1Love4Ever: o seu felizes para sempre começa aqui

É no coração de uma bonita e soalheira Lisboa, a meio caminho entre a Pronoivas, a Penhalta e a Rosa Clara, que fica o estúdio da 1Love4Ever. Um edifício de traça antiga, com salas de tectos altos trabalhados a lembrar um ambiente de palacete, restauradas para receber os casais que vão à procura do seu final feliz. A Zankyou esteve lá, à conversa com o fotógrafo à frente do projecto, Pedro Simões Costa, e a sua talentosa assistente, Filipa Lindmark, e deixou-se encantar pela prata da casa.

Falar da 1Love4Ever é falar também um pouco da Lili Cherry. A primeira, a menina dos olhos do Pedro. A segunda, a sua inspiração. Desde sempre apaixonado pela fotografia, desde os tempos de menino em que o avó lhe ofereceu uma Kodak Júnior de 1938, foi outro o rumo profissional que escolheu. À licenciatura, pós-graduação e mestrado na área de gestão de empresas, somou 12 anos de trabalho na banca. O amor pela fotografia esteve lá sempre, irredutível! Mas só recentemente tomou conta de tudo e por completo. Dezembro de 2014 assistiu ao nascimento oficial da 1Love4Ever, contudo, o Pedro já fotografava em nome próprio há pouco mais de um ano.

A ‘culpa’ é da Dalila Costa Carrilho, a grande mulher à frente da empresa de wedding coach Lili Cherry. Foi para ela, e promoção do trabalho da sua empresa, que o Pedro começou a fotografar. A princípio tímido, «os trabalhos da Dalila eram tão bons que precisavam de um fotógrafo à altura», conta-nos. Mas rapidamente, as suas fotos ganharam a atenção das noivas que procuravam a Lili Cherry. «Como posso contratar este fotógrafo»?, perguntavam?

Resisti antes de me lançar no desafio de encabeçar um projecto de fotografia de casamento», revela. Primeiro precisou de procurar formação e orientação de grandes nomes da fotografia de casamentos em Portugal. Conhecia muitos, dos anos em que trabalhou lado a lado com a Dalila nos casamentos organizados pela Lily Cherry e foi a vê-los fotografar que consegui muito do seu know-how! Autodidacta e apaixonado, seguiu com atenção o trabalho de Nelson Marques, Rui Teixeira e Catarina Zimbarra. Foi aliás assim que conheceu a sua assistente, a Filipa. Mas hesita em chamá-la de assistente e prefere o termo colega. A Filipa está com a 1Love4Ever há poucos meses e já tem provas dadas. Porquê a Filipa? O Pedro não vacila: «pela visão e sensibilidade femininas». Depois de uma «proposta quase irrecusável», a Filipa juntou-se ao barco.

O estilo das foto-reportagens da equipa pauta-se pela versatilidade da mesma. Mas, apesar da importância de se adaptar ao que os noivos querem e visualizaram para o seu casamento, o Pedro aposta muito na espontaneidade das suas imagens. Tem até um método para garantir que tudo assim se passa. Chama-lhe ‘camuflagem’. «Quando vou fotografar um casamento, visto-me e comporto-me como se fosse um dos convidados. Assim é mais fácil ‘apanhar’ os momentos menos ensaiados e conseguir as fotos mais naturais», conta-nos. Questionado, lembra-se de vários momentos assim, um deles muito hilariante: quando a noiva pediu à irmã que cortasse a etiqueta do vestido. «Um casamento é de uma responsabilidade tão grande. Se não estamos atentos no momento certo, na hora certa, não há direito a remake. O momento não se repete», acrescenta. E é por isso que, acima de tudo, está sempre em alerta.

A Filipa segue, segura, os passos do Pedro. E juntos, fazem uma pequena grande equipa. É aliás assim que o Pedro quer continuar. A 1Love4Ever só fotografa um casamento por dia. Não há segundas equipas. São as fotografias e o olhar atento do Pedro e da Filipa que contam a história do casamento. É com eles que os casais criam uma relação de cumplicidade e é esse o ponto de partida do trabalho da 1Love4Ever. «Não temos horários nem limites de fotos. Fazemos reportagens espontâneas com narrativas. Daqui a um ano, dez ou vinte anos, os noivos podem olhar para a história e perceber como tudo realmente se passou e não como um fotógrafo a produziu».

Gabam-lhe a «capacidade de registar sentimentos e emoções»… Diz a Helena Cardoso Pires sobre as suas fotos que «captam a essência do ser». E é exactamente isso que o ambiciona fazer. E fazê-lo não o deixa isento a senti-las também. «Já chorei muitas vezes em casamentos», confessa. Emociona-se. Porque um homem também chora…

A emoção faz até parte. «Aposto muito na relação com os noivos. Preciso de conhecê-los para perceber como querem que a sua história seja contada. Cada história de amor é uma história de amor diferente». Com base nesta relação de proximidade, nasceu o nome da empresa. 1Love4Ever porque a relação que o Pedro mantém com os casais que fotografa é, como o amor destes, para sempre. E é recorrente voltar a falar com os noivos que fotografou e fazer com eles tantas outras sessões fotográficas: a gravidez, os primeiros anos do bebé, o baptizado. E, se precisar, pode contractar também o serviço de vídeo. A história continua e a 1Love4Ever estar lá para a narrativa das imagens. Há três meses atrás um dos noivos telefonou ao Pedro para avisar que a mulher estava a entrar na sala de parto e ia ter um bebé. Isso é a melhor prova da consideração pelo seu trabalho. Isso é amor para sempre.

Até porque os noivos são a inspiração da 1Love4Ever. Mas há um método. Antes do dia do casamento, a equipa de fotógrafos reúne com os noivos várias vezes. O Pedro envia à noiva e noivo um questionário com perguntas que o ajudam a compreender como melhor se adaptar a eles. Quantas pessoas recebe em casa? Como se vê a entrar na igreja? Como espera ser recebida pelo seu noivo? «Um casamento no Pestana Palace terá um estilo diferente de um casamento descontraído na praia. Os noivos são diferentes, a luz é diferente, o ambiente é diferente e a personalidade dos noivos é-o também. É a eles, acima de qualquer outra coisa, que devemos o nosso respeito». Porque o que seria do amor sem o respeito?

LOGO 1LOVE4EVER (1)

 1Love4Ever

Telefone: 966793327
Reservas: lifeshootphotography@gmail.com
Site: www.1love4ever.pt
Siga no Facebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Your Story in Photos
Fotografia artística para eternizar os momentos mais felizes da sua vida!
A fotografia artística não perpetua só momentos, imortaliza também sentimentos e emoções vividos em dias únicos. Possibilita reviver vezes sem conta o dia mais feliz da sua vida, o dia do seu casamento.
AWE
20 dos melhores videógrafos de casamento de Portugal
Reunimos neste artigo os melhores videógrafos de casamento Portugal, grandes profissionais e grandes promessas que surpreenderão a todos com os seus projectos, qual é o seu favorito?
Foto Alves
Alguns dos melhores fotógrafos de casamento de Aveiro: a Veneza de Portugal revela os seus encantos!
Hoje damos-lhe a conhecer alguns dos melhores fotógrafos de Aveiro, a Veneza de Portugal, uma cidade única, à qual é impossível alguém ficar indiferente.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação