dos casamentos - sobretudo num ano em que fomos convidadas para uns quantos! - vamos inevitavelmente ter de pensar no look para cada um deles. Sim, porque apesar de não sermos a protagonista do grande dia, vamos querer ser a convidada mais bonita (e não ficarmos nas fotografias sempre com o mesmo modelito!)

Mais uma vez, a Zankyou está aqui para ajudar, desta vez com os segredos para acertar nas suas escolhas, porque descobrir a fórmula para ser a convidada perfeita num casamento é bem mais simples do que parece. Siga estes 5 passos e encontre o look ideal para arrasar!

Passo 1. Saber quando e onde será o casamento

A primeira coisa que deve fazer é analisar bem o convite, para saber se existe um dress code pedido pelos noivos. Com efeito, nalguns casamentos os noivos podem pedir que todas as convidadas usem, por exemplo, vestidos longos ou de uma determinada cor, caso a celebração seja realizada na praia. Também será importante saber se o casamento é civil ou religioso, de noite ou de dia, na cidade, num jardim ou na praia, já que cada ambiente exige um protocolo diferente.

Guardar
Dona ClaRita | Créditos: Agencia de modelos Onno-Models | Fotografia de Lucas Menezes

Outro fator importante para decidir que roupa irá usar é a época do ano escolhida pelos noivos para casar, porque isso vai condicionar completamente o modelo escolhido. Pode parecer-lhe um pouco cliché, mas muitas vezes apaixonamo-nos por um look que, mesmo que seja perfeito para uma determinada estação do ano, queremos usá-lo a todo custo na estação do ano contrária, porque não temos outra ocasião para estreá-lo ou porque realmente amamos essa roupa. Não cometa esse erro, existem milhares de alternativas e, com certeza, vai encontrar um modelo perfeito sem gastar muito.

Guardar
Dona ClaRita | Créditos: Agencia de modelos Onno-Models | Fotografia de Lucas Menezes

Passo 2. Ter em conta que menos é mais

Escolher o modelo adequado para cada ocasião é mais simples do que parece. Por vezes caímos na tentação de usarmos tudo o que temos ao nosso alcance e acabamos por usar um look exagerado e excessivo. Brincos, acessórios de cabelo, cintos, sapatos com muitos detalhes… tudo isto em separado pode ser muito bonito e perfeito para qualquer visual, mas se usarmos tudo ao mesmo tempo podemos pecar pelo excesso e acabar com um modelo inadequado para a ocasião.

Guardar
Ferrache

Para que isso não aconteça é preciso priorizar e seguir algumas regras simples. Por exemplo, se o modelo escolhido é estampado, será ele protagonista e, por isso, devemos usar uma gama monocromática nos restantes acessórios.  Ao contrário, se o look for simples e em tons suaves, podemos jogar com o resto dos acessórios para o alegrar e torná-lo diferente.

Guardar
Spaccio
Guardar
Spaccio

Para um casamento realizado durante o dia, aposte em tons claro, uma clutch mais básica e sapatos com saltos confortáveis, porque é melhor optar por alguns centímetros a menos do que depois ter de levar outro calçado raso para trocar. Quantas menos coisas com que se preocupar, melhor.

Guardar
Uterque

Passo 3. Escolher bem o seu penteado e maquilhagem

Depois de escolher qual será a sua roupa, vai chegar o momento de definir o penteado e a maquilhagem. Para um casamento clássico e durante a noite a maquilhagem deve destacar uma zona do seu rosto, sem ser muito pesada. Por a atenção nos lábios é a melhor opção e para o resto do rosto, o nude é o tom perfeito! Um pouco de sombra em tons castanhos e rímel completam o visual. Para o penteado, será ideal um penteado de cabelo solto com efeito molhado, um penteado com cabelo preso ou tranças.

Guardar
Photo by Nick Arnot on Unsplash

Se o casamento for celebrado ao ar livre (num jardim, por exemplo) pode brincar um pouco mais com a maquilhagem e usar um tom superior e mais divertido. Utilize sombras de tons pastel e combine o batom com essas tonalidades. Para o penteado, pode deixar o cabelo solto com ondas ou um rabo de cavalo mais arranjado.

https://www.instagram.com/p/BrGR9kehZQP/

Se o enlace for na praia, aproveite o tom bronzeado da sua pele e use tons terra e dourados, tanto nas sombras como no blush. O tom nude é perfeito para os lábios. Este tipo de maquilhagem irá destacar sua beleza natural. Use o cabelo solto com ondas ou semi-preso.

https://www.instagram.com/p/BlaGrc1F2w2/

Passo 4. Combinar todos os acessórios na perfeição

Procurar o equilíbrio do look é fundamental. Para um vestido ou um modelo mais chamativo, o ideal é não usar acessórios carregados. Mas, pelo contrário, se o seu look for mais neutro, procure acessórios especiais que tragam aquele toque único e diferenciado.

Guardar
Foto Pixbay
  • Tons neutros: esta é a opção mais segura e fácil. Se tem alguma dúvida, é melhor apostar neles, porque nunca falha. São os tons metalizados, preto ou nude. Para estas tonalidades, ouse com os melhore acessórios para romper com o monocromático, com aqueles que mais chamam a atenção, que deem o toque diferenciador.
  • Tons chamativos: como o rosa, o vermelho, verde, amarelo ou o azul. São mais atrevidos, mas também funcionam, principalmente nos casamentos celebrados durante o Verão. Poderá aproveitar e combinar com acessórios mais simples. Se o modelo for estampado, será ele o destaque do look.

Para os casamentos realizados no Outono ou Inverno, escolha uma écharpe bonita para colocar sobre os ombros, isso dará um toque extra de elegância e assim não passará frio.

Guardar
Dona ClaRita | Créditos: Agencia de modelos Onno-Models | Fotografia de Lucas Menezes

Passo 5. Conhecer as regras básicas do protocolo

Quando se trata de usar um modelo ou outro é muito importante considerar se existe um protocolo estabelecido pelo casal ou se deverá seguir o protocolo geral. Para isso, será necessário ter algumas noções básicas.

Guardar
Dona ClaRita | Créditos: Agencia de modelos Onno-Models | Fotografia de Lucas Menezes
  • vestido: devemos levar em consideração o comprimento e o tipo de vestido. O comprimento adequado para um casamento de manhã é o que chega abaixo do joelho ou um modelo longo midi muito simples. As madrinhas, damas de honra ou irmãs são as únicas que podem usar um vestido comprido. Se o casamento é realizado ao fim da tarde ou à noite, o vestido de festa longo é a melhor opção, embora os modelos até tornozelo, os macacões ou conjuntos de calças também sejam aceites. Nesta ocasião é permitido usar pedrarias e brilho.
  • Os toucados: indispensáveis pela manhã, em todas as suas formas: chapéus de aba larga, canotier, toucados, diademas, coroas de flores... acessórios que, aliás, deve evitar nos casamentos de noite. O toucado, em particular, deve ser usado até depois do banquete.
Guardar
MONNA
  • A altura do salto: a altura do salto deve ser limitada durante o dia. Já de noite, pode usar saltos com altura entre 10-12 cm.
  • Casamento civil ou religioso: o protocolo numa celebração religiosa é muito mais limitativo do que no civil. Por isso, caso o casamento seja celebrado na Igreja, é recomendável que escolha decotes mais discretos e ombros cobertos,.
  • cor do look e a relação com o casal: a cor é algo muito questionável. É estritamente proibido para qualquer convidado usar branco, uma vez tira o destaque da noiva. O preto, tradicionalmente, é a cor do luto, mas cada vez mais os convidados optam por usá-lo devido à elegância que ele imprime. Por último, deve ser discreta no seu look se você não for muito próxima ao casal.

Descubra que tipo de convidada é!

Faça este teste muito simples.

[embed]

E para ajudá-la na organização

Descarregue o nosso ebook

Descubra também quais são as tendências para 2019 de vestidos de festa para casamentos de dia!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.