IKEA: 10 artigos estrela para decorar a sua primeira casa e mudar de vida

A primeira casa é sempre uma das mais queridas. Pode até não ser a mais bonita ou a maior (geralmente tende a ter mais amor do que metros quadrados), mas permanecerá para sempre na memória. Com o seu mundo ainda em construção, é nela que surgirão as grandes anedotas da sua vida, episódios que, por um motivo ou outro, a deixaram em pânico, mas acabaram por ser resolvidas e agora ri-se delas.

Na Zankyou, sabemos perfeitamente a importância do lar, e não apenas pelo lado sentimental. Com pequenos espaços e menos orçamento, você precisa de uma casa confortável e prática. Por isso, tome nota destes artigos de mobília que o IKEA tem para si.

Ikea

Foto: Ikea

Sofá cama (multiusos)

Como se fosse um transformador, esta peça (Vallentuna) tem dois propósitos. Primeiro, transforma-se me sofá (ou vice versa), perfeita para casas pequenas. Além disso, mantém perfeitamente o seu estilo moderno. Também serve para optimizar o espaço num sótão não muito grande. Depois são óptimas para guardar roupa da cama, enquanto são usadas como sofás.

Ikea
Foto: Ikea

Um armário jeitoso

O armário Pax adapta-se ao espaço e não o espaço ao armário. O exemplo de que lhe falamos (na fotografia) fica bem junto à parede, como que encaixando na cama. Na parte de cima e mesmo ao lado do armário, pode colocar ainda uma estante (Besta), com duas portas, onde pode guardar coisas que só usa de vez em quando, como malas ou roupas para momentos especiais e muito específicos. O modelo Pax e Besta têm vários sub-modelos. É só analisá-los bem e ver qual o que mais se adapta ao que necessita.

Ikea
Foto: Ikea

Estante ou mesinha de cabeceira?

As mesas são necessárias em todos os compartimentos, mas às vezes ocupam muito espaço. Sabendo isso, o IKEA criou a peça de mobiliário mais útil e prática do mercado. É uma estante Tony Ekby, que se prende na parte de trás da cama, e estende-se de um lado ao outro da parede. É de largura estreita, mas suficiente para colocar candeeiros, livros e todas as coisas que se costumam colocar em mesinhas de cabeceira.

Ikea
Foto: Ikea

Um pequeno escritório

Os trabalhadores independentes, como freelancers, que têm o seu escritório em casa, precisam de um espaço bem equipado para exercerem a sua profissão, com todo  comodismo. Para tal, é necessário uma boa secretária, como a Lillasen, criada a pensar nos trabalhadores que procuram algo prático, confortável e com estética. Como pode ver pela foto, a secretária está munida de dois pequenos candeeiros (Jansjó), que mais parecem os olhos de um extraterrestre. Estes são perfeitos para o profissional moderno e cumprem perfeitamente a sua função. Na parte de cima, pode incluir uma estante com portas (Eket), onde deve guardar toda a sua papelada. Não vai querer espalhá-la pela secretária nova! Por fim, nada como uma bela e boa cadeira giratória. No IKEA, há para todos os gostos…No fim de cada mega projecto, pode divertir-se a girar nela. Cuidado para não ficar tonto.

Ikea
Foto: Ikea

Sala de jantar improvisada

Lembra-se da secretária do seu escritório? Se juntar duas iguais, pode criar uma superfície perfeita para fazer as suas refeições. O mesmo pode acontecer com as cadeiras do mesmo espaço, as Kullaberg. São simples e, tal como as secretárias e os candeeiros, são acessíveis para todos os bolsos. Se convidar amigos para jantar em sua casa, pode sempre sentá-los em cadeiras que se penduram na parede, tal como pode ver na imagem. Se a tudo isto, juntar loiça e talheres vanguardistas, obterá um espaço moderno, com um toque naif. Mas se a sua casa for grande, pode sempre comprar várias mesas e cadeiras. Assim escusa de desmontar o escritório.

Ikea
Foto: Ikea
Ikea
Foto: Ikea

Sala de estar relaxante

No seu novo apartamento de casado não interessa inserir coisas desnecessárias. Como tal, na área de lazer, a televisão deve ser encaixada na parede. Já o móvel (que fica por baixo) servirá para colocar os dispositivos electrónicos (leitor de DVD / Blu Ray, satélite, corrente de música). Guarde coisas nas gavetas e opte por decorar o móvel de forma simples (sim, a decoração é necessária se quiser dar personalidade à casa). Junto ao móvel, pode incluir um organizador de interiores ou um cesto, para armazenar o que não conseguiu nas gavetas. Por fim, escolha um tipo de iluminação que transmita uma sensação de conforto.

Ikea
Foto: Ikea

Funcionalidade para tudo

Este artigo destina-se a quem quer ter uma casa prática e funcional, por isso não nos podemos esquecer de nenhum detalhe. Até os produtos de limpeza, incluindo aspirador, devem ter o seu espaço próprio. Para optimizar esse espaço e para que caiba lá tudo, que tal adquirir umas arrumações suspensas, que só o IKEA tem? A peça Pluring cumpre perfeitamente essa função e você só tem a ganhar com isso. Até o ferro de engomar fica mais protegido…

Ikea
Foto: Ikea

Agora que já sabe como dar vida ao seu ninho, conheça os 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor. E antes de ter filhos, conheça as 20 experiências que deve usufruir com ele.

Dê-nos a sua opinião

It's all about
Comprar ou alugar casa? As dicas para escolherem a vossa primeira casa em comum
Uma casa é o ponto de partida para dar início a uma vida em comum. Sabe quais são os prós e os contras destas duas formas de viver?
Foto: Jen Dillender Photography
O mise en place perfeito: 5 formas de decorar a sua mesa de casamento
Extravagante ou minimalista, sóbrio ou excêntrico, o mais importante é que se reveja no estilo que escolheu para o mise en place das suas mesas.
Pronovias
Os 10 artigos com mais sucesso na Zankyou em 2016
Fizemos um pequeno flashback a 2016 e descobrimos quais os 10 posts com maior sucesso - Graças a si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação