Raquel & Joel: do "sim, aceito!" ao sonho paradisíaco!

Em Bali, a Raquel e o Joel viveram um dos dias mais felizes das suas vidas que foi o concretizar de uma aventura e, acima de tudo, de um sonho!

"Somos a Raquel e o Joel, dois Portugueses/Australianos apaixonados um pelo outro, pela vida, pela vibe australiana e com um milhão de sonhos a perseguir." 
Esta é a história da Raquel e do Joel, a prova de que os sonhos podem mesmo tornar-se realidade. O seu casamento foi o concretizar e o superar de tudo aquilo que sempre idealizaram para o seu grande dia. Com um cenário paradisíaco, com o background de Bali, o casal por detrás do Instagram a.million.dreams  decidiu partilhar com a Zankyou toda a sua história de amor e o dia do casamento de forma a inspirar e desafiar outros casais a darem asas aos seus sonhos.
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical

Quem são a Raquel e o Joel e como se conheceram? 

Tudo começou com um toque no nariz.  28 de Novembro de 2015 num sábado à noite, estava num clube, na ilha de São Miguel, Açores (de onde sou natural) a dançar quando vejo o Joel a vir na minha direção e toca-me no nariz. Sem nenhuma palavra trocada naquela noite o Joel foi-se embora para Guimarães (onde vivia). Dias depois, encontramos o perfil um do outro nas redes sociais – Facebook - e o Joel começou a conversar comigo via messenger. O “bom dia” e a “boa noite” já eram parte da nossa rotina e aos poucos fomos demonstrando interesse um pelo outro. Em Abril de 2016, o Joel veio aos Açores de férias e encontramo-nos novamente no mesmo bar, dançámos a noite toda, divertimo-nos muito e foi quando demos o nosso primeiro beijo. Rapidamente nos apercebemos que queríamos ficar juntos e iniciar a nossa história de amor, foi então que, em Agosto do mesmo ano, decidi despedir-me do meu emprego como Engenheira Alimentar em São Miguel e embarcar numa nova aventura em que nos permitisse estar juntos fisicamente. Fui viver com o Joel para Guimarães, enquanto tirava o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Dias tornaram-se semanas, semanas tornaram-se meses e os meses em anos. No dia 14 de Fevereiro de 2020, numa viagem romântica a Itália, estávamos em Veneza a andar na Gôndola, quando o Joel me surpreende com um pedido de casamento. Claro, aceitei. Foi um momento muito mágico e inesquecível.  Com um milhão de sonhos para serem realizados, tomámos a decisão de deixar o nosso país – Portugal -, em busca de melhores oportunidades de vida, abraçando assim um dos nossos maiores objetivos de vida: viver o sonho Australiano.  À medida que nos adaptávamos à vida e à cultura na Austrália, começamos a traçar os planos para a nossa próxima aspiração: Celebrar o nosso amor num destino exótico, rodeados pela nossa família e amigos mais chegados. Foi então que marcámos o nosso casamento em Bali, Ubud no Royal Pita Maha Resort.  Somos a Raquel e o Joel, dois Portugueses/Australianos apaixonados um pelo outro, pela vida, pela vibe australiana e com um milhão de sonhos a perseguir. Muito diferentes um do outro, eu, Raquel, mais aventureira, ambiciosa, destemida, lutadora e sonhadora, o Joel mais pés na terra, muito genuíno, cauteloso com um coração do tamanho do mundo, mas é justamente essa diferença que nos completa e que nos tem permitido chegar onde temos chegado.  Criámos uma página no Instagram - a.million.dreams___ - com o objetivo de influenciar e inspirar toda a nossa comunidade a perseguir os seus próprios sonhos, tal como fazemos, persistindo e nunca desistindo mesmo face a todas as advertências que possam aparecer. Queremos compartilhar todas as nossas experiências e caminhadas na esperança de motivar outros a seguirem os seus corações e alcançarem os seus objetivos. Juntem-se a nós nesta jornada de sonhos e realizações!
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical

Onde vivem neste momento e porque escolheram Bali, como Destination Wedding? 

De momento estamos a viver em Melbourne, Austrália. Eu sou residente permanente na Austrália, podendo daqui a 3 anos adquirir nacionalidade e o Joel é cidadão Australiano.  Sendo eu dos Açores e o Joel de Guimarães/Austrália, seja qual for o destino de casamento teríamos sempre que deslocar famílias por estarem fisicamente distantes uma da outra. Por isso, pensámos em fazer algo diferente e juntar as nossas famílias e amigos mais chegados num destino exótico em que ao mesmo tempo pudéssemos usufruir de umas férias inesquecíveis todos juntos.  Bali é conhecida pela sua deslumbrante beleza natural, com paisagens que variam de praias de areias douradas a campos de arroz em terraços, montanhas e cascatas espetaculares. Essa paisagem pitoresca proporciona o cenário encantador e ideal para a cerimónia de casamento com que sempre sonhámos. O clima tropical de Bali também é atraente para casamentos ao ar livre, pois o bom tempo é garantido. Assim, optámos por escolher Ubud – Royal Pita Maha Resort para a cerimónia do nosso casamento, por apresentar muitas semelhanças paisagísticas com os Açores e assim podermo-nos sentir um pouco mais em casa. Para além de todas as razões acima mencionadas, Bali é o destino ideal para quem quer fazer férias em família/grupo por ser um destino mais económico, requisito fundamental que consideramos para os nossos convidados.  No geral, Bali oferece uma combinação única de beleza natural, cultura rica, serviços de casamento de qualidade e um ambiente romântico, tornando-o um destino de casamento altamente desejado para muitos casais que buscam uma experiência memorável e exótica, tal como nós.
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Como foi para vocês organizar um Destination Wedding? 

Organizar qualquer destination wedding, ou seja, um casamento num destino fora do local de origem dos noivos, pode ser uma experiência emocionante, mas também com muitos desafios.  Vamos-vos falar da nossa experiência pessoal, não foi um mar de rosas como muitas vezes se pensa, para nós um dos desafios extra foi não conhecer o local, Bali (um destino que nunca tínhamos ido), não conhecer a cultura, o idioma, a comida, nem conhecer ninguém de lá. Foi um “tiro no escuro” até ao dia do casamento o que nos causou um pouco de incerteza e ansiedade, mas também alguma excitação.  - Diferença horária entre Melbourne e Bali: As reuniões de casamento eram sempre feitas à noite a partir das 19H durante a semana.  - Diferença horária entre Melbourne e Portugal: Em alguns períodos do ano chegam a ser 12 horas de diferença. O principal desafio foi contactar a nossa família para organizar a logística das viagens, isso inclui as passagens aéreas, alojamento e transporte local para 14 pessoas.  - Comunicação com o wedding planner: Infelizmente durante um ano tivemos quatro alterações de wedding planner em que a última foi a quase 1 mês do casamento o que nos causou ansiedade e receio que a informação se tivesse perdido ao longo das mudanças. A comunicação eficaz e atenção ao detalhe são essenciais. Para superar este desafio, criamos, desde o início, uma apresentação em detalhe com tudo o que queríamos de forma clara e visual, para não haver dúvidas do que tínhamos acordado e dos nossos requisitos em todas as categorias.  - Coordenação remota: Não estar presente fisicamente para supervisionar os preparativos criou-nos preocupações extra sobre a qualidade dos serviços e da comida.  Apesar dos desafios, consideramos que foi uma experiência única e memorável, crescemos e aprendemos muito com o processo. Com um planeamento cuidadoso, comunicação eficaz e a ajuda de profissionais locais, é possível superar esses desafios e realizar um casamento incrível num destino especial. Podemos dizer que o nosso casamento superou todas as nossas expectativas, não houve nenhuma falha preocupante, a decoração estava além da expectativa, o local era de sonho e todos adoraram a comida. Muitos dos nossos convidados recordam o nosso casamento como um “Casamento de filme”, num dos locais mais lindos que já estiveram.
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Contaram com ajuda de alguém? (Algum profissional como wedding planner, agência de viagens, amigos, ou fizeram tudo sozinhos?)

Sim, em termos de suporte emocional, apoiamo-nos muito um no outro como casal e na nossa família que tanto nos apoiou e que tornaram este sonho realidade por nos acompanharem desde o primeiro dia.  A escolha do local foi feita por nós, entre algumas pesquisas online e reviews, encontrámos a Botanica Weddings, líder em destination weddings em Bali. Contámos com a ajuda do wedding planner fornecido pela Botanica Weddings que nos garantiu um casamento de sonho. Ian (Yanuar) foi o nosso último wedding planner e como viu que estávamos preocupados e nervosos com a alteração de wedding planner a apenas 1 mês do casamento foi impecável e muito profissional com todos os detalhes, não permitindo que nada falhasse e que tudo fosse de encontro às nossas expectativas. Na verdade, foi além das nossas expectativas.  Ter um Wedding Planner foi fundamental para o sucesso do nosso casamento e para nos libertar de algum stress, especialmente num Destination Wedding. 

Qual a escolha mais fácil e qual a mais difícil?

A escolha mais fácil, quase instantânea, foi o local do casamento, o Pálacio Royal Pita Maha Resort em Ubud, Bali.  Um cenário verdadeiramente mágico, espiritual e romântico, rodeado por exuberantes jardins tropicais ao som de uma cascata relaxante. Trocar os votos juntos dos nossos com o som da natureza como trilha sonora foi de tirar o fôlego.  A escolha mais difícil, ou a que demorou mais tempo, foi a do vestido de noiva pois apaixonei me por tantos. Na verdade, não houve escolhas muito difíceis pois já tínhamos tudo desenhado na cabeça como queríamos o casamento, foi um processo suave em termos de decisões. 
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Sei que o pré-casamento foi uma aventura para vocês e para a vossa família.  Conte-nos como foi organizar e como viveram a experiência?

Foi uma grande e inesquecível aventura! A nossa família e amigos vieram de diferentes zonas: Açores, Guimarães, Lisboa, Sintra, Austrália e foram embarcando em dias diferentes, mas chegando todos em dias próximos, foi um entusiasmo enorme.  Contei muito com o apoio da minha mãe que me ajudou a organizar toda a viagem e itinerário pré-casamento. Ajudou-me a organizar as viagens para toda a família, o alojamento e os dias em cada local, o que foi uma ajuda enorme uma vez que deixei tudo ao seu critério sem me preocupar muito e sendo totalmente flexível. Sabia que podia confiar na minha mãe e não podia estar mais certa. Foi a ponte de conexão principal entre Austrália e Portugal.  Não há palavras para descrever o que todos sentimos desde o primeiro momento em Bali em que nos reunimos todos, no Hotel Gayatri, Ubud no dia 01 de Setembro de 2023. Nunca me vou esquecer dos abraços, do carinho, da alegria, da emoção em rever a nossa família após 1 ano e 8 meses fisicamente separados, a minha sobrinha a correr para os meus braços a gritar de felicidade “TIA RAQUEL”… não há preço para estes momentos.  Os primeiros dias foram muito emocionantes, muito especiais, também porque foi a primeira vez que a família do Joel conheceu a minha e todos se deram logo muito bem parecendo que se conheciam desde sempre.  Todos os dias foram preenchidos por diversas atividades, exploramos Ubud, Kuta, Seminyak, Nusa Penida, fomos várias vezes ao SPA, visitamos as piscinas Cretya e Cretya Sunset, FINNS, saímos várias vezes à noite, usufruímos dos Hotéis, organizamos alguns eventos pré -casamento, vivemos umas férias em família acabando por não ter nenhum stress pré-casamento.  Sempre todos bem dispostos, felizmente ninguém ficou doente que era a nossa maior preocupação, foi um sonho realizado para todos nós, umas férias jamais esquecidas. Sem dúvida o auge de toda esta jornada foi estarmos todos juntos em família.  Foi uma experiência tão maravilhosa que já se fala em organizar outra viagem em família no futuro mas, desta vez, sem casamento...
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Houve welcome dinner?

Sim, organizámos um Welcome Dinner na noite antes do casamento, ou seja no dia 07 de Setembro de 2023.  Fizemos um jantar no Resort que estávamos hospedados, Kori Ubud Resort & SPA para todos os convidados. O intuito foi passar um bom momento com todos os convidados antes do casamento, para relaxarmos e todos se conheceram uns aos outros, “quebrar o gelo”.  O requisito foi irmos todos vestidos de branco. O Resort proporcionou-nos um jantar muito especial, decoração toda branca, tal como sugerido, lindas orquídeas como centros de mesa e flores típicas de Bali, Frangipani. O staff foi muito afável e cuidadoso, a comida muito saborosa, buffet servido à mesa, música de fundo e, passámos assim, todos um momento único. 

Como foi o grande dia? Conte-nos sobre o dia e/ou alguma história/curiosidade/surpresa que tenha acontecido.

O nosso grande dia foi uma jornada inesquecível repleta de amor, alegria e magia. Começou com uma atmosfera de expectativa e antecipação, enquanto nos preparamos separadamente, cercados pelos nossos entes queridos mais próximos. Eu estive rodeada pelas minhas damas de honor, a minha mãe, a mãe do Joel e as meninas das alianças e das flores numa vila de luxo com um cenário épico. O Joel, claro, esteve mais relaxado, também numa vila de luxo com os seus padrinhos na piscina infinita a celebrar com música e bebida num cenário igualmente deslumbrante.  Quando finalmente nos encontramos na cascata, foi como se o mundo inteiro desaparecesse e éramos só nós dois. O cenário era de tirar o fôlego, com o sol a brilhar sobre nós, a cascata como som de fundo, toda a natureza envolvente criando um ambiente simplesmente mágico, de sonho! Tivemos o meu irmão João como “beer guy” que tornou a cerimónia muito divertida. Os votos foram o auge da cerimónia, um momento de profunda conexão, emoção, com um toque mais descontraído, enquanto os nossos familiares e amigos testemunhavam com lágrimas de alegria nos olhos. Tentamos meter um pouco de nós na cerimónia, decidimos jogar à “Pedra, Papel, Tesoura” para decidir quem iria iniciar os votos. Utilizamos muito esta técnica na nossa relação.  Depois da cerimónia presenteamos os nossos convidados com um espetáculo de fogo típico Balinese, a contar uma história especial.  A receção foi uma festa animada cheia de música, dança, emoção e risos. Comida deliciosa e bebidas refrescantes mantiveram todos os nossos convidados satisfeitos e animados.  Durante o jantar houve espaço para alguns discursos por parte dos nossos familiares, madrinha de casamento e dos noivos. Foi o momento mais emocional de sempre.  Cada detalhe, desde a decoração maravilhosa até as músicas escolhidas refletia quem somos como casal. A energia positiva e a felicidade contagiosa de todos ao nosso redor tornaram o dia ainda mais especial. E o facto de que, todos os nossos 30 convidados tiveram que se deslocar para celebrarem connosco este dia tão especial, não há palavras para descrever este sentimento.  O nosso dia de casamento foi a realização de um sonho, um capítulo emocionante da nossa historia de amor e o começo de uma jornada incrível juntos! 
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical
Guardar
Real Wedding Fotografia: Terralogical

Houve alguma festa pós-casamento?

Sim, organizámos um sunset pós-casamento no dia a seguir ao casamento com todos os convidados, no Cretya Ubud by Alas Harum. Foi o cenário perfeito para relaxar e contemplar os deslumbrantes campos de arroz, que durou desde as 16H até às 21H.  Foi bom recordar os momentos mais especiais, mais divertidos, mais caricatos, mais memoráveis com todos e ao mesmo tempo usufruir de um bom momento com os nossos convidados nas piscinas, jacuzzi, a beber, ouvir música, relaxar e estar envolvidos pela natureza. 

Sabemos que como casal têm um projeto juntos no Instagram. Fale-nos de como é trabalhar juntos como casal?

Sim, criámos esta página no Instagram a.million.dreams___ com o intuito de inspirar a nossa comunidade a seguir e realizar os seus sonhos como nós fizemos e temos feito, dando-lhes esperança de um futuro melhor, mostrando que tudo é possível de ser atingido quando acreditamos e nos focamos sem nunca desistirmos. A nossa jornada tem sido muito desafiante, com altos e baixos, mas consistente e, por isso, queremos mostrar aos nossos seguidores a realidade e ao mesmo tempo a beleza e as oportunidades que a Austrália oferece.  Honestamente, eu - Raquel - é que faço mais a gestão da página, interajo com a comunidade, crio os reels e edito as fotografias, contacto as agências e hotéis para eventuais colaborações. O Joel ajuda-me em novas ideias, tira as fotografias, ajuda-me nas filmagens e dá-me muito suporte e apoio emocional. A página não é tão focada no casal, mas sim nos sonhos que estamos a realizar como indivíduos e casal, no estilo de vida Australiano e nas nossas viagens e aventuras ao longo da nossa jornada.  Infelizmente, por causa dos nossos trabalhos full time, não passamos o tempo que gostaríamos neste projeto, mas o importante é que, o pouco tempo que passamos, dedicamo-nos e nunca desistimos deste projeto. A consistência e persistência são o caminho para o êxito.  “Cause every night I lie in bed, the brightest colours fill my head, a million dreams are keeping me awake. I think of what the world could be, a vision of the one I see... A million dreams is all It's gonna take. Oh a million dreams for the world we're gonna make” 

Sabendo que serão inspiração para outros noivos, sentiram esse peso na organização do  casamento?

Não, de todo! Quisemos fazer o casamento dos nossos sonhos apenas para nós, para realizarmos o nosso desejo e, o mais importante, compartilhá-lo com os nossos familiares e amigos.  Não quisemos um casamento perfeito para os outros mas sim “perfeito” à nossa maneira, ao nosso jeito, ao nosso gosto.  Esperamos sim, que sejamos uma inspiração para a nossa comunidade por sermos genuínos, transparentes, por termos coragem de enfrentar os nossos receios, os desafios de cada projeto e seguirmos os nossos sonhos independentemente de opiniões externas.   Faríamos tudo igual, mesmo sem página nas redes sociais e sem este projeto. Foi um verdadeiro sonho para nós e para todos os que celebraram connosco este dia inesquecível. 
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Mudariam alguma coisa do vosso dia?

Nada! Só gostaríamos que o dia tivesse mais que 24 horas. Adoraríamos repetir o nosso dia vezes e vezes sem conta. 

Qual é o vosso conselho para futuros noivos?

Aqui estão alguns conselhos valiosos para futuros noivos que estão ou vão planear o seu casamento:  Comuniquem-se abertamente: A comunicação é fundamental. Certifiquem-se de que partilham ideias, desejos e preocupações um com o outro. Juntos, definam as prioridades para o casamento.  Estabeleçam um orçamento realista: Determinem um orçamento claro e realista desde o início e, em seguida, planeiem de acordo com esse limite. Acreditamos que este é um passo crucial para evitar conflitos financeiros.  Comecem a planear com antecedência: Iniciem o processo de planeamento com bastante antecedência para evitar a pressão das decisões de última hora, especialmente se estiverem a planear, também, um destination wedding.  Priorizem o que é importante para vocês: Foquem-se nos elementos que são mais significativos para vocês. Quer seja a cerimónia, a música, a comida, a fotografia ou qualquer outra coisa. Concentrem-se naquilo que realmente importa.  Sejam Flexíveis: Estejam preparados para lidar com imprevistos. Nem tudo sairá exatamente como planeado e, ainda assim, está tudo bem. Mantenham uma atitude positiva e flexível. No nosso caso, colocaram a música errada na nossa primeira dança e nós dançamos na mesma, rimo-nos, improvisamos, divertimo-nos e ninguém notou Contem com a ajuda de um Wedding Planner: Se possível, considerem contratar um wedding planner, principalmente em Destination Weddings.  CELEBREM o momento, VIVAM o dia, DIVIRTAM-SE: Durante o grande dia, tirem um momento para se afastarem da multidão e apreciarem a beleza do momento. Esse é o vosso dia e passa mais rápido do que imaginámos. O facto de termos tido um casamento mais intimista com apenas 30 convidados tornou-o muito mais especial, conseguimos dar atenção a todos, tivemos tempo para estarmos só nós e também com todos.  Mantenham-se saudáveis: Mantenham-se saudáveis e desfrutem do processo. Planear um casamento pode ser intenso, mas não se esqueçam de cuidar de vocês e da vossa relação.  Aproveitem a lua-de-mel: Depois do casamento, tirem um tempo para desfrutar da lua-de-mel e relaxar antes de entrar na rotina pós-casamento. Mesmo que não seja a dita lua-de-mel, pelo menos uns dias. Nós fomos para as Ilhas Gili em Lombok e foi maravilhoso. Iremos ter a lua-de-mel mais para a frente.  Queremos salientar que cada casamento é único e não há um caminho certo ou errado para planeá-lo. O mais importante é que o dia reflita a personalidade e a história de  vocês como casal. Aproveitem cada momento dessa jornada e celebrem o amor que vos une!
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding
Guardar
Real Wedding Fotografia: Only Mono Wedding

Quais os fornecedores do vossos casamento? Recomendam?

Botanica Weddings tornou o nosso dia de sonho realidade. Nunca tínhamos imaginado um local e uma decoração tão mágica e deslumbrante até termos entrado no templo e ver toda a magia envolvente que toda a equipa criou. A equipa, o Resort e todos os fornecedores excederam as nossas expectativas. Não podíamos estar mais satisfeitos e gratos, do fundo do nosso coração. A reação dos convidados quando entraram no local é algo que nunca vou esquecer, estávamos todos de boca aberta. Muitos dos nossos convidados dizem ter sido o casamento mais lindo e mágico que já presenciaram.  30 convidados atravessaram oceanos para estarem presentes neste dia e foi, sem dúvida, a melhor experiência já vivida. Desde a equipa, o local, a decoração, a comida, o bolo de noiva, o serviço, os empregados, a animação, a música, a dança de fogo…todos os detalhes estavam lá. Recomendamos Botanica Weddings para planearem o vosso Destination Wedding e o Palácio Royal Pita Maha Resort para um casamento de conto de fadas em Bali. Recomendamos também o nosso Wedding Planner Ian (Yanuar) pela sua paixão, profissionalismo e amizade.  Relativamente ao cabelo e maquilhagem, confesso que estava um pouco nervosa pois não me costumo ver maquilhada e tinha receio que não me reconhecesse. A verdade é que nunca me senti tão bonita como naquele dia. A Maquilhagem estava natural tal como pedi, simples, linda e resistente. O cabelo estava lindíssimo, tal como mostrei em fotografia.  Em suma, recomendamos todos os fornecedores do nosso casamento! 

Fornecedores:

Equipa de casamento: Botanica Weddings | Maquilhagem e cabelo: Fikri HalimDecoração: Venia SubaktiWedding Planner: Ian (Yanuar) Fotógrafo/Videógrafo: Only Mono Wedding | Fotógrafo: Terralogical  

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.