Tudo sobre o batizado de Archie, filho de Harry e de Meghan Markle

Tudo sobre o batizado de Archie, filho de Harry e de Meghan Markle

A cerimónia privada aconteceu na manhã deste sábado no Castelo de Windsor, com a presença de avós, tios e amigos próximos do casal.

Tudo sobre o batizado de Archie, filho de Harry e de Meghan Markle
Foto Instagram oficial dos Duques de Sussex @sussexroyal | Créditos: Chris Allerton
  • Celebridades
  • Msn
  • Celebridades
  • 2019
  • Reino Unido

Este sábado, dia 6 de julho, celebrou-se o batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor, o filho de dois meses dos Duques de Sussex. A cerimónia aconteceu na capela privada do castelo de Windsor, na presença dos avós e dos tios, embora sem a Rainha Isabel II, que faltou ao evento por ter outros compromissos marcados para esta data. Entre os convidados estavam, então, os Duques de Cambridge, o príncipe Carlos e a duquesa da Cornualha, a mãe de Meghan, Doria Ragland e as duas irmãs da princesa Diana, Lady Sarah McCorquodale e Lady Jane Fellowes, além de amigos próximos do casal, num total de 25 pessoas. “Os padrinhos, de acordo com o seu desejo [dos pais], permanecerão em segredo”, informou o Palácio de Buckingham.

guardar
Foto IG @lovinghautecouture

Tal como manda a tradição, o batizado decorreu a portas fechadas, mas desta vez o público não foi convidado a assistir à chegada ou partida dos convidados, ao contrário do que aconteceu com os filhos de William, George, Charlotte e Louis, que puderam ser filmados à chegada da igreja. Apesar das críticas tecidas a Harry e Meghan Markle por manterem o filho longe das lentes dos fotógrafos, a verdade é que Archie pode viver mais afastado do mediatismo, pois é o sétimo na linha de herdeiros ao trono, o que torna muito improvável que venha a ser rei.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O bebé Archie vestiu uma réplica feita à mão do vestido de batismo que tem sido usado por todos os bebés reais nos últimos 11 anos. 

A relíquia original  foi usada por mais de 60 bebés reais, incluindo a Rainha Isabel II, o príncipe Carlos e o príncipe William. A mesma foi confecionada por Janet Sutherland, que usou seda de Spitalfields e renda de Honiton, tendo o vestido sido encomendado pela Rainha Vitória, em 1841, para o batismo da sua filha mais velha (e com os os mesmos materiais usados para criar o seu vestido de noiva, um ano antes).

Passados mais de 160 anos, este vestido deixou de ser usado, quando foi declarado demasiado frágil Por isso, Isabel II pediu que fosse confecionado um vestido precisamente igual ao original, pelas mãos da designer oficial da rainha, Angela Kelly, para que o mesmo não se degradasse. O primeiro bebé real a usar esta réplica foi James Viscount Severn, o filho mais novo do príncipe Eduardo (filho mais novo de Isabel II) e o último antes de Archie foi Louis Arthur Charles, o terceiro filho dos Duques de Cambridge,

guardar
Foto: Matt Porteous
guardar
Créditos: Matt Holyoak

Os Duques de Sussex fizeram questão de partilhar duas fotos do grande dia na sua conta de Instagram. Uma delas foi a fotografia oficial de família, captada por Chris Allerton, a convite dos mesmos, na Sala-de-Estar Verde do Palácio de Buckingham.

Nela, Meghan Markle surge sorridente e vestida de branco, ao lado do marido e com o bebé Archie ao colo.  Ao lado da duquesa está a cunhada Kate Middleton, enquanto Camila, Duquesa da Cornualha, posou ao lado do enteado. Atrás de Harry e Meghan Markle estão o príncipe Carlos, a mãe da duquesa (Doria Ragland), as tias maternas de Harry (Jane Fellowes e Sarah McCorquodale) e William.

guardar
Foto oficial. Créditos: Chris Allerton

Para a ocasião, a babada recém-mamã optou por um modelo especial da Dior, feito sob medida, assinado por Maria Grazia Chiuri, diretora de estilo da maison francesa. O look ficou completo com brincos da Cartier e um fascinator para acompanhar o penteado. Nos pés, uns scarpin bege.

Quanto à cunhada, há um pormenor no look de Kate Middleton que não passou despercebido à imprensa internacional: a Duquesa apresentou-se bastante elegante, com um vestido cor-de-rosa de Stella McCartney – “resgatado” do seu closet, pois já o terá usado em 2009 – que usou com uns sapatos de salto alto do mesmo tom do toucado que usou no cabelo e complementou com o tal “detalhe especial”: uns brincos de pérola Collingwood, que são históricos, pois são os mesmos que a princesa Diana usou no batizado do príncipe Harry, em 1984.

guardar
Foto Reprodução Instagram
guardar
Foto Reprodução Instagram

Meghan e Harry também publicaram na sua conta oficial uma segunda fotografia só com Archie. A imagem a preto e branco também foi tirada por Chris Allerton, ainda durante a cerimónia de batismo, no Jardim Rosa do Castelo de Windsor.

guardar
Foto Instagram oficial dos Duques de Sussex @sussexroyal

Na legenda das fotos lê-se: “O duque e a duquesa de Sussex estão muito felizes por partilhar a felicidade deste dia, e gostariam de agradecer a todos pelo apoio contínuo. Eles sentem que têm muita sorte por viverem este momento especial com a família e os padrinhos de Archie.”

Reveja também.

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!