PT Login
PT

As 10 perguntas que deve fazer num primeiro encontro

Ah… o primeiro encontro! O nosso coração está repleto de optimismo e de esperança em encontrarmos a nossa alma gémea. Por vezes tudo corre na perfeição…noutras tudo se complica e os silêncios tornam-se verdadeiramente embaraçosos, de tal forma que nos arrependemos de não termos tirado nenhum “curso de engate” antes de nos aventurarmos em encontros românticos. Mas atenção: o primeiro encontro é sempre muito importante, sobretudo para não acabarmos por descobrir, após duas semanas de maravilhosos encontros, que o prato favorito do “suposto Mr. Right” – que nos levou aos melhores restaurantes vegetarianos da cidade – afinal é um belo naco na pedra… quando nós dedicamos os nossos dias à luta pelos Direitos dos Animais desde os 12 anos de idade…! Por isso, e para evitar grandes decepções, coloque desde logo as 10 questões chave que lhe sugerimos no seu primeiro encontro.

Nvstudio Solicite informação sobre “Nvstudio ”
Nvstudio

Banalidades essenciais

Antes de mais, há que fazer as perguntas banais, que nos parecem sem importância. Não está a ver a Cinderela, assim que dá o primeiro passo na sua dança com o príncipe, perguntar-lhe logo: “ei, se eu perder o meu sapato, vais procurar-me até ao fim do mundo?” A verdade é que as aparentes “banalidades” dizem muito sobre nós. A forma como coloca as perguntas, por exemplo, vai dar uma bela ideia da sua personalidade ao seu parceiro (e vice-versa). E as respostas que recebe também!

Exemplo?

“Então como foi o teu dia?”

Hipótese 1: O rapaz está cansado e mal-humorado e não se cansa de se queixar do seu trabalho, do seu chefe… «O meu trabalho é bippp; o meu chefe é um bip bip biiiiiiiippp, que nunca me irá dar os meios para eu evoluir porque está mais ocupado a dar-me cabo da cabeça para sair da sua vida de biiiipppp.» Dá vontade de partir para outra e agradecer a bebida, não?

Hipótese 2: À sua frente está um jovem positivo, corajoso, repleto de projectos e de belas ambições. É um apaixonado pela vida, que parte do princípio que tudo pode evoluir e que nenhum sonho é impossível. Este, sim, vai conseguir pela sua simplicidade e sua energia positiva, fazê-la sonhar e acreditar, sem fazer grande esforço.

Outras perguntas básicas que podem dizer muito sobre ele: “gostas de algum tipo de cozinha em particular?”, “E de música?”, “E de museus?”. Etc.

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

Vamos então ver as questões chave.

1. És solteiro?

Sim, será bom saber se esse moreno de olhos verdes que está à sua frente não está já confortavelmente instalado ao lado de alguém. Não lhe passa pela cabeça a quantidade de gente que tem um conceito de “casal” bem diferente de quem procura o amor da sua vida… Claro que deverá colocar esta questão com algum humor e descontração, tendo a noção que – mesmo assim – ele pode mentir-lhe com um sorriso… Olho atento!

2. És algum psicopata?

Por acaso segue a série Walking Dead e foi fã do argumento brilhante da série Dexter, mas não vai querer que a noite acabe em tragédia quando apenas procura um parceiro para a vida. Por isso, para não ter dúvidas, pergunte. Indirectamente, claro. Por vezes basta contar uma anedota mórbida para perceber a personalidade de quem está do outro lado. Se ele olha de esguelha, treme as mãos e tem um discurso hesitante…Fuja! Se ele ficar surpreendido e intrigado com a sua pergunta… Respire fundo, é normal!

3. Porque é que ainda estás solteiro?

Se ele tiver ares do Leonardo DiCaprio antes de aderir à moda do “Dad Bod” (desculpa Leo) e não é um psicopata, então porque será que ainda está solteiro? Esta pergunta tem dois objectivos: por um lado, ele pode entendê-la como um elogio e, por outro, fica a conhecer a sua história. Se ele lhe responder que gosta da sua independência e não precisa de namorada para ser feliz… se calhar não a vai levar ao altar, não acha? Se pelo contrário, responder quer está à procura da mulher certa, o amor da sua vida, a mãe dos seus filhos… se calhar vale a pena dar-lhe uma oportunidade e passar à pergunta seguinte!

135 milímetros Solicite informação sobre “135 milímetros ”
135 milímetros

4. O que é que fazes na vida?

Esta questão é para aliviar o ambiente com um assunto mais ligeiro, ao mesmo tempo que pode aprender mais coisas sobre ele, sem o pressionar. O que um homem mais teme num primeiro encontro é ter “uma branca” e lançando esta questão vai dar-lhe a oportunidade de ter realmente algo para dizer e falar à vontade. E, na verdade – a não ser que tenha planos muito rigorosos acerca do seu futuro – aqui não há respostas erradas ou certas, certo?

5. Porque te separaste da tua ex?

Nós aprendemos muito sobre as pessoas ao sabermos o que aconteceu de errado nos seus relacionamentos passados. Esta pergunta deve ser evitada na primeira metade do encontro, pois os homens por vezes têm uma certa relutância em falar sobre o assunto, mas como nesta fase ele já vem embalado com a conversa sobre o seu trabalho, será mais fácil introduzir o tema. E pode ainda juntar mais umas perguntas: “dás-te bem com a tua ex? Já tiveste relacionamentos longos?”, etc.

Se na resposta os lábios lhe tremem e os olhos enchem-se de lágrimas… fuja! Ele ainda está muito ligado à sua última história e você não vai querer ser a pessoa que ele vai usar para a esquecer. Se quando ele falar no assunto não revelar nenhum rancor e pareça ter virado a página… está pronto para outra relação!

6. Qual foi o último filme que viste?

Agora que ele já falou da sua ex, será bom abrandar a pressão. A ideia de perguntar especificamente sobre o último filme que viu e não sobre o cinema em geral (do tipo, qual o teu filme preferido do Ridley Scott?), é porque vai conseguir obter “informação extra”: quando viu o filme, que género de filme era, com quem estava, se é o seu género predilecto, ou se não gostou, etc. Uma pequena questão que lhe dirá muito sobre ele, com o “contexto” como bónus.

Assim, se ele lhe diz que gosta muito de filmes de violência onde a tortura é o centro da história… escapou-lhe alguma coisa na pergunta 2, não? Se foi com os amigos ver o último filme do Star Wars, a menos que tenha uma tendência para o lado negro da Força, não terá de se preocupar.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

7. O que é que estás a ler neste momento?

Continuamos a descobrir o seu lado cultural com as suas preferências em termos de leitura. É uma questão que provavelmente ele se preparou para responder, até porque as mulheres normalmente leem mais do que os homens – e eles sabem disso! Por isso, podemos dizer que esta é uma pequena prenda para ele. Deixe-o falar, até porque o tempo que ele levar a dar-lhe uma resposta dar-lhe á uma noção da sua motivação para estar consigo.

8. Fazes desporto?

A ideia desta questão não é desprestigiar a performance do senhor – terá todo o tempo do mundo para isso – mas saber se ele tem alguma ocupação, bem como as preocupações com o corpo e a mente. Se você for Vegan, algo nos diz que um convite para uma cadeia de fast food não seria muito bem aceite… Também se não for grande amante dos desportos de aventura, provavelmente não será muito bom ter um entusiasta de  bungee jumping a convidá-la para saltar de uma ponte…

9. E a política? Interessa-te?

A ideia não é terem um debate sobre política. Aliás, o tema deve ser abordado com ligeireza. Esta questão tem a ver com o avançar da vossa relação. Com efeito, num casal não há nada pior do que andar a discutir regularmente e a política pode ser um tópico bastante desestruturador. Lance o tema sem perguntar directamente em quem vota: “´É triste, mas ainda não sei em quem votar nas próximas eleições, estou com dúvidas…”

It's All About Solicite informação sobre “It's All About ”
It’s All About

10. A vida social, o que é para ti?

Esta resposta não será a mais importante, até porque nessa noite poderá observar por si mesma o seu par num ambiente social. Ele está à vontade? Sente-se à vontade com ele?

Com todas estas questões, decerto o seu primeiro encontro irá correr bem. A próxima etapa? Casamento! Se ele tem medo do compromisso, veja os 7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso. Se ele demorar muito a pedi-la em casamento, porque não faz você a grande questão?

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação