As 6 novas tendências na fotografia de casamentos

Na última década, a fotografia de casamentos reinventou-se! Longe ficaram os tempos das fotografias ensaiadas e das poses com familiares e amigos. Os novos e talentosos fotógrafos que emergiram nestes últimos anos trouxeram uma lufada de ar fresco ao negócio. Estamos a falar de nomes como a Diana Nobre, o José Teixeira, a Vanessa e o Ivo (Momento Cativo), o Pedro Filipe, entre tantos, tantos outros.

As fotos estão mais naturais e iluminadas, o estilo está mais próximo da foto-reportagem e os pormenores (em estilo de “close-up”) passaram a ter uma nova importância. A Zankyou gosta muito da mudança e gosta ainda mais do trabalho destes novos “players”. Por isso, hoje, dá-lhe a conhecer as seis características que ligam o novo estilo de fotografia de casamento.

O efeito filtro

A culpa é do instagram e das maravilhas do Photoshop. Os fotógrafos actualmente são mais sensíveis à iluminação da foto e à forma como esta pode acrescentar informação à imagem.

A importância do contexto e do enquadramento

Esqueça as fotos centradas, nas quais o casal olha de frente para a câmara. Os novos fotógrafos preferem as imagens espontâneas e naturais. O casal raramente olha para a câmara. O mesmo pode dizer-se dos convidados. A ideia de que o objecto central da fotografia está no centro da imagem também já foi desconstruída e muitas vezes o cenário ocupa grande parte da fotografia.

O modelo jornalístico

Os novos fotógrafos procuram camuflar a sua presença. O registo fotográfico que fazem assemelha-se ao registo de uma foto-reportagem jornalística, como nos sugere a fotógrafa Rita Rocha. As pessoas não estão à espera de ser fotografadas e o resultado prima pela naturalidade.

A ideia de movimento e fluidez

As fotografias ganharam uma certa fluidez. Apesar de estáticas, há uma tendência para destacar elementos que dão a ideia de movimento: a saia flutuante de um vestido de noiva de corte princesa, elementos decorativos dependurados dos ramos de uma árvore, as árvores e folhas em si.

Viva os pormenores

Os protagonistas não são sempre as pessoas. E, mesmo quando são, as fotos deixaram de ser de corpo inteiro. O destaque pode estar num detalhe do vestido de noiva, num abraço trocado entre o casal, no bouquet da noiva.

O regresso do preto e branco

Por muitos privilegiado, devido à sua estética sóbria e ao mesmo tempo delicada, o preto e branco voltou a ser escolha dos fotógrafos. Há mesmo quem proponha ensaios inteiros a preto e branco como opção para registar o dia de casamento de um casal. E as fotos ficam lindíssimas.

Agora que já sabe as seis características deste novo estilo de fotografia, já pode consultar o portefólio dos fotógrafos de casamento que a Zankyou recomenda e escolher o seu preferido para o seu grande dia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre Fotografia
Campanha sem IVA de Diana Nobre Fotografia: a oportunidade de que estava à espera!
Diana Nobre Fotografia está a oferecer o valor do IVA aos noivos: não perca esta oportunidade imperdível!
It's all about
Evolução da Fotografia de Casamento pela equipa It's All About
Se comparamos uma fotografia de casamento há 10 anos atrás e uma actual, as diferenças são absolutamente notórias, o que não significa que a passada fosse incorrecta, mas que simplesmente se trata de uma desactualização.
Descubra qual foi a foto vencedora da votação para a melhor fotografia 2017
Descubra qual foi a foto vencedora da votação para a melhor fotografia 2017
Hoje revelamos-lhe a foto vencedora da votação para a melhor fotografia de 2017, eleita pelos nossos leitores!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação