Jogos para casamento: 12 ideias para que não falte animação no seu grande dia!

Jogos para casamento: 12 ideias para que não falte animação no seu grande dia!

Hoje lançamos o mote: jogos em dia de casamento? Sim! E são 12 as sugestões que lhe trazemos para que não falte animação no seu grande dia! Vamos a elas?

Jogos para casamento: 12 ideias para que não falte animação no seu grande dia!
Foto: André Heller
  • Música e Animação
  • Recomendações
  • Msn
  • Animação adultos
  • Animação infantil
  • Divertido

Divertido e memorável: certamente que quer que o seu casamento seja recordado desta forma. Por isso, hoje lançamos o mote: liberte a criança que há em si e aposte nos jogos para animar casamentos! São 12 as sugestões que lhe trazemos hoje de jogos para casamento, que farão com que não falte animação no seu grande dia! Vamos a elas?

1. Bingo!

Para começar a nossa sugestão de jogos para casamento, porque não… um bingo? Quem é que não gosta de um tradicional bingo? Um mega gigante bingo, a unir os vossos familiares e amigos mais próximos! E em vez de números – pois ninguém está ali para ganhar dinheiro – propomos que puxe pela sua criatividade! No cartão os seus convidados podem ter de assinalar detalhes de decoração, localizando-os, ir apontando coisas que vão acontecendo no casamento ou, ainda, apontar pessoas com determinadas caraterísticas: alguém de um país estrangeiro, quem odeie chocolate, quem faz anos em setembro, quem não sabe andar de bicicleta, o nome de um tio do noivo, um professor… e por aí adiante. Neste caso só tem de escrever o que lhes é pedido e, quando completar o cartão, tem de gritar… Bingo!

Veja também: Diversão garantida: descubra os profissionais que vão manter a festa do seu casamento animada toda a noite

guardarjogos para casamentos
Foto Reprodução Instagram

Esta opção de jogos para casamento – a nossa primeira – vai, certamente agradar a todos e proporcionar gargalhadas bem genuínas e uma maior interação entre convidados. E, claro, jogue também! Se os noivos fizerem parte do jogo, não haverá quem resista a jogar também! Não demorará muito e terão todos a gritar: “bingo, bingo, bingo, bingo”! Ah, e não esqueça: quem disser Bingo primeiro poderá levar um prémio.

Veja também: Cada momento do casamento tem a sua música: 89 canções para dar ritmo ao seu dia

guardarjogos para casamentos
Foto IG @littlehammergames

2. O jogo da cadeira!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Quem não conhece o famoso jogo da cadeira? Pois bem, para o mesmo sugerimos-lhe 12 jogadores, pois corresponde, geralmente, ao número de convidados máximo em cada mesa. Assim, já sabe, terá 12 jogadores e apenas 11 cadeiras, pois o objetivo é que o número de cadeiras seja menor. Disponha-as em círculo e que comece a música! Os convidados vão andando em volta das mesmas e… ao último acorde… quem não sentar, sai do jogo! Retira-se então uma cadeira, para a próxima ronda, até se chegar a uma única cadeira e um vencedor.

Convide todos os familiares e amigos a participar, apurando um vencedor por mesa, que irá ganhar um prémio simbólico, como um abraço do noivo, por exemplo, ou uma bebida fresquinha oferecida pelas mãos da noiva. Estes  jogos divertidos para casamentos são sempre um sucesso!

Veja também: Os 10 momentos mais emotivos do casamento

guardarjogos para casamentos
Foto: José Novais

3. Raspadinhas do amor

Todos sabemos o que são raspadinhas. Mas estas não dão milhões e serão personalizadas, com prémios ao vosso gosto. Podem ser prémios físicos – porta-chaves, abre-latas, mini garrafas, etc. – ou, como nós preferimos, prémios simbólicos, que possam criar maior interação entre os convidados. Sugerimos uma dança com a noiva, um abraço do noivo, uma fatia extra do bolo, uma selfie com os noivos, uma surpresa da noiva, etc. Certamente uma ideia original que nem todos os noivos se lembrarão de fazer, mesmo que pensem em jogos para fazer em casamentos.

Veja também: 8 passos para fazer furor na sua primeira dança de casada

4. Adivinhar a música

A música tem, claramente, um papel fulcral na animação de qualquer casamento. E porque não aproveitá-la de uma forma ligeiramente diferente para jogos de casamento? O conceito é simples: formam-se duas ou mais equipas – é importante que todos se sintam incluídos e que lhes alimentem o interesse de participar – e música, maestro! Tudo o que elas terão de fazer é adivinhar que música está no are quem a interpreta porque, se não, seria fácil demais! – e, contas feitas, a equipa que tiver mais respostas certas, vence!

Veja também: 25 músicas românticas para seu casamento sem cair em clichés

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

5. Ele & Ela

Não se deixe enganar pelo título, pois não será um momento propriamente romântico. Este jogo para casamento exigirá ajuda por parte das melhores amigas da noiva e dos melhores amigos do noivo, pois serão eles a elaborar um questionário bem divertido, que pode ser construído com o aval de cada um dos noivos, como é óbvio. O vosso papel no meio desta história será responder às perguntas, que servirá de base a uma saudável tortura ao seu par, que terá de acertar a cada uma delas. Assustada? Não esteja! Encare o jogo com bom humor e acredite em nós: todos se divertirão, convosco!

Veja também: 34 ideias para casamento originais: marque a diferença!

guardarjogos para casamentos
Foto: João Almeida

6. O jogo do sapato

E aqui fica mais uma ideia de jogos para casamento que irá divertir tanto os noivos, como os convidados. O jogo também envolve um questionário e chama-se o jogo do sapato. Como funciona? Quer o noivo como a noiva tiram um sapato e cada um terá também o sapato do outro. Sentam-se os dois numa cadeira, de costas um para o outro, e em cada uma das perguntas – reunidas pelos os amigos e familiares – levantam o sapato de quem acham seu identifica mais com a mesma. O momento será bem divertido, já que os noivos não conseguem ver as respostas um do outro! E de que perguntas estamos a falar? “Quem é que discutiu pela primeira vez?”; “Quem conduz melhor?”, “Quem teve mais negativas na escola”, “Quem é o mais  inteligente da relação?”, “Quem faz as melhores surpresas?”; “Quem cozinha melhor?”; “Quem é que se atrasa sempre?”; “Quem disse “amo-te” primeiro?”, “Quem começa as discussões?”, “Quem é o primeiro a pedir desculpa?”; “Quem usa as calças na relação”, “Quem é que tem mais controle do comando da televisão?”, “Quem é que tem o pior acordar”; “Quem cede mais facilmente?”; “Quem cheia pior dos pés?”… e por aí adiante.

Veja também: Como conviver em casal: 5 passos para acertar no caminho para a felicidade

guardarjogos para casamentos
Foto: André Heller

7. O big quiz!

E eis que salta o big quiz para o palco… O que é o big quiz? Nada mais nada menos do que um longo teste sobre música, história, arte… Só para que saiba, neste tipo de jogos para casamento não valem as perguntas complicadas – aquelas às quais só mesmo o pequeno génio da família sabe responder…! Até porque, a verdade, é que a partir de uma determinada hora, não há cérebro ou concentração que cheguem e que lhes valham! Opte por temáticas acessíveis a todos, junte as equipas, escolha um mediador… E prometa que não vai doer! Porque não vai mesmo!

Veja também: 30 músicas de kizomba que vão arrasar no vosso casamento

guardarjogos para casamentos
Foto: Efeito Espontâneo

8. Jogo dos gestos com o tema do casamento

O tema do vosso casamento são os loucos anos 20? Cenas ou citações famosas do cinema? Então, a pergunta que vos fazemos é: porque não explorá-lo em jogos para casamento? O vosso casamento pode sim, ser temático, com conta peso e medida, e ter jogos temáticos, voltados para miúdos e graúdos! Imaginem os vossos avós a interpretarem os papéis de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, na conhecidíssima película Titanic… Cabe aos restantes adivinhar qual o filme e aplaudir os protagonistas de pé, ao estilo como bem merecem! E assim está montada a diversão, não acham? Nós achamos que sim! (Sem sombra de dúvida!)

Veja também: 40 temas de casamento para se inspirar

guardarjogos para casamentos
Foto: Ludgi Fotógrafos

9. Jogo do Paparazzi

Este jogo acaba por ajudar os noivos a reunir mais fotos do seu dia por parte dos convidados. Distribuam uma cheklist de momentos, pessoas ou situações que os convidados devem fotografar, onde pode até colocar uma hashtag para depois ser mais fácil as pessoas partilharem as fotos convosco. E o que poderá constar dessa checklist? “Uma careta”, “O bolo dos noivos”, ” A primeira dança dos noivos”, “Um abraço”, “Um detalhe decorativo preferido”, “Um beijo”, “Uma selfie”, “Uma lágrima de felicidade”; “Crianças a brincar”, etc., etc. Já viu as fotos que vai poder recordar?

Veja também: As fotografias que não podem faltar num álbum de casamento

guardarjogos para casamentos
Foto: Instante Fotografia

10. As semelhanças

Este é mais um dos jogos para casamento que exige organização (e onde sobressairão os mais atrevidos e ousados!) Divida as famílias e, previamente, prepare alguns cartões com uma determinada frase ou uma marcada característica de um dos membros do vosso clã… Os restantes? Terão de dedicar-se a acertar em quem está representado! E valerá, certamente, boas gargalhadas!

Veja também: 10 ideias emotivas para que se recorde no seu casamento dos que já cá não estão

guardarjogos para casamentos
Foto: Instante Fotografia

11. Sopas de letras e palavras cruzadas

Clássicos jogos que podem ser muito engraçados enquanto jogos para casamento, para entreter os convidados durante o cocktail, enquanto os noivos tiram fotografias ou mesmo para colocar atrás da ementa, por exemplo, para que os seus entes queridos se possam entreter durante a refeição, etc. É claro que não poderão ser jogos generalistas, afinal é o seu grande dia! Terá de fazer algo relacionado convosco ou com o casamento. Vai ser um sucesso!

Veja também: 60 ideias de marcadores de mesa de casamento para os seus convidados

guardarjogos para casamentos
Fotos Reprodução Instagram

12. Atirar as argolas

Nada mais adequado em dia de casamento! Se o mais belo dos amores envolve também duas “argolas” (as alianças), brincar um pouco com essa circunstância não pode ser errado! E como se processa este jogo para casamento? Simples! A ideia é acertarem num determinado número de garrafas, com pequenas argolas! Um clássico também entre os jogos tradicionais, muito fácil de colocar em prática para despertar o espírito competitivo que há em cada um de nós. Improvise um mini-torneio entre crescidos… E não crescidos! Vamos ver quem ganha? A diversão está, seguramente, garantida, para todas as idades!

Veja também: Casamentos temáticos: os jogos tradicionais e os arraiais de verão

guardarjogos para casamentos
Foto Reprodução Instagram

E agora deve estar a pensar se alguma das nossas ideias de jogos para casamentos será bem sucedida... Bem, só podemos garantir que, pelo menos, originalidade não faltaArrisque e… arrase!

E já que falamos em jogos para animar casamentos, veja também o nosso vídeo com inúmeras sugestões de jogos para despedida de solteira.

 

E talvez também lhe interesse:

Nota: Texto desenvolvido a partir de um artigo original escrito por Ana Sofia Lopes

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
José Novais Fotografia Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Ludgi Fotógrafos Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo
André Heller Fotógrafos e vídeo