Os rumores já circulavam há algum tempo, mas agora já há confirmação oficial por parte do Palácio de Kensington: o príncipe Harry e Meghan Markle estão noivos. Segundo a Casa Real Britânica, o casal irá subir ao altar na Primavera de 2018.
O comunicado foi emitido pela Clarence House, isto é, pelo Príncipe de Gales, adiantando que o pedido de casamento aconteceu no início deste mês, em Londres, e que apenas a rainha e outros “membros próximos da família” sabiam do compromisso, sendo que o “príncipe Harry também pediu e recebeu a bênção dos pais de Miss Markle.
“Sua Alteza o Príncipe de Gales tem o prazer de anunciar o noivado do Príncipe Harry e a Sra. Meghan Markle”, lê-se no anúncio que revela que “mais detalhes serão anunciados oportunamente” e explica que o casal irá viver em Nottingham Cottage, no complexo do Palácio de Kensington, onde já moram o Príncipe William, a Duquesa de Cambridge e os filhos.
Através da conta do Twitter do Palácio de Kensington a Rainha Isabel II de Inglaterra e Felipe de Edimburgo transmitiram a alegria que sentem pelo acontecimento, desejando a maior felicidade ao casal.
The Prince of Wales is delighted to announce the engagement of Prince Harry to Ms. Meghan Markle. pic.twitter.com/zdaHR4mcY6
— Clarence House (@ClarenceHouse) November 27, 2017
The Queen and The Duke of Edinburgh are delighted for the couple and wish them every happiness. https://t.co/aAJ23uSbao
— The Royal Family (@RoyalFamily) November 27, 2017
Por seu turno, a Casa Real Britânica também revelou um comunicado por parte dos pais de Meghan, Mr. Thomas Markle e Ms. Doria Ragland, no qual manifestam o seu consentimento e felicidade pelo casamento iminente.
“Estamos incrivelmente felizes pela Meghan e pelo Harry. A nossa filha sempre foi uma pessoa bondosa e afectuosa. Ver a união dela com o Harry, que partilha das mesmas qualidades, é fonte de grande alegria para nós enquanto pais. Desejamos-lhe uma vida de felicidade e estamos muito entusiasmados com o seu futuro juntos.”
Ms. Markle's parents, Mr. Thomas Markle and Doria Ragland have wished the couple 'a lifetime of happiness.' pic.twitter.com/H4kpTgpkYE
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) November 27, 2017
Também os duques de Cambridge, William e Kate, já vieram fazer uma declaração, mais descontraída, onde confessam que estão “entusiasmados por Harry e Meghan”, acrescentando como tem sido bom conhecer a actriz e “ver o quão feliz Meghan e Harry estão”.
The Duke and Duchess of Cambridge said of the engagement:
'We are very excited for Harry and Meghan. It has been wonderful getting to
know Meghan and to see how happy she and Harry are together.'— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) November 27, 2017
Outra personalidade a manifestar-se oficialmente sobre o noivado foi a primeira-ministra britânica, Theresa May, que emitiu uma nota de imprensa a dar os parabéns ao casal, desejando-lhes as maiores felicidades para o futuro.
I would like to offer my very warmest congratulations to HRH Prince Harry and Meghan Markle upon their engagement.
This is a time of huge celebration for two people in love and, on behalf of myself, the Government and the country, I wish them great happiness for the future. https://t.co/Sfx76X98BW
— Theresa May (@theresa_may) November 27, 2017
O príncipe Harry, de 33, e a actriz americana conhecida pelo papel na série de Suits, Meghan Markle, de 36, já namoram há um ano e meio. Apesar de ser a relação mais curta do filho de Diana de Gales, esta foi formalizada em poucos meses e a jovem conseguiu introduzir-se rapidamente na Casa Real Britânica. Na altura em que confirmou a relação, Harry pediu respeito, uma vez que muito se escreveu sobre a actriz não só por ser filha de pai branco e mãe negra, mas também por ser divorciada – o que, na realidade, já não é problema para a casa real, já que o Príncipe Carlos não só se divorciou de Diana, como casou com uma mulher divorciada, Camila Parker Bowles. Além disso, Markle é católica – o que poderia afastar o príncipe da sucessão ao trono – mas com a actualização das regras de sucessão em 2015, tal não acontecerá.
O amor sempre vence! Pelo menos é isso que gostamos de acreditar. E os sonhos concretizam-se, não só para todos nós, membros da plebe, mas também para os Príncipes da Realeza. Com efeito, através do documentário Quando Harry Conheceu Meghan: Um Romance Real, emitido pelo Channel 4 da televisão britânica, sabe-se que o Príncipe Harry já sentia um amor platónico pela actriz, anos antes de a conhecer e iniciar uma relação. E agora, não só ela encontrou o seu Príncipe encantando como o Príncipe irá casar com a rapariga dos seus sonhos!
Assim se põe fim a insinuações, teorias e especulações que há meses alimentam a possibilidade do compromisso do quinto na linha de sucessão à coroa britânica – a seguir ao pai, ao irmão mais velho e aos dois sobrinhos, filhos de William. Ficamos então a aguardar os detalhes sobre o grande casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle, um dos enlaces da década. Para já, o casal marcará presença esta tarde numa sessão fotográfica no Palácio de Kensington e dará uma entrevista que irá para o ar logo no início da noite no Reino Unido.
Veja também:
Contacte com as empresas mencionadas neste artigo
Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?
Subscreva a nossa newsletter
Dê-nos a sua opinião