62 músicas de reggaeton para não parar de dançar no seu casamento!

Uma playlist para o seu casamento com a cor, o ritmo e a "boa onda" das Caraíbas. Que a música não pare!

O reggaeton é um género musical de origem latina e caribenha, que conheceu um boom em meados dos anos 2000, mas cuja génese já vem da década de 70A sua base é o reggae nascido nas Jamaica, mas as influências do Panamá - de onde surgiu a denominação reggae em espanhol - de Porto Rico e do hip hop norte-americano foram moldando a sua essência. Hoje, devido a todas as alterações produzidas desde os anos 80 e 90, aquilo que era conhecido por reggae em espanhol evoluiu para se tornar no produto que conhecemos hoje em dia.

Guardar
Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography
Guardar
Fábio Azanha Photography
Fábio Azanha Photography

reggaeton é caracterizado por letras simples e que ficam no ouvido, sendo geralmente interpretado em "spanglish", uma mistura de inglês e espanhol. As letras recitam-se em lugar de serem cantadas e são arranjadas com o famoso Auto-Tune (processador que distorce a voz). Os seus ritmos básicos produzem-se electronicamente e misturam-se com sons do hip hop (que assumem a estética underground do género) e de muitos outros sons de origem caribenha. O resultado é uma música concebida para dançar e "aquecer o ambiente".

Guardar
Pressmaster Foto via Shutterstock: Pressmaster

Década de 2000

O reggaeton, tal como hoje o conhecemos, começou a ter sucesso a nível mundial em meados de 2000. Sem se saber exactamente o que era, este som latino propagou-se e provocou uma onda de festas e movimentos, bem como quase uma atracção animal face a este "novo" género musical, que está quase sempre associado a conteúdos sensuais.

Mas antes de começarmos a falar do reggateon puro e duro, é importante falar de Romeo Santos ainda como elemento do grupo Aventura, com o seu tema Obsesión. Apesar do género ser a bachata, abriu caminho a este boom latino, sendo que o artista veio posteriormente a colaborar com alguns dos primeiros nomes do reggaetonNoche de Sexo, com Wisil & Yandel, e Ella y Yo, de Aventura com Don Omar, são dois bons exemplos.

Guardar
Imagem retirada do vídeo Obsesión - Aventura

Entretanto, Big Boy enveredou pelo reggaeton com Mis Ojos Lloran Por Ti, apesar de ainda estar fortemente influenciado pelo reggae e pelo hip hop latino que sempre o caracterizaram (estávamos em 1996). Logo a seguir seguiu-se Papi Chulo... Te Traigo el Mmmmde Lorna, originária do Panamá.

E eis que chegamos a um dos principais precursores do reggaeton: Daddy Yankee, que com o tema Gasolina causou um boom que invadiu todas as discotecas em 2004 e perdurou pelos anos seguintes. Seguiram-se outros temas do cantor porto-riquenho também com imenso sucesso, tais como Rompe, Ella me LevantóLo que Pasó, Pasó, Si te Vas/Qué Tengo que Hacer (com Omega), No Me Dejes Solo (com Wisil & Yandel), Dónde Están las Gatas (com Nicky Jam) e Tu Príncipe, com Zion & Lennox.

Guardar
Univision Foto vía Univisión: Daddy Yankee

Don Omar foi outro dos que arrasou nos primeiros anos de sucesso do reggaeton, com temas que perduram ainda na memória e que ainda hoje soam nas discotecas a altas horas da madrugada: Pobre Diabla, Dale Don Dale, Dile, Ayer la Vi, Salió el Sol, Conteo ou Hasta Abajo. Também de destacar Baila Morena de Héctor & Tito; e a duppla Wisin e Yandel que, como já vimos, colaboraram com grandes estrelas do género, dando-nos também a conhecer outras obras como RakataSexy Movimiento, Pam Pam, Pegao, Yo te Quiero, Nadie Como Tú e Aventura; ou ainda Jimmy Bad Boy, mais dentro do reggae panamenho original, com o seu Bailando. Noche de Entierro juntou vários músicas e também teve bastante sucesso.

Mas há mais músicas a destacar: Calle 13 fez sucesso com Atrévete-Te -Te e Suave; Baby Ranks e Ángel López com Hasta Cuando; Plan B com Si No Le Contesto; Luny Tunes e outros com Mayor Que Yo; Tito el Bambino com Caile e Siente el Boom (com Jowell & Randy;) Zion com Zun Da Da ou Alexis & Fido com El Tiburón.

Entretanto, Pitbull, produtor norte-americano a quem é atribuída grande parte do bolo do reggaeton, para além de ter conseguido colaborações com os artistas latinos mais importantes do panorama musical, lançou nesta década êxitos como Culo ou I Know You Want Me (Calle Ocho).

Guardar
La Prensa Foto vía La Prensa: Pitbull

De 2010 até hoje

No final da década de 2000, o reggaeton parecia estar debilitado e começou a ocupar um espaço residual na música das discotecas. No entanto, o género começou a revitalizar-se, juntando ritmos mais dançáveis sobre a mesma base de sempre. Assim, cantores mais antigos e outros novos continuaram pelo caminho que já tinham começado anos atrás, optando pela inclusão de subgéneros, tais como o electro latino. Esta fusão foi encabeçada por Juan Magán, que acrescentou a salsa ao conjunto já existente. Bailando por el Mundo (com Pitbull), Si no te Siquiera ou Te Voy a Esperar (ambas com Belinda) são os seus temas mais conhecidos.

Guardar
Primavera Foto via Primavera: Juan Magán

Daddy Yankee seguiu também o seu caminho com LimboShaky, Shaky (também numa versão com vários artistas) ou La Rompecorazones. Por seu turno, Plan B teve muito sucesso com Fanática Sensual, e Wisin, já a solo, triunfou com Vacaciones, Adrenalina (com Jennifer López) e Nota de Amor.

Alguns dos representantes desta época  são Henry Méndez com Mi reina e Noche de Estrellas; Chino & Nacho com Andas en Mi Cabeza e Me voy Enamorando. Entre os mais actuais, Nicky Jam com temas como El Perdón, Hasta el Amanecer, Travesuras e Voy a Beber; J Balvin com Safari, Sigo Extrañándote e Tranquila; Sebastián Yartra e a sua Traicionera; Maluma com Borro Cassette, El Perdedor ou Sin Contrato; CNCO com Reggaeton Lento ou Tan Fácil e Kevin Roldán com Ruleta Rusa.

Guardar
Billboard Foto via Billborad: Nicky Jam

reggaeton misturou-se, assim, com géneros como a salsa, a bachata e outros sons latinos para criar canções que alcançaram o sucesso sobretudo na época do Verão. Assim surgiu também Danza Kuduro, interpretada por Don Omar e Lucenzo, um tema que mistura o kuduro. Também um êxito foi La Gozadora de Gente de Zona e Marc Anthony.

Outros sucessos a destacar: Bailar de Deorro e Elvis Crespo; Ya me Enteré de Reik e Nicky Jam; Princesa de Mi Cuento de Sergio Contreras; Como Tu No Hay Dos de Buxxi; Mi Corazón de Xrix y Buxxi; Cosita Bonita de Mr. Chris ou Entre la Playa Ella y Yo de Big Yamo.

O trono final é dado a Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, que é o grande êxito de 2017 até hoje. De qualquer forma, este ano está também a ter muito sucesso Escápate Conmigo de Wisin e Ozuna, Me Rehúso de Danny Ocean, Sola de Anuel AA com Daddy Yankee & outros e El Amante de Nicky Jam.

Guardar
Telemundo Foto vía Telemundo: Daddy Yankee y Luis Fonsi

Se quer que os seus convidados se divirtam e não parem de dançar na festa do seu casamento, misture alguns destes temas entre êxitos mais antigos e os temas actuais que estão a fazer sucesso em todas as pistas de dança.

Aqui fica a nossa selecção!

https://open.spotify.com/user/zankyoumusic/playlist/0Ut4251wmx6uIzSNqf2hQN

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.