A Luz de Lisboa: fotógrafos alfacinhas revelam os melhores locais para fotografar na capital

Cidade das sete colinas – depois de Roma e Atenas antes dela – Lisboa é privilegiada por uma luz especial que emana do Tejo e se espalha por todos os locais da capital. Não há fotógrafo que não a elogie… Não é por acaso que Lisboa já se tornou um destino de sonho para Destination Weddings! Qual a sua Lisboa mais romântica?

Solicite informação sobre “Lisboa já se tornou um destino de Destination Wedding. Foto Pedro Taborda”
Lisboa já se tornou um destino de Destination Wedding. Foto Pedro Taborda
Solicite informação sobre “Ponte Vasco da Gama como cenário de fundo. Foto Adriana Morais”
Ponte Vasco da Gama como cenário de fundo. Foto Adriana Morais

A Zankyou esteve à conversa com três fotógrafas profissionais para perceber onde é que estão os melhores cenários lisboetas para sessões fotográficas com noivos e já sabe as respostas. Se o seu casamento é em Lisboa, talvez queira descobrir estes segredos.

Terreiro do Paço. Foto Andreia Melo
Zona Ribeirinha do Tejo. Foto Andreia Melo
Poesia à beira-Tejo. Foto Andreia Melo
Ponte 25 de Abril. Foto Andreia Melo

Começamos com as respostas da Joana Aguiam ao nosso pequeno questionário. A trabalhar na empresa Gloria Aguiam Fotografias, a Joana está muito habituada a escolher Lisboa, Cascais e Sintra como cenários para as suas imagens.

Solicite informação sobre “Amor em Lisboa. Foto Gloria Aguiam Fotografias”
Amor em Lisboa. Foto Gloria Aguiam Fotografias

1. Qual o estilo para a sessão perfeita de Outono?

O mais importante é que seja uma sessão descontraída, alegre e divertida. Dispensamos a formalidade e queremos aproveitar ao máximo as várias cores do Outubro.

2. Qual o sítio perfeito?

Um casamento de verão teria a praia ou um espaço debruçado como o mar como cenário ideal. Um casamento outonal combina com um jardim urbano com as várias cores das folhagens a conferir uma beleza adicional às fotografias.

3. Que conselhos para uma boa sessão fotográfica?

Os acessórios acrescentam sempre alguma coisa a cada fotografia. Os noivos podem oferecer aos seus convidados acessórios engraçados com muito potencial do ponto de vista fotográfico, como leques, óculos ou sombrinhas. Para um maior conforto da noiva, sugerimos a escolha de um tecido leve e fluído para o vestido. Os movimentos ondulantes de um vestido flutuante são sempre um bom ponto de partida para bonitas imagens. O bolo da noiva pode ser um bolo gelado, perfeito pela originalidade e frescura. A textura dos bolos deste género é perfeita para fotografar.

Mas o mais importante é a confiança que os noivos devem depositar na equipa que está a fotografar o seu casamento. Conhecer o trabalho dos profissionais que contrataram é imperativo para que eles desfrutem do seu dia ao máximo. Eles criam as memórias, nós registamo-las.

Solicite informação sobre “Love is all you need. Foto Gloria Aguiam Fotografias”
Love is all you need. Foto Gloria Aguiam Fotografias

A Adriana Morais tem mais dicas para si. Alfacinha de coração, adora o pôr-do-sol e partir à descoberta em viagens que retrata com criatividade e . Para as suas fotografias – que tira desde que se lembra – inspira-se num estilo documental, mas personaliza-o sempre com o seu toque inconfundível.

1. Qual o estilo para a sessão perfeita de Outono?

O mais importante para qualquer sessão é que os noivos se sintam confortáveis. Claro que como é um dia importante e que vai ficar para sempre na memória, os noivos podem (e devem) dar o seu toque especial. Usar uma maquilhagem ou acessórios novos, por exemplo.

2. Qual o sítio perfeito? 

O local ideal para a sessão de Outono é um jardim com muitas árvores. Nada como aproveitar o mais típico e bonito desta estação: o contaste de cores entre as folhas amarelas e castanhas. Nos dias mais quentes do Outono – e parece que este ano vamos ter muitos para compensar o Verão que andou escondido – também é uma excelente ideia aproveitar as nossas lindíssimas praias que já começam a estar vazias.

Solicite informação sobre “A beleza de um casamento de Outono. Foto Adriana Morais”
A beleza de um casamento de Outono. Foto Adriana Morais

3. Que conselhos para uma boa sessão fotográfica?

Ao contrário da luz de Verão que é forte, no Outono começamos a ter uma luz mais suave, que ajuda qualquer fotografia. A altura ideal para fazer a sessão é duas horas antes do pôr do sol – a chamada hora mágica. Imagine-se a luz dourada do pôr do sol a bater nas folhas amarelas nas árvores. Perfeito, não?

Casar no Outono é especial. É verdade que os dias são mais curtos (e há que ter isso em consideração quando fizerem o vosso plano do dia), mas são mais românticos. Os noivos podem por exemplo aproveitar a estação para dar um toque diferente à decoração e ao menu. As castanhas e as romãs são óptimas para fotografar.

Outra das vantagens do Outono é que os noivos podem mostrar o bronze que conseguiram no verão e que em Maio e Junho ainda não têm. As pessoas tendem a sentir-se mais confiantes quando se sentem mais bonitas.

Solicite informação sobre “Sessão de namoro na praia durante o Outono. Foto Adriana Morais”
Sessão de namoro na praia durante o Outono. Foto Adriana Morais

Falámos ainda com a Sara Constança. Com um gostinho especial pela foto-reportagem como documentação do real, a Sara traz um bocadinho do universo cinematográfico para as suas imagens. E também é uma apaixonada por Lisboa, que fotografa há mais de 20 anos.

1. Qual o estilo para a sessão perfeita de Verão?

Tudo o que for uma colocação de estilo no trabalho, que possa ser tida como um estilo a seguir, um trend ou uma moda, vai necessariamente datar o trabalho, o que não é muito interessante, sobretudo em fotografia de casamento, que é trabalho para durar a vida do casal. Dito isto, há sempre um estilo: o estilo dos noivos. Por isso é tão importante criar uma relação de intimidade com cada casal. Um fotógrafo de casamento, ou um retratista, um profissional que trabalhe com as emoções humanas, deve ser capaz duma ligação genuína e deve ainda estar sempre muito atento ao âmbito psicológico da relação. Só depois vem a personalidade do artista, que é também fundamental, porque a relação que se criar é uma mistura das três: noiva, noivo e fotógrafo.

A co-criatividade é o centro do processo. E quando o trabalho é bem feito, é possível devolver aos noivos as pessoas que eles realmente são. Um trabalho de arte quer-se sempre novo, original, criativo e genuíno. E para isto é preciso ter-se muita honestidade intelectual e uma grande devoção à poética de cada situação, abrindo sempre todas as portas à beleza por revelar, sem nunca procurar fazer uma colagem do que julgamos ser a beleza.

O meu conselho é o de não seguir de forma nenhuma um estilo ou uma trend que seja quem for aponte como o que se faz ou deve fazer nesta ou naquela época. Encontrem a vossa identidade e sejam o mais honestos que podem na criação do trabalho!

2. Qual o sítio perfeito?

O sítio da preferência dos noivos com a salvaguarda do projecto co-criativo entre os noivos e o fotógrafo.

3. Que conselhos para uma boa sessão fotográfica?

As possibilidades aqui são tantas consoante cada caso, que todas as técnicas e acessórios podem fazer parte do projecto. Deixo uns concelhos gerais sobre o que nunca fazer. Nunca usar os automatismos da máquina, quer seja para os mecanismos de regulação da exposição ou para a compressão da informação RAW num ficheiro TIFF (menos mau) ou JPEG (muito mau). Usar o mais possível luz natural e ambiente, evitar a todo o custo a utilização de flash, com a salvaguarda de que há momentos em que o flash pode ser usado de forma criativa para criar resultados interessantes. É bom ter sempre alguns equipamentos básicos, como um bom reflector e um tripé, nunca se sabe quando vão ser necessários. Evitar a todo o custo situações artificiais, como um lugar que nada tem a ver com os noivos ou um estúdio. Evitar a superficialidade e artificialidade das sessões de estúdio, que só em alguns casos muito específicos de retracto é que fazem sentido.

Solicite informação sobre “Aproveite as cores outonais. Foto Sara Constança”
Aproveite as cores outonais. Foto Sara Constança

Já escolheu o seu cenário de sonho? Os Jardins da Gulbenkian, a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Mercado da Ribeira. Motivos para se apaixonar pela capital não faltam.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação