As 7 mentiras sobre beleza que nunca mais voltará a acreditar

As dietas e os cosméticos estão carregados de uma série de mitos que deve abolir, de uma vez por todas, da sua vida

Os alimentos e os cosméticos são assuntos que estão na ordem do dia, por isso não é de estranhar que nasçam tantos mitos, boatos e outras histórias em seu redor. O que é saudável hoje, amanhã pode ser causa de uma doença terrível. Portanto, para evitar todas as falsas alegações e conselhos prejudiciais que ouve ou lê com frequência, elaborámos uma pequena lista com as mentiras mais flagrantes e descaradas que podem ter influência na sua imagem e saúde. Fique bem atenta!

Guardar
debasige Foto vía Shutterstock: debasige

Os refrescos light não engordam

De facto, as bebidas light (sem açúcar) não têm as mesmas calorias que as "normais". Mas, como já deve ter ouvido, "nem tudo o que reluz é ouro". Os refrescos light contêm edulcorantes (substitutos do açúcar), o que não é nada saudável. Esses adoçantes provocam o aumento da insulina, levando a um aumento do apetite, o que faz com que os seus consumidores engordem, de forma indirecta. Além disso, o gás contido nestes refrigerantes é o mesmo, por isso do inchaço não se livra. 

Guardar
Nicoleta Ionescu Foto vía Shutterstock: Nicoleta Ionescu

Os cosméticos não caducam

Pode parecer que os cosméticos são eternos, porque a maioria não apresenta a data de validade, de forma clara. Mas não acha que se devia questionar um pouco melhor sobre isso? Se tiver um creme anos na prateleira, é natural que quando o abrir já não cheire da mesma maneira nem tenha a mesma consistência. Assim sendo, o melhor é deitá-lo fora de uma vez por todas. Lembre-se que as loções corporais, maquilhagem em geral, entre outros produtos de beleza são fontes de bactérias (e gordura). Se as usar em mau estado, pode vir a ter problemas de pele graves e muito incómodos.

Beber dois litros de água por dia ajuda a emagrecer

No fundo, beber os tais dois litros de água diários que sempre a aconselharam é positivo, entre outras coisas, porque ajuda a satisfazer a fome. Sem falar que consumir líquidos é saudável (lembre-se que a água é vida). No entanto, se abusar no seu consumo ou misturar com as refeições, o efeito pode ser o oposto, quase como um acidente de comboio! É verdade que a água ajuda a filtrar as toxinas, mas se você fizer retenção de líquidos, o efeito não será o desejado. Se não acredita, olhe para as suas pernas. Inchadas e pesadas? O melhor é consultar um especialista, para que este a analise e faça um plano de acordo com as suas características e necessidades.
Guardar
Undrey Foto vía Shutterstock: Undrey

Depilar com lâmina faz com que os pelos cresçam mais depressa

.... Só o faz visualmente. Ou seja, como o sol aclara os pelos e essa é precisamente a parte que depilamos, quando este volta a crescer, vê-se logo a parte mais escura. Esta (ainda não queimada pelos raios solares) salta à vista. Daí haver uma certa ilusão de óptica que nos faz pensar que os pelos crescem mais rápido, depois de cortados com gillette.

A ausência de sal ajuda a perder peso

Os alimentos sem sal não levam à retenção de líquidos, o que é bom, já que evita que as pernas ou barriga fiquem inchadas. No entanto, os alimentos em si, quer levem sal ou não, engordam da mesma maneira, porque mantém as suas calorias intactas. Voltamos a enfatizar que o que engorda num alimento são as suas calorias. Se tem sal ou não isso é secundário. Agora, que o sal pode inchar, pode.
Guardar
prasit2512 Foto vía Shutterstock: prasit2512

 Os produtos naturais são melhores

Alguns sim, mas outros não. Tudo depende de si, das suas características próprias. Por isso, não é de estranhar que aquele creme feito à base de produtos naturais, que tanto quis comprar, não lhe esteja a fazer o bem desejado. É que não se coaduna com as suas necessidades específicas. Se, por acaso, misturar um comprimido com componentes naturais com aquele xarope para a tosse (químico), pode correr o risco de ter uma reacção adversa. Por isso, não é aconselhável que tome medicação, natural ou química, sem que tenha sido prescrito por um médico especialista, nutricionista ou homeopata.

Jantar apenas fruta é saudável

Não é que esta afirmação seja 100% falsa, mas é enganosa. Passando a explicar: A fruta é saudável ponto. Isso não é contestável. Mas comer só fruta?! Claro que as tais cinco peças recomendadas por dia, só lhe fará bem, mas contém açucares, por isso se comer demais também corre o risco de engordar. Mas esta questão da fruta tem muito que se  lhe diga. Há nutricionistas que defendem que deve ser consumida sem travões, porque o seu açúcar é saudável e o número de calorias que tem (baixo) não há-de levar ao ganho de peso. Outros acham que só três ou quatro peças já é suficiente, precisamente para não contribuírem para o ganho de peso. Na verdade, consoante as suas características físicas, não é aconselhável que só coma fruta. Até porque lhe ficam a faltar outros nutrientes que só outros alimentos têm. Mais uma vez, o melhor é aconselhar-se com um profissional.

Guardar
Ariwasabi Foto vía Shutterstock: Ariwasabi

Como há-de imaginar, há muitos mais mitos por aí, mas estes são os mais flagrantes. Livre-se deles o mais depressa possível e comece a levar uma vida sã.

Agora, tome nota dos seis erros de higiene e beleza que cometemos todos os dias.

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.