10 praias fluviais para casar que a vão inspirar e apaixonar!

Cada vez mais concorridas no pico do Verão, as praias fluviais portuguesas estão entre as mais bonitas do mundo. Pela clareza das suas águas e pelo cenário bucólico que as envolve. A maioria já tem bandeira azul e todas as infraestruturas necessárias para garantir um dia de praia maravilhoso ou uma festa de casamento única.

Solicite informação sobre “Escolha o seu rio preferido como cenário do seu casamento. Foto Lounge Fotografia”
Escolha o seu rio preferido como cenário do seu casamento. Foto Lounge Fotografia

Se sempre sonhou “dizer O sim” numa praia, porque não aproveitar esta nova onda e casar nas margens do Douro, do Voga, do Lima ou do Voga? A brisa ribeirinha vai tornar toda a experiência ainda mais romântica. E pode aproveitar os espaços verdes que circundam estas praias para colocar um altar customizado.

Solicite informação sobre “O seu altar num espaço verde. Foto Adriana Morais”
O seu altar num espaço verde. Foto Adriana Morais

A Zankyou sugere-lhe hoje 10 praias fluviais que a vão inspirar e apaixonar. Na melhor das hipóteses, escolhe uma destas para cenário do seu casamento. Na pior das hipóteses, já saber onde ir passar uns dias de férias no verão outonal de São Martinho, que está mesmo aí a chegar.

O encanto dos rios portugueses. Foto: Céu Coutinho

Começamos com a cascata da Fraga da Pena. Na Aldeia de Benfeita, este pequeno oásis fica bem escondido em plena Mata da Margaraça (Serra do Açor). Com uma queda de água de pouco mais de 20 metros que desagua numa lagoa natural, o espaço oferece o cenário idílico para muitas noivas.

Cascata da Fraga da Pena. Foto: Wikipédia

No concelho de Arouca (tão rico em praias fluviais) destacamos a Praia Fluvial de Albergaria da Serra. Não tanto pela sua beleza natural (que a tem), mas pelos inúmeros percursos pedestres que a rodeiam, em especial aquele que “desagua” na Cascata da Frecha da Mizarela. Imagine as fotos que vai ter deste seu dia especial.

Em Castanheira de Pêra, fica a Praia Fluvial das Rocas. O lago artificial em torno do qual esta praia fluvial se desenvolve tem uma pequena ilha com vista para a Serra da Lousã e essa paisagem vale ouro.

Imagine as fotos que vai conseguir... Foto: Lisa Dawn

Em Castro Daire, a Praia Fluvial da Peneda é talvez a mais popular do país. Envolvida pelo centro histórico de Peneda e banhada pelo rio Ceira.

Chegados à Guarda, aqui nos espera a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa – uma das poucas do país que já conta com a bandeira azul, garantindo aos banhistas todas as condições necessárias a umas férias especiais. Nas margens do Mondego e no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, oferece a quem aqui passa o melhor da região.

Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. Foto: Turismo de Portugal

As praias de Fraga da Pegada e Ribeira usufruem das águas da Albufeira do Azibo, já classificada como paisagem protegida. Também com bandeira azul, qualquer uma destas praias fluviais lhe oferece tudo o que precisa para que a sua festa de casamento seja inesquecível. Se for uma noiva eco-friendly, aproveite a ciclovia do Azibo para chegar ao seu casamento de bicicleta! Decorada a rigor, claro.

Solicite informação sobre “Quer um casamento eco-friendly? Foto Outlux”
Quer um casamento eco-friendly? Foto: Outlux

É nas Fisgas de Ermelo (concelho de Mondim de Basto) que encontra a nossa terceira cascata. Se escolher esta praia fluvial, vai poder ter como testemunha o rio Olo e a cerimónia acontecerá no coração do Parque Natural do Alvão.

A Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra é recente mas já conquistou o coração das “gentes”. Tem um bonito passadiço de madeira sobre as margens do rio Unhais, onde poderá trocar os votos com a sua cara-metade.

Quem gosta de festivais de verão, conhece com certeza a Praia Fluvial do Taboão, onde todos os anos se realiza o Festival de Paredes de Coura. E quem conhece, com certeza é apaixonada por este pequeno oásis no fundo de um vale verdejante.

Praia Fluvial da Louriga. Foto: Ana Santos

Fechamos o nosso roteiro em Penela, mais concretamente da Praia da Louçaínha. As águas claras e límpidas desta piscina natural são das mais convidativas do país. E a paisagem natural envolvente é tão avassaladora que emocionará qualquer noiva.

Já tem uma preferida?

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

 Aguiam Wedding Photography
Lugares históricos para casar em Portugal
Se quer um casamento mágico e original Portugal é um destino com muitas opções. De Norte a Sul pode encontrar imensos lugares que são uma herança histórica de um país. Lugares de mitos, tradições, lendas e amores, paredes que contam histórias e são o marco perfeito para começar um novo capítulo da sua.
Hotel Vidago Palace. Fotografia: Branco Prata
Os 12 espaços mais luxuosos de Portugal para casar como uma princesa
Conheça os 12 espaços mais luxuosos para casar como uma princesa: um casamento repleto de glamour e sofisticação.
Quinta dos Is
As 7 melhores quintas para casar no Algarve
Venha conhecer algumas das melhores quintas para casar no Algarve e solicite informação gratuita!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação