O ABC do dress code para convidados em apuros

De certeza que já ficou “às aranhas” sem saber como havia de ir vestida para um casamento ou para outro evento qualquer. É natural! Acontece a todas! Para que os convidados não fiquem sem saber para que boutique se hão-de virar, os noivos deviam de antemão informar qual o dress code para o seu casamento ou, pelo menos, dar uma ideia se é formal ou casual. Isso já é meio caminho andado para os amigos e familiares decidirem como estrelar naquele evento tão especial. Assim, para que não caia no erro de ir de smoking para um casamento descontraído, o melhor é ter algumas noções sobre o dress code para as diferentes bodas, conforme o seu estilo, tema e grau de formalidade. Não se esqueça que da mesma forma que uma pessoa se sente mal por se aperceber que podia ir mais bem vestida, também os over dressed (bem vestidos demais) se sentem deslocados.

 Prassa - Noivos
Prassa – Noivos

Lembre-se que um casamento celebrado no Verão, numa cidade muito quente e que obrigue a um código de vestuário formal, será certamente pouco atrativo para os convidados. O mesmo acontecerá numa noite fria, se o dress code for de cocktail. Portanto, antes de mandar os convites, pense bem que tipo de casamento quer ter e não se esqueça de informar os convidados. Se não souber como escolher o estilo adequado à sua boda, peça ajuda a um wedding planner. Mas antes de mais, conheça a diferença entre entre fato, smoking e fraque.

Créditos: Lanidor

Agora, vamos por partes. Já tem uma caneta na mão? Então, aponte os diferentes conceitos a adotar numa boda e o respectivo dress code.

Casual

Se no convite do seu casamento vier o dress code, melhor. Significa que já não vai fazer má figura e que vai acertar com o figurino. Se disser que é casual ou informal, ótimo. Significa que pode ir vestida/o de forma mais descontraída, mas com gosto, claro! Normalmente, este tipo de bodas acontece durante o dia, muitas vezes ao ar livre, num jardim ou na praia. Trata-se de um evento despretensioso, que dá primazia à comodidade dos convidados.

Ele pode ir de jeans, t-shirt, pólo ou camisa de manga curta. No que diz respeito ao calçado, pode ir de ténis, sandálias ou alpercatas.

Ela deve ir com um vestido ou saia casual, mas pode optar por levar umas calças de tecido fininho ou de ganga. A “fast fashion” (moda rápida) é a ideal para este tipo de boda. Neste cenário, a mulher não deve usar acessórios muito chamativos e deve optar por calçado cómodo. As sandálias são perfeitas e dão um ar de elegância e feminilidade sem igual. O que acha de uns sapatos com tiras? São o grande hit deste ano. A convidada deve evitar levar calções de ganga, roupa desportiva e roupa muito agarrada ao corpo. O algodão é o tecido ideal para usar nos eventos casuais.

Exemplos de eventos casuais:

  • Almoço ou reunião de amigos
  • Evento desportivo
  • Férias
  • Eventos de dia, pouco formal e muito relaxado

Fique para ler “Casar em jardins: Liberdade, ação e energia positiva”

Créditos: Lanidor
Créditos: Lanidor
Créditos: Lanidor

Cocktail

O dress code para os cocktails já é um pouco mais formal que o anterior. Aplica-se para eventos de dia, tarde e tarde/noite.

Ele deve optar por ir de camisa e calças. Pode levar um blazer (se o tempo permitir). Não é necessário levar gravata.

Ela pode ir com um vestido curto ou com uma saia e blusa elegante. Nos cocktails é imprescindível que a mulher vá de saltos altos.

Exemplos de eventos:

  • Casamento de dia
  • Batismo
  • Inauguração
  • Casamento na praia
  • Boda civil
  • Eventos de dia ou refeições à tarde
  • Eventos em jardins ou lugares arejados

Já agora, saiba quais as 8 peças de roupa obrigatórias no guarda-roupa da convidada perfeita.

Vestido Gio Rodrigues | Foto de Miguel Dias Ferreira
Vestido: Gio Rodrigues | Foto de Miguel Dias Ferreira
Moda Café
Moda Café
Créditos: Nuno Gama

Formal

Um evento formal acontece à noite e, geralmente, é elegante e chamativo. Para ir de acordo, aconselhamos que se vista de forma mais cuidada do que se fosse para um cocktail. Opte por usar tecidos mais brilhantes, pedraria ou aplicações. Nada de levar vestidos curtos!

Ele deve ir de terno e gravata. É importante que escolha tecidos e acabamentos de melhor qualidade do que aqueles que escolheria para ir um cocktail.

Ela deve ir de vestido comprido, saltos-altos, pochette e acessórios de noite. 

Exemplos de eventos:

  • Casamento à noite
  • Aniversário de casamento
  • Casamento civil
  • Eventos de noite, elegantes, mas não de extrema elegância
  • Boda à noite num lugar aberto
Vestido de Festa Coleção 2019 Pronovias
Vestido de Festa Coleção 2019 Pronovias
Vestido de Festa Coleção 2019 Pronovias
Sandra Coutinho Noivos. Fotografia by Profoto
Sandra Coutinho Noivos. Fotografia by Profoto
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

Etiqueta

Quando lemos a etiqueta do código de vestuário, normalmente, os homens são os primeiros a entrar em pânico, porque diz que têm que usar smoking. Mas este código é reservado para eventos noturnos e de grande elegância, onde a roupa é uma parte importante do conceito do evento.

Ele: Smoking.

Ela: Vestido comprido, tecidos elegantes e finos, saltos, pochette e acessórios finos.

Exemplos de eventos:

  • Jantar de gala
  • Boda muito elegante
  • Eventos noturnos em espaços fechados (nem sempre, mas na maioria das vezes)
Ângelo Rodrigues vestido por Gio Rodrigues para os Globos de Ouro | Foto via IG @angelorodrigues_oficial
Vestido João Rôlo
Vestido João Rôlo

Etiqueta rigorosa

Na realidade, há poucos eventos de etiqueta rigorosa, mas quando há, devem ser tomados muito a sério, porque toda a gente vai levar as suas melhores peças. Peles, joias, maquilhagem, penteado, vestido e saltos altos espetaculares são um must de se apreciar. Nada de bijutarias, decotes ou transparências.

Ele deve ir de smoking ou fraque

Ela de vestido comprido e muito elegante.

Exemplos de eventos:

  • Casamento
  • Aplicam-se os mesmos eventos que os da etiqueta

Fique para ler: “Noivas desesperadas: as dúvidas mais comuns sobre maquilhagem e penteados 2017”

Gio Rodrigues – Fatos de Noivo
Atelier do Vestido
Vestido de Festa Coleção 2019 Pronovias
Vestido de Festa Coleção 2019 Pronovias

Agora que já conhece perfeitamente o dress code para casamentos, pode ter certeza que causará furor em todos os eventos que for.  De certeza que não vai querer perder as novas regras para ser uma convidada digna de filme.

Senhores, se por acaso, estiverem a pensar em casar em breve, saibam como escolher o look de noivo perfeito: fato, acessórios e detalhes com estilo.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Dona Clarita
Moda de Convidados Braga: onde encontrar o look ideal para arrasar!
Conheça alguns dos nomes onde pode encontrar os mais maravilhosos looks de convidada em Braga para aquele casamento que se aproxima!
Aguiam Wedding Photography
Os 6 convidados que não podem deixar de ir ao seu casamento
Um casamento sem convidados não faz sentido. Convém, contudo, acertar nas pessoas certas, aquelas que vão dar vida à sua festa e chorar de alegria quando a virem a entrar no altar
Vestidos de Cerimónia no Porto: as melhores lojas para encontrar o look ideal de festa!
Vestidos de Cerimónia no Porto: as melhores lojas para encontrar o look ideal de festa!
Hoje reunimos algumas das melhores lojas com vestidos de festa e cerimónia no Porto. Solicite informação grátis e sem compromisso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação