Quando um homem ama uma mulher: 5 razões que os levam a casar

Comecemos pelo estereótipo: as mulheres querem casar, os homens fazem-lhes a vontade! Será verdade? Como em todas as questões desta natureza, não existem respostas certas. Porque cada caso é um caso, cada homem é um homem e cada história de amor tem o seu desenvolvimento natural que é ao mesmo tempo único e irrepetível. Posto isto, e depois de falarmos com alguns dos noivos cujos casamentos fomos acompanhando ao longo do tempo, identificámos 5 razões pelas quais os homens se casam.

Filipe Santos Fotografia
Foto Filipe Santos Fotografia

1. Por amor!

É a resposta mais comum. E são muitos os homens que orgulhosamente casaram por amor, para poder assumir em frente a todas as pessoas importantes na sua vida o amor que têm pela mulher com que escolheram começar uma família. Para muitos, é precisamente a ideia de compromisso que os impulsiona (pasme-se!). São uns românticos, sim. E há muitos por aí.

Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre Fotografia

2. Para fazer a namorada feliz

Sim, há muitos homens que casaram mesmo sem fazerem questão de o fazer. E fizeram-no sobretudo para poder contribuir para a felicidade da pessoa que amam. São homens que não sonharam com um casamento perfeito e que nem sequer faziam questão de assinar um papel ou mudar o seu estado civil, mas que o fizeram porque essa atitude faria outra pessoa feliz. E isso era o mais importante. É, também para eles, casar por amor.

Filipe Santos Fotografia
Foto Filipe Santos Fotografia

3. Porque cederam à pressão social

A ordem ‘natural’ que é socialmente melhor aceite continua a ser a narrativa ‘homem conhece mulher, homem e mulher apaixonam-se, homem e mulher casam, homem e mulher constituem família’. E mesmo que algumas pessoas não se identifiquem com esta ‘história’, a maioria sente a pressão social que lhes diz que a sua vida devia desenrolar-se desta forma. Não é a melhor das razões, mas há muitos homens que chegaram assim ao casamento. Mas não desanime. Nem tudo é mau. Muitos dos homens que casaram para dar resposta à pressão social, caminharam na direcção do seu o final feliz. É uma espécie de ‘o fim justifica os meios’.

Filipe Santos Fotografia
Foto Filipe Santos Fotografia

4. Para começar uma família

Na sua maioria, os homens dão muito valor à família. E muitos vêem o casamento como o primeiro passo para esse objectivo. Sonham com filhos com quem vão partilhar tudo o que aprenderam, sonham com natais em família e a mesa cheia de crianças. Muitos homens sonham em viver para algo mais do que eles próprios. E o casamento é só o princípio disso!

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

5. Porque um homem casado é um homem mais sábio

Não é segredo algum que duas cabeças pensam melhor do que uma e que um problema dividido é um problema menos pesado. E há muitos homens que almejam este tipo de partilha.

Filipe Santos Fotografia
Foto Filipe Santos Fotografia

Há muito que se desmistificou a ideia de os homens e as mulheres são radicalmente diferentes. Eles não são de Marte. Nós não somos de Vénus. Os nossos códigos postal são os mesmos. E as razões porque dizemos sim a uma vida em comum com outra pessoa são mais semelhantes do que possa imaginar.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação