Como decorar a cerimónia do meu casamento em 5 passos

A cerimónia é o primeiro contacto real dos convidados com o casamento e, por isso, deverá estar em perfeita sintonina com o estilo do mesmo.

Muitos noivos acabam por dar mais atenção à decoração do local onde irá decorrer o Copo-d'água e a festa, esquecendo-se do espaço da cerimónia. Mas a atenção a dedicar a este espaço é também de vital importância, pois é um dos momentos altos do dia e acaba por ser uma espécie de teaser dos pequenos detalhes que os seus convidados poderão esperar do seu do casamento. Já o dissemos muitas vezes: tudo começa com o convite. No entanto, a cerimónia é o primeiro contacto real dos convidados com o casamento e, por isso, deverá estar em perfeita sintonina com o estilo do mesmo, entendido como um todo. Assim, estamos mais uma vez aqui para ajudar, enumerando os 5 passos essenciais para saber como decorar a cerimónia, quer seja civil ou religiosa.

Passo 1. Escolher um lugar encantador

Sabemos que muitos casais já têm em mente um lugar especial onde vão querer celebrar o seu casamento. Por vezes, o local nem sequer cumpre com todos os requisitos considerados necessários para um evento perfeito, mas corresponde aos ideais de sonho dos dois, por todo o valor tradicional ou sentimental que o mesmo acarreta. Por isso, se é o seu caso, o seu espaço está escolhido e, assim, escolhido está. No entanto, se não tiver nada em mente e gostaria de celebrar um casamento espetacular, recomendamos que escolha um espaço único, que deixe todos os seus convidados literalmente de queixo caído. Porque o espaço, na realidade, é o primeiro passo para conseguir uma decoração à altura das suas expectativas, e nalguns casos, acaba mesmo por fazer "a maioria do trabalho", pois, por si só, é altamente decorativo.
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo No caso dos casamentos religiosos, as escolhas recaem geralmente nas igrejas e demais espaços sagrados (mesquitas, catedrais, capelas…), que brilham pela sua própria luz, graças aos elementos arquitetónicos, esculturais e pictóricos que os adornam. No entanto, é possível escolher locais diferentes, longe dos templos habituais, e assim organizar uma cerimónia incomum. Com efeito, e tal como acontece nos casamentos civis, também os parques, os jardins ou as praias podem receber este tipo de ritual, sem diminuir nenhuma da sua importância e acabando por surpreender.
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Film Art Team
Guardar
The Wedding Wonderland Já nos casamentos civis, o "improviso" é mais comum. Com efeito, tendo em conta que o juiz/notário pode acompanhar o casal até onde o mesmo quiser, para oficializar o seu casamento, os noivos preferem abdicar da frieza de uma sala do registo civil e viver o grande momento em espaços com maior beleza. Assim, entram em cena os ambientes naturais, sobretudo na primavera e no verão, mas também, nalguns casos, no outono e no inverno. E em todos eles, as flores, as cores e os elementos da natureza servem de base à decoração. Temos a certeza de que concorda connosco: o mar como pano de fundo ou as árvores de uma zona de bosque são perfeitos para receber uma cerimónia!
Guardar
The Wedding Wonderland
Guardar
The Wedding Wonderland
Guardar
The Wedding Wonderland Veja a nossa galeria com as ideias mais TOP para decoração de cerimónia.

Passo 2. Estabelecer uma paleta de cores

Quer estejamos a falar de casamentos civis ou religiosos, deverá existir um fio condutor no que diz respeito às cores escolhidas. Com efeito, tendo uma paleta de tonalidades pré-determinada, será mais fácil fazer a decoração com elementos que sigam a mesma linha, utilizando depois cores complementares.
Guardar
Wedding planner e design floral - Ideias de Veludo. Foto: Parallax Fotografia Para a determinação das cores, poderá basear-se no estilo do casamento e no próprio lugar da celebração, pois ambos darão ideias e permitirão estabelecer um modus operandi. A época do ano também se inclina mais para umas determinadas cores do que outras. Por outro lado, também pode optar pelas cores da temporada. Se é daquelas pessoas que gosta de seguir a moda, pode seguir o que dita a Pantone Inc., a empresa de identificação cromática e criadora do standard de cores. Essa escolha das cores do casamento será conhecida pelos seus convidados, pela primeira vez, através dos convites, pois já sabemos que eles funcionam como uma carta de apresentação e preview do que será possível encontrar no seu dia “Dia C”. Por isso, os diferentes elementos decorativos do casamento devem seguir a linha dos convites e vice-versa.
Guardar
convites de casamento Shop Zankyou No que diz respeito à cerimónia, pode utilizar os tons já escolhidos nas flores, nos laços, nas plantas e demais detalhes que acompanhem o momento.

Passo 3. Escolher as melhores flores

As flores são uma parte imprescindível na decoração de qualquer casamento, dando cor e alegria a todos os momentos que requerem adornos mais especiais. Na cerimónia, as flores podem embelezar o espaço que antecede o corredor que conduz os noivos até ao altar, o próprio caminho (quer em casamentos civis, como religiosos) e o altar, bem como tornar mais divertido e colorido o momento após o “Sim, aceito!”, na saída dos noivos, já que é cada vez mais comum utilizarem-se pétalas de flores em vez de arroz para atirar aos recém-casados. Leia também: As 12 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida!
Guardar
Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol
Guardar
Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol
Guardar
Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol Pode ainda fazer arranjos florais ou grinaldas de flores para decorar o altar, as mesas de assinatura ou até as árvores, se a cerimónia decorrer ao ar livre. Distribua-as também por vasos e cestas e opte por realizar a cerimónia em zonas ajardinadas, sempre que possível. As flores são também uma excelente opção para decorar as partes superiores e inferiores dos bancos e cadeiras, podendo ser distribuídas por vasos, etc. Na realidade, as possibilidades são infinitas!
Guardar
Babka
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria O bouquet da noiva também pode estar em consonância com a decoração floral do casamento, utilizando apenas algumas cores mais especiais para lhe dar um toque mais distinto.

Passo 4. Não esquecer os pequenos detalhes

Embora de vital importância, as flores, no entanto, já não auferem todo o protagonismo na decoração de um casamento. Deverão estar presentes, claro, mas são apenas mais um elemento. Isto porque, e embora sempre tenham existido muitos elementos que permitem uma decoração especial, durante os últimos anos foram sendo introduzidos muitos mais, intimamente relacionados com os estilos de casamento. E hoje em dia, predominam os casamentos com estilos rústico, campestre, vintageboho, romântico e industrial, com elementos que para além de decorarem os locais da refeição e os jardins, também podem, obviamente, embelezar a cerimónia.
Guardar
Foto: It's all about...
Guardar
Foto: It's all about...
Guardar
Foto: It's all about... Todos eles seguem um padrão, utilizado para fazer as escolhas decorativas, apesar de ser vital respeitar o espaço escolhido. Tomemos por exemplo os casamentos na praia, em que as cores devem ser mais suaves e as decorações mais simples, enquanto os casamentos no campo podem jogar com o excesso, sem saturar, com um estilo mais barroco e romântico. De regresso à cerimónia propriamente dita, falemos em primeiro lugar dos altares, o espaço onde os noivos permanecem enquanto a sua relação é oficializada. No caso das celebrações ao ar livre ou em locais que não sejam igrejas ou outros templos sagrados, são muito utilizados grandes arcos, que podem ser rematados com flores e outros elementos naturais. Os noivos podem ainda aproveitar eventuais estruturas que possam existir no local, nomeadamente construções arquitetónicas de peculiar beleza, as próprias árvores, numa área arborizada, ou as rochas que decorem uma zona costeira...
Guardar
Marry Me Eventos. Foto: João Almeida
Guardar
Foto: 135 mílimetros Ainda no que diz respeito aos altares, pode-se recorrer a mobiliário, como cadeiras, poltronas, mesas ou, até mesmo, à ausência de todos eles. No fundo, podemos utilizar tudo o que nos permite jogar com estilos mais modernos ou mais clássicos e utilizar peças de mobiliário adequado, para reforçar o carácter daquele lugar em particular e de todo o casamento. Por fim, nessa mesma área, podemos incluir diferentes objetos, tais como caixas de madeira, uma bicicleta, máquinas de escrever, lanternas, cubos e - claro!  - as flores.
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria Leia também: Decoração de casamento com velas: encha seu grande dia de luz! Quanto à zona onde se irão sentar os seus convidados, há que ter em conta a comodidade, procurando o seu equilíbrio com a estética. Por isso, não exagere na decoração dos assentos, mas também não os deixe sem nada. Se quiser ser original, utilize uma superfície diferente, como poltronas, paletes ou fardos de palha, que brilham por si só e não precisam de decoração extra. No caso de usar cadeiras ou bancos, reforce-os com tecidos, laços e flores, que lhes deem um toque especial.
Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Tiago Silva Fotografia Quanto ao corredor, não se esqueça de instalar pequenos detalhes que o tornem especial, sempre de acordo com a estação, o estilo do casamento e o horário. As flores, os laços, as lanternas, as pétalas e outros elementos engradecem a chegada do casal ao altar. Entretanto, onde tudo começa, isto é, o local onde os convidados são recebidos antes de tomarem os seus lugares, é uma área cada vez mais cuidada. Aqui podem colocar-se pequenas mesas, com recipientes cheios de sacos com pétalas, arroz e papelinhos, bem como informações sobre o casamento. O sucesso é garantido! Para além disso, pode também utilizar diferentes elementos decorativos, como arcos com flores ou portas antigas, e nos dias quentes de verão, em casamentos ao ar livre, disponibilizar algumas bebidas frescas, dispostas de tal forma original que se tornam, também elas, elementos decorativos.
Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Clickt Photography
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeriaa
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria
Guardar
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria Não se esqueça também de decorar o ambiente em torno da cerimónia, com detalhes que contribuam para marcar a personalidade do casamento, seja no chão, em superfícies improvisadas ou até com elementos pendurados nas árvores. Se o casamento for celebrado numa igreja, tente fazer uso das flores para cumprir esse objetivo.
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo
Guardar
Quinta do Hespanho. Foto: Nuno Ferreira Photography
Guardar
Diamonds Weddings & Events

Passo 5. Utilizar a iluminação

Com o passar dos anos, a iluminação adquiriu um enorme peso enquanto elemento decorativo. Nas igrejas, as luzes costumam ser mais ténues, reforçadas pela beleza dos vitrais. Ao ar livre, a iluminação à noite ganha uma maior importância, pois nessa altura podemos usar lanternas, grinaldas com lâmpadas que se conectam entre tendas e árvores, velas e candelabros dispostos sobre as mesas ou no chão e diferentes pontos de luz, em diferentes suportes.  Ao longo do corredor que conduz os noivos ao altar, alguns sinais luminosos darão um toque bucólico ao conjunto.
Guardar
Foto: Feel Creations - Wedding Photo & Film Na Zankyou, e para a cerimónia, recomendamos uma luz ténue e alaranjada, contribuindo para criar um ambiente romântico e envolvente, repleto de magia!

E para ajudá-la na organização 

Descarregue o nosso ebook

Guardar
Faça o download!

Pode ainda organizar o seu casamento através do seu telemóvel com a Zankyou!

Faça já o download da nossa App!

[embed]

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.