Leo Messi e Antonella Roccuzzo casaram no passado dia 30 de Junho. Para o casamento, pediram aos convidados que não lhes oferecessem nada como presente, mas que doassem uma soma de dinheiro à Fundación Techo Argentina. Foi precisamente isso que escreveram no convite de casamento, juntamente com as instruções para realizar o pagamento: "Para transformar a nossa alegria num acto de solidariedade, em vez de um presente, pedimos uma doação à Techo", escreveram. No entanto, agora que foi revelado, o montante angariado foi uma desilusão: descobriu-se que ascende apenas a 200 000 pesos argentinos (cerca de 9 500 euros).


A Techo é uma organização não governamental que se dedica à construção de habitações sociais para famílias e pessoas necessitadas da América do Sul. E foi a própria ONG que acabou por transmitir os resultados do donativo, quando através do Twitter agradeceu a Messi e Antonella, acrescentando que, até ao momento, com o montante recolhido serão construídas 10 vivendas de emergência. E apesar de não descriminar o montante, a Techo explicou em comunicado que construir uma casa custa 20 000 pesos (uns 1 300 dólares), pelo que é só fazer as contas. De qualquer forma, a ONG mantém a esperança e deixou bem claro que ainda é possível fazer doações.
https://twitter.com/TECHOarg/status/892480732370792448?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.tvi24.iol.pt%2Finternacional%2Fantonela-roccuzzo%2Fconvidados-milionarios-dao-prenda-de-casamento-miseravel-a-messiOra, mesmo para um casamento de comuns mortais, 9 500 euros não é uma quantidade elevada. E o casamento de Messi não é apenas mais um evento, mas sim um dos acontecimentos do ano, ou seja, uma celebração que pertence às altas esferas da sociedade. Por isso mesmo, ela contou com a presença de grandes personalidades, sobretudo desportista do mais alto nível, como Neymar, Luis Suárez, Kun Agüero, Cesc Fábregas ou Gonzalo Higuaín, bem como estrelas já retiradas, como Xavi Hernández e Carles Puyol. Falamos de um casamento com convidados milionários, pois os jogadores presentes que continuam no activo ganham acima dos cinco milhões de euros por ano (!!)

Se assumirmos que cada convidado gastou a mesma quantia, e tendo em conta os 260 convidados que partilharam o dia com Messi e Antonella, o total por pessoa seria algo como 36 euros, uma quantidade muito baixa mesmo para um casamento "comum". Na verdade, muitos meios de comunicação argentinos mostraram a sua indignação ao darem a notícia, optando por títulos muito duros, como o que publicou o famoso Diario Clarín: "O miserável presente de casamento que receberam Lionel Messi e Antonella Rocuzzo dos seus convidados".
O desconforto dos meios e das redes sociais foi crescendo, sobretudo depois de se saber que Gerard Piqué e Shakira gastaram nessa mesma noite mais de 15 000 euros numa sala do casino City Center especialmente preparada para os convidados..
Mas afinal.. havia outra?
Pois, se calhar as contas estão mal feitas. A notícia saiu ontem no jornal Clarín: afinal, parece que não foi só a ONG Techo Argentina que recebeu os donativos realizados no casamento de Messi. A Fundação Natalí Dafne Flexer - destinada à ajuda de crianças e jovens com cancro - fez questão de sublinhar o "compromisso de Messi para com as crianças com cancro", declarando ter sido também uma das organizações beneficiadas, tendo recebido parte da doação no valor de 313 795 pesos (cerca de 17 480 dólares, isto é, cerca 14 718 euros). O dinheiro "será destinado à publicação de 6.300 manuais informativos sobre distintos aspectos do cancro infantil."
https://www.facebook.com/fundacion.natali.dafne.flexer/photos/a.102294626491263.5047.102247646495961/1420089344711778/?type=3&theaterRefazendo as contas, afinal não são 36 mas sim cerca de 99 euros por convidado. O que, na realidade, continua a não ser muito face ao nível de convidados que compareceram ao casamento do jogador do Barcelona. E a verdade é que cada pessoa pode fazer o que quiser com o seu dinheiro, embora - de facto - existam situações sociais que merecem um pouco mais de apoio, sobretudo neste caso e após o esforço de Messi e Antonella, que além de oferecerem uma bonita oportunidade aos seus convidados, destinaram as "sobras" do casamento ao Banco de Alimentos de Rosario (BAR). Mas agora que se sabe que há outra fundação beneficiada, será que a polémica tem fundamento? Haverá mais? Vamos ficar atentos.
E já que estamos a falar de polémicas, veja também Os dois vestidos mais polémicos da boda de Messi e Antonella
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião