PT Login
PT

É a mãe da noiva? Então, por favor, NÃO faça estas 9 coisas!

O grande dia da vossa filha está quase quase aí e como mães, claro que, desempenham um papel fundamental – tanto nos preparativos para o casamento como no próprio dia de casamento. Os nervos, as emoções, o stress podem levar-vos a cometer determinados erros, ainda que o façam com boa intenção – nós sabemos! – que poderão causar alguma tensão ou mau-estar na relação que mantêm com a vossa filha… Por isso, e se o quiserem evitar – as filhas agradecem!.. –  por favor, NÃO façam nenhuma destas 9 coisas!

Imastudio fotografiaSolicite informação sobre “Imastudio fotografia”
Imastudio fotografia

1. Tentar ser a estrela do casamento…

De forma alguma, por motivo algum, se devem esquecer, de que o casamento é da vossa filha!.. Claro que ela aprecia todo o cuidado que possam ter com ela, todos os vossos conselhos, todas as vossas palavras e opiniões, mas, é a hora dela!.. Vocês nunca deixarão de ter um papel importantíssimo nesse dia – que será um dos dias mais felizes da vida da vossa filha – mas tentem deixar o protagonismo todo para ela!..

Hélder Couto PhotoSolicite informação sobre “Hélder Couto Photo”
Hélder Couto Photo

2. Desrespeitar as decisões da vossa filha!..

Respeitar qualquer decisão da vossa filha é fundamental para que o casamento seja perfeito! Já o contrário gera mau-estar, tensão e stress entre ambas: três coisas que mãe ou filha alguma desejam para um dia tão importante como o dia de casamento. Terem opiniões diferentes, é normal! E também é nelas que se vêem o que, essencialmente, vos une.

Hélder Couto PhotoSolicite informação sobre “Hélder Couto Photo”
Hélder Couto Photo

3. Não ser pontual!

Jamais! Jamais, jamais, jamais! Jamais, mãe alguma, pode chegar atrasada a qualquer uma das marcações que a filha tenha feito e em que tenha pedido a sua presença! E muito menos no dia do casamento! Mãe é mãe, e nós sabemos que mãe tem sempre mil e uma coisas para fazer. Mas… Quando é a filha que está de pé no altar que precisa da mãe… Mãe nenhuma pode deixar de estar presente!

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Pedro Filipe Fotografia

4. Querer organizar todo o casamento…

Como já dissemos, a vossa filha aprecia, por certo, todo o cuidado que têm com ela, todos os conselhos, todas as vossas palavras, todas as vossas opiniões e tudo o quanto têm para dizer a respeito do seu dia de casamento. No entanto, não tentem tomar as rédeas de qualquer assunto, detalhe ou problema, a não ser que vos seja pedido. Decidam em conjunto! E acima de tudo, desfrutem de todos os momentos em conjunto!

5. Fechar o coração!..

É um dos dias mais importantes da vida da vossa filha!.. Por isso, podem e devem sentir-se felizes por ela! Da mesma forma que podem e devem demonstrá-lo! Sabemos que poderão sentir coisas contraditórias em relação ao casamento dela… Mas a essas sim, deverão fechar o coração! É uma nova etapa que se aproxima e um filho, ao qual devem abrir os braços!..

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

6. Mudar, mudar, mudar!

Se há algo que a vossa filha decidiu – ou, logicamente, que os noivos tenham decidido – que não vos agrada e sobre o qual já manifestaram a vossa opinião, que foi considerada, mas não seguida à risca… Não tentem levar a vossa avante e fazer tudo da forma como tinham pensado! Não importa se a lua-de-mel não é onde sonharam ou se a noite de núpcias para vocês não tem sentido!.. Importa é que respeitem as decisões e resoluções, dela, que, por certo, tanto amam.

7. Tranquilidade, serenidade!..

O grande dia chegou e faltam apenas umas horas para o “sim”. O “sim” tão ansiado… Tentem estar o mais tranquilas e serenas possível, porque assim é tranquilidade e serenidade que lhe transmitirão a ela. Temos a certeza que têm milhares de coisas para contar à vossa filha, enquanto ela se prepara, mas guardem tudo isso para uma outra altura. Terão todo o tempo do Mundo, mais tarde!..

Imagens de SonhoSolicite informação sobre “Imagens de Sonho”
Imagens de Sonho

8. Abram os braços…

Porque a família está prestes a aumentar! A vossa filha está a um passo de casar com o homem que ama… E não é só ele que tem de fazer um esforço por apreciar a companhia da sogra!.. Evitem comentários maldosos ou desnecessários, quer a respeito do vosso futuro genro ou da família dele. Porque ele será o marido da vossa filha e temos a certeza que só a ideia de ela ser recebida da mesma forma… Vos dá calafrios!

Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

9. Nada de beber para esquecer!

Nada de beber para esquecer ou para qualquer outra coisa! Sim, sabemos que, provavelmente, a alegria não vos cabe no peito – afinal, a vossa menina está agora, finalmente, casada! – mas isso não é motivo para, pela primeira vez na vossa vida, beberem aquele bocadinho a mais!.. A mãe da noiva é sempre a mãe da noiva e o que todos esperam da mãe da noiva… é um comportamento exemplar!

Ludgi FotógrafosSolicite informação sobre “Ludgi Fotógrafos”
Ludgi Fotógrafos

E depois das mães, as sogras… Será que elas ainda são o bicho papão dos casamentos?

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação