DJ ou banda para a festa do casamento ? Os prós e contras

Casamento sem música é como um casamento sem festa! Mas na hora de escolher surge sempre a dúvida – contratar um Dj ou uma banda? Qual é o mais adequado para a sua festa de casamento? Ajudamos a encontrar a resposta apresentando alguns prós e contras de ambas as alternativas.

Música - peça-chave em qualquer casamento! Fotos: Flickr

Antes de tomar uma decisão, há várias questões que deve analisar – o orçamento que tem disponível, o local onde vai decorrer a festa e que tipo de casamento vai ser o seu, se mais clássico ou mais descontraído. Lembre-se ainda que a música é um dos pontos centrais deste dia. Normalmente, as festas e a animação prolongam-se pela noite dentro por isso é necessário que os convidados apreciem a música ao som da qual vão passar várias horas a dançar. Mas afinal por qual deve optar? Uma banda ou um Dj?

Vantagens de um Dj
. São mais baratos. Pode até ter a sorte de ter um amigo ou um conhecido que habitualmente ponha música em festas ou discotecas e que se disponha a fazer um preço mais simpático ou até, quem sabe, oferecer-lhe a sua presença como prenda de casamento!

. Oferecem maior variedade musical. Os Dj’s possuem centenas de cds e por isso têm a vantagem de poder mudar de estilo musical de um minuto para o outro. Podem até fazer uma brincadeira com os convidados e fazer uma espécie de programa de discos pedidos!

.
Cansam-se menos. Colocar cds não implica tanto esforço como cantar e tocar ao vivo. E mesmo que precise de descansar, a música pode sempre continuar a tocar.

Desvantagens de um Dj
. Corre sempre o risco de contratar um Dj com gosto musical “duvidoso”. Para evitar esta situação pode sempre elaborar uma lista de músicas que quer que passem no seu casamento e entregar ao Dj com 1 ou 2 meses de antecipação.

. É uma presença mais impessoal.

Dj - animação durante toda a noite! Foto www.flickr.com/photos/48094050@N00/131420160


Vantagens de uma banda
. Quem é que não gosta de dançar ao som de uma banda ao vivo? Se forem profissionais e tiverem qualidade, são a garantia de umas horas muito bem passadas!

. Além da música, a banda pode interagir com os convidados de outra forma, por exemplo, pô-los a cantar ou a dedicar músicas aos noivos.

. A presença de uma banda ao vivo contribui para uma ambiente mais animado, mais personalizado e com muito mais energia.

A energia de uma banda ao vivo. Fotos: Flickr

Desvantagens de uma banda
. São mais dispendiosas. Na maioria das vezes fica mais caro contratar um grupo musical do que um Dj.

. Podem ter um reportório limitado ou mais direccionado para determinado estilo musical. Não vai querer dançar salsa a noite toda pois não? Então confirme que a banda que contratar tem um leque de canções e de estilos bastante variado e que agrade a todos.

. É provável que tenham que fazer várias paragens ao longo da noite para poderem descansar. Afinal, quem aguenta tocar e cantar 5 ou 6 horas seguidas?

Prós e contras apresentados, resta-lhe decidir qual a opção que mais se adequa a si. E siga a música!

Dê-nos a sua opinião

  • 0
    0

    eo gostava de ter os dois – acham que se podem complementar… o ideal penso que seria ter um dj durante o jantar e durante toda a festa, com 1 hora e meia de uma banda (mais tempo é muito cansativo), para abrir o baile.

    Responder Dê-nos a sua opinião

    Anasofia_82
    • Olá Ana! Bom, pode sempre tentar conciliar as duas alternativas. Veja se não há um amigo que tenha jeito para pôr uns cd’s ou procure nas rádios locais onde reside, por exemplo. Pode haver quem tenha jeito para os “pratos” e se disponibilize a fazê-lo no seu casamento por um preço bem mais simpático. E a banda por que não colocá-la na lista de casamento do Zankyou como prenda?