Vestidos de festa pretos: uma aposta segura e muito chique!

Escolha a elegância do preto para vestir no próximo casamento. Não perca a grande seleção de vestidos de festa pretos que lhe mostramos nesta galeria!

  • Vestidos de Festa
  • Recomendações
  • Msn
  • Vestido curto
  • Vestido longo
  • Vestidos festa
  • Convidados
  • 2019
  • 2020
  • Galleries

Escolher o vestido de festa 2019 perfeito para ir a um casamento enquanto convidada pode ser mais complicado do que parece. A verdade é que que tem ao seu dispor uma grande variedade de peças, desde modelos simples a outros mais elaborados e, muitas vezes, mais caros. Uma verdadeira tendência muito apreciada pelas convidadas são os vestidos de festa estampados ou os modelos coloridos de tonalidades lisas, que são sempre uma grande aposta e assentam muito bem. Mas diga-nos: alguma vez pensou em usar um modelo de cor preta? Sabemos que nem sempre é a opção predileta para um casamento, uma vez que não é uma cor alegre, mas nesta galeria vamos mostrar-lhe modelos que, seguramente, a vão encantar e que, quando combinados de forma adequada, a farão brilhar entre os convidados. Descubra esta bonita seleção de vestidos de festa pretos para alcançar um look muito chique!

Afinal, é permitido usar o preto no casamento?

Um vestido preto básico é essencial no armário de qualquer mulher. Sempre elegante, serve para qualquer ocasião. Mas será mesmo assim?

Todos sabemos que não podemos usar o branco num casamento, pois é a cor da noiva, e devemos evitar o vermelho, protocolarmente reservado à irmã do noivo. E o preto?

A verdade é que não será proibido às convidadas menos próximas dos noivos, embora saibamos que se trata de uma cor que remete à tristeza, ao luto e às perdas, e o casamento é, precisamente o contrário disso: é um momento de festa, alegria e celebração. Mas usada com bom-senso e elegância (nada de exageros ou vestidos ultracurtos e decotados!), um vestido de festa preto discreto (mas sofisticado, claro) pode ser uma boa opção.

É, no entanto, uma opção protocolarmente barrada às mães dos noivos e às madrinhas, que têm lugar de destaque na cerimónia. Se for madrinha, por exemplo, e aparecer de preto no casamento sem avisar, isso pode ser visto como falta de respeito para com os noivos ou uma tomada de posição contra o casamento, por exemplo.

De qualquer forma, e apesar da tradição, é cada vez mais frequente ver convidadas vestidas de preto, inclusive damas de honor. Várias celebridades, inclusive, aderiram a esta moda, pois além de chique, a escolha do preto é ousada e contemporânea, tendo tudo a ver com noivas modernas.

Na dúvida, pergunte sempre à noiva.

Como usar um vestido preto num casamento

Se escolher o vestido certo e usar os acessórios adequados, pode usar o preto no casamento com confiança! Aqui ficam alguns conselhos para quem está a pensar em usar um vestido preto num casamento:

1. Primeiro, veja se não existe um dress code estipulado pelos noivos e esforce-se por segui-lo. Por exemplo, se disser white tie ou black tie, quer dizer que vai ter de usar um vestido de gala ou formal.

2. Caso o casamento seja informal, sugerimos-lhe um slip dress. Combine-o com uns saltos altos – do tipo peep toe, por exemplo – ou sapatos rasos elegantes e acrescente um toque de cor com uma jaqueta ou uma clutch, que pode até ser estampada. Pode ainda apostar num colar mais ousado.

3. Para um casamento formal ou à noite, o modelo pode ter brilho (lantejoulas, por exemplo) ou detalhes mais marcantes, como laços ou flores. As rendas são também uma excelente opção. Por exemplo, um vestido preto com missangas e cintura alta seria perfeito.

4. Para um casamento mais conservador, mas não formal, pode optar por um vestido preto abaixo do joelho, apesar de um vestido comprido ser sempre chique e versátil. Pode combinar um vestido maxi com uma jaqueta estampada e umas sandálias coloridas.

5. Se não quiser usar um vestido liso, opte por um estampado onde a cor dominante seja o preto. Escolha um estampado discreto, com flores ou formas geométricas.

Aposte nos acessórios

Sendo uma cor mais “triste”, o ideal é combinar um vestido preto com acessórios que confiram um toque de cor e alegria ao visual. Pode fazer o contraste com uns bonitos sapatos, um acessório de cabelo ou toucado, e joias chamativas, nomeadamente uns brincos e umas pulseiras que proporcionem brilho ao seu visual. Acrescente drama com uma écharpe colorida ou estampada e/ou com um colar XL, para desfazer o look monocromático. Pode ainda optar por um cinto colorido.

Para a noite, pode usar um casaco com brilho ou uma estola de pele se estiver frio. O pretendido é destacar e dar brilho a um look que, por vezes, pode ser considerado mais “aborrecido” e menos atrativo para casamentos.

Inspire-se!

Nesta galeria encontrará tanto vestidos de festa curtos, bem como vestidos de festa compridos e até calças e macacões que poderá usar conforme o seu gosto e até mesmo o estilo e horário do casamento.

Não espere mais para descobrir as nossas propostas e diferentes alternativas para deslumbrar num vestido de festa preto. Porque já dizia Ivone Silva, “com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo!”

Descubra também como ser a convidada perfeita: só tem de carregar no play!

 

E talvez também lhe interesse: