João de Medeiros & Pamela Leite: fotografias que nascem do amor pela arte de olhar

A escolha do fotógrafo que vai registar o dia do casamento é das mais importantes que tomará. Mas é igualmente uma das mais subjectivas e emocionais. Há algum tempo atrás, tive o enorme prazer de conhecer o João e a Pamela, encontro este, onde tive a oportunidade de conhecer e entender toda a filosofia sentida e seguida pelo casal em cada trabalho e ainda tive a sorte de poder comprovar o enorme talento do João, como fotógrafo. Hoje chegou em dia de que também vocês podem entender e conhecer melhor este maravilhoso casal, através de uma entrevista que o João e a Pamela tiveram a simpatia de nos responder.

Zankyou: Quando e como surgiu o vosso projecto, qual é a vossa história?
 
Pamela Leite: Conheci o João há cerca de 30 anos, na pré-primária. Alguns anos mais tarde, como aluna dele, começou a nossa história… hoje, partilhamos uma visão, uma vida juntos e dois filhos pequenos. Para nós, a Fotografia é uma forma de viver e conviver com aqueles que nos rodeiam. O nosso trabalho nasce da Vida e daqueles que retratamos, da confiança que depositam em nós em momentos únicos e irrepetíveis. É do profundo amor pela arte de olhar que nascem as nossas fotografias.
Em relação ao nosso projecto: eu e o João somos uma equipa, sim, mas não de fotógrafos…todo o trabalho fotográfico é exclusivamente da autoria dele, desde o processo de visualização, registo, à edição de imagem; sendo que eu represento e vendo o seu trabalho. Sou também responsável por toda a gestão de marketing, redes sociais e acompanhamento de clientes.

Zankyou: Que Serviços oferecem noivos? O que vos faz ser diferentes?

João de Medeiros: Não oferecemos serviços, apenas uma forma singular de reviver o dia de casamento. Apresentamos uma visão: única.  A Fotografia permite-nos partilhar o nosso mundo, a forma como o vivemos, reflectindo tudo aquilo que compõe a nossa personalidade e projecto de vida, pessoal e profissional. Trata-se de uma expressão artística e não de um serviço, pelo menos para nós, que não nos identificamos com os modelos convencionais praticados nesta área. Não fazemos fotografia de casamentos. Não sou Fotógrafo de casamentos.  Sou Fotógrafo. A nossa atitude profissional advém do meu percurso académico e artístico e não deixa de ser o espelho do meu modo de ver e estar no mundo.
Não procuramos competir, nem vemos a Fotografia como algo que se possa medir ou comparar, pelo menos de forma directa ou objectiva; como qualquer expressão artística, possui características intrinsecamente subjectivas. Acima de tudo somos todos diferentes… e a Fotografia democratiza de uma forma humilde as nossas qualidades/defeitos.
Pamela Leite: Por último, diria que vivemos da identificação emocional e pessoal que cada casal tem com o nosso trabalho, que não se destaca por uma ou outra fotografia, mas sim por um corpo de trabalho que é construído ao longo do dia. No nosso caso, essa construção nunca passa por terceiros: toda a Fotografia é visualizada, criada, editada e impressa pelo João. Essa característica diferenciadora, naturalmente,  limita-nos a um número muito restrito de casamentos, sendo que no máximo fazemos vinte casamentos por ano.
João de Medeiros: Somos os primeiros a reconhecer o excelente trabalho dos nossos colegas, que de certo modo complementam a nossa forma de trabalhar e viver, aliás, o nosso nicho só é possível graças a eles. A vida é um tributo e a Fotografia permite apenas o seu registo, com alguma sorte o meu trabalho passará essa visão às gerações seguintes. Apesar de tudo, inclusive esta entrevista, somos pessoas simples.  Eu e o meu trabalho não poderiam estar melhor representados pela Pamela, razão pela qual existe também este trabalho.
Zankyou: Há alguma história que vos tenha emocionado particularmente desde que estão no mercado dos casamentos?

Pamela Leite: Dado o número  tão limitado de casamentos que fazemos por ano, todas as histórias são vividas por nós muito proximamente, tornando-se mais fácil emocionarmo-nos com quase todas. Umas mais, outras menos, como é evidente…recentemente, o padrinho de casamento de um nosso casal faleceu poucos meses antes do dia, de modo inesperado e algo trágico…foi uma das histórias que, a par de tantas outras, nos tocou de forma mais particular.

Zankyou: Gostaríamos de mostrar alguns comentários de casais do João e da Pamela que demonstram tudo o que ouvimos antes: eles são únicos!
Filipa e Carlos – Da nossa experiência com a Pamela Leite e o João de Medeiros guardamos as melhores memórias. Profissionais, atentos, flexíveis, contribuíram para tornar ainda melhor a experiência de casar. Mais do que simples “fornecedores”, fizeram-se sentir como nossos aliados, fazendo sugestões e empenhando-se em usar toda a sua experiência para, connosco, materializar as nossas memórias coletivas de uma forma quase poética. A sequência de cada fotografia, transporta-nos para a história que desejamos guardar, da forma como a desejamos contar.

Ana Luísa Campos – Cumplicidade”, é a palavra que melhor pode caracterizar o dia do nosso casamento. Confesso que só me apercebi disso depois de ver o trabalho que prepararam para nós. Em cada fotografia, revejo o amor entre os noivos, o amor entre a sua família, o amor entre os amigos. Obrigada João pela tua perspicácia e minúcia. Obrigada Pamela, pela tua interminável paciência e carinho. Obrigada por nos terem “lido” tão bem.”

Mariana Abreu“Casar é mais um passo, numa vida que se quer a dois. É juntar a família e os amigos para escrever um capítulo querido numa história que nunca se repetirá. O João e a Pamela, envergando papel de amigos, estiveram connosco desde sempre, participando nos planos traçados e nos imprevistos lançados. Sempre com um toque de autenticidade, eternizaram em papel fotográfico o nosso dia, captando detalhes para os quais as palavras não chegam e o seu trabalho nos permite a toda a hora revisitar. Obrigada pelo profissionalismo e, ainda mais, pela paixão e entrega com que cuidaram dos nossos momentos. Mariana e Luís”. 

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
João de Medeiros & Pamela Leite
Zankyou: O João acrescenta ainda algumas palavras…
João de Medeiros:  Acho que acima de tudo é importante tentar entender as diferentes formas de ver de cada Fotógrafo, a Fotografia mede-se pela diferença. Acreditamos que só por esse caminho – da diferenciação – se encontra algo verdadeiramente pessoal e intransmissível. A minha Fotografia reflecte apenas isso, a minha forma de ver o mundo e, em particular, o casamento.
599102_532074643486981_970118573_n
Telefone: +351 93 8697068.
E-mail: joaomedeirospamelaleite@gmail.com
Facebook

Dê-nos a sua opinião

Um casamento com um olhar mágico
Um casamento com um olhar mágico
Um casamento com um olhar mágico.
Gio Rodrigues
As 14 melhores lojas de vestidos de noiva em Lisboa: descubram a nossa selecção!
Solicite informação grátis e sem compromisso!
Rosa Clará 2017. Credits: Barcelona Bridal Fashion Week
Vestidos de noiva 2017: revelamos TODAS as tendências que vão arrasar no próximo ano!
Como todos os anos, fizemos uma revisão de tudo o temos visto nas passarelas nacionais e internacionais. Não perca os vestidos de noiva 2017, surpreender-se-á com as tendências que arrasarão na próxima temporada. Vai perder?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação