Na última década, a fotografia de casamentos reinventou-se! Longe ficaram os tempos das fotografias ensaiadas e das poses com familiares e amigos. Os novos e talentosos fotógrafos que emergiram nestes últimos anos trouxeram uma lufada de ar fresco ao negócio. Estamos a falar de nomes como a Diana Nobre, o José Teixeira, a Vanessa e o Ivo (Momento Cativo), o Pedro Filipe, entre tantos, tantos outros.
Foto Diana Nobre Fotografia
Foto Efeito Espontâneo
Foto Pedro Filipe Fotografia
As fotos estão mais naturais e iluminadas, o estilo está mais próximo da foto-reportagem e os pormenores (em estilo de “close-up”) passaram a ter uma nova importância. A Zankyou gosta muito da mudança e gosta ainda mais do trabalho destes novos “players”. Por isso, hoje, dá-lhe a conhecer as seis características que ligam o novo estilo de fotografia de casamento.
O efeito filtro
A culpa é do instagram e das maravilhas do Photoshop. Os fotógrafos actualmente são mais sensíveis à iluminação da foto e à forma como esta pode acrescentar informação à imagem.
Foto Diana Nobre
Foto Diana Nobre Fotografia
A importância do contexto e do enquadramento
Esqueça as fotos centradas, nas quais o casal olha de frente para a câmara. Os novos fotógrafos preferem as imagens espontâneas e naturais. O casal raramente olha para a câmara. O mesmo pode dizer-se dos convidados. A ideia de que o objecto central da fotografia está no centro da imagem também já foi desconstruída e muitas vezes o cenário ocupa grande parte da fotografia.
Foto Diana Nobre Fotografia
Foto Efeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo
O modelo jornalístico
Os novos fotógrafos procuram camuflar a sua presença. O registo fotográfico que fazem assemelha-se ao registo de uma foto-reportagem jornalística, como nos sugere a fotógrafa Rita Rocha. As pessoas não estão à espera de ser fotografadas e o resultado prima pela naturalidade.
Foto 1Love4Ever
Foto Retractus
A ideia de movimento e fluidez
As fotografias ganharam uma certa fluidez. Apesar de estáticas, há uma tendência para destacar elementos que dão a ideia de movimento: a saia flutuante de um vestido de noiva de corte princesa, elementos decorativos dependurados dos ramos de uma árvore, as árvores e folhas em si.
Foto José Teixeira
Foto Momento Cativo
Viva os pormenores
Os protagonistas não são sempre as pessoas. E, mesmo quando são, as fotos deixaram de ser de corpo inteiro. O destaque pode estar num detalhe do vestido de noiva, num abraço trocado entre o casal, no bouquet da noiva.
Foto Pedro Filipe Fotografia
Foto Retractus
Foto Retractus
Foto 1Love4Ever
O regresso do preto e branco
Por muitos privilegiado, devido à sua estética sóbria e ao mesmo tempo delicada, o preto e branco voltou a ser escolha dos fotógrafos. Há mesmo quem proponha ensaios inteiros a preto e branco como opção para registar o dia de casamento de um casal. E as fotos ficam lindíssimas.
Foto Diana Nobre Fotografia
Foto Pedro Filipe Fotografia
Foto José Teixeira
Agora que já sabe as seis características deste novo estilo de fotografia, já pode consultar o portefólio dos fotógrafos de casamento que a Zankyou recomenda e escolher o seu preferido para o seu grande dia.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião