Conheceram-se eram ainda crianças, mas o pedido de casamento surgiu bem mais tarde, numas férias em França, com o aval de uma estrela cadente. Sobre o casamento, Maria e André tinham uma visão pouco tradicionalista e optaram por casar num local que faz parte das suas vidas, para poderem associá-lo eternamente ao dia do seu casamento.
Onde? Em casa.
Como correu? Vamos deixar que sejam eles a contar.

Zankyou: Sabemos que casaram em casa…
Noivos: Casar em casa foi uma loucura, mas por sorte só nos apercebemos disso quando era tarde demais… A ideia de casar numa quinta nunca nos agradou especialmente. Achámos que seria um grande motivo de felicidade casar num sítio que faz parte das nossas vidas e poder associá-lo para sempre a esse dia. O grande “senão” foi a quantidade de preocupações e trabalho extra que tivemos, desde coisas básicas da preparação do terreno - como a água e luz - à sincronização de todos os fornecedores: catering, tenda, decoração, animação, etc… Como se costuma dizer: “não tentem isto em casa…”





Zankyou: Mas a organização do casamento correu bem?
Noivos: Sim. E estivemos sempre em sintonia. Fomos fazendo algumas cedências, mas estivemos sempre de acordo.
O primeiro passo que tomámos foi decidir o catering porque era o factor limitante. Falámos logo com a Encontrus, queríamos muito contar com eles (a comida é sempre deliciosa!). Na altura não sabíamos sequer se era possível montar cozinhas e se os camiões tinham acesso ao local. Só depois de termos luz verde do catering é que partimos para o restante planeamento.
Uma vez que foi num espaço nosso, participámos activamente na preparação de todos os espaços e pormenores, mas sempre com a orientação da equipa da Ideias de Veludo, que conseguiu materializar tudo o que nós tínhamos imaginado e ainda nos fizeram algumas surpresas extraordinárias! Além disso, fizeram um trabalho excepcional no dia, sincronizando todos os fornecedores!







Zankyou: E em relação à cerimónia? O que decidiram fazer?
Noivos: Quisemos casar pelo civil porque é aquilo que nos une aos olhos do estado português. Haveriam tantas possibilidades para a cerimónia, quantas religiões existem no mundo. No nosso caso nenhuma delas fazia especial sentido. Decidimos então personalizar a cerimónia ao nosso gosto. Podermos dizer um ao outro o que sentimos num dia tão importante das nossas vidas e também ouvir pessoas que nos dizem tanto tornaram a cerimónia muito especial.









Zankyou: Voltando atrás no tempo... Como se conheceram?
Noivos: Conhecemo-nos por um feliz acaso... Os nossos pais tiveram a mesma ideia... Como no nosso percurso íamos certamente ter mais contacto com a Língua Inglesa, acharam que era uma boa opção começar por aprender Francês no 5º ano. Como tal, conhecemo-nos na escola quando tínhamos 9 anos.




Zankyou: Quando surgiu o pedido de casamento?
Noivo: O pedido de casamento aconteceu durante as nossas férias em Biarritz (França). O anel já ia na mala. No aeroporto, houve um pequeno susto… a mala apitou. Felizmente nada teve a ver com o anel! Numa das noites pedi à Maria que vestisse uma roupa especial para irmos jantar fora. Fomos a um restaurante que gostávamos muito e depois fomos dar uma volta. Ao pé do farol, com vista sobre a praia, ajoelhei-me e tirei o anel do bolso… “Maria, queres casar comigo?” A Maria prontamente respondeu “Sim!”. Pouco depois, vimos os dois uma estrela cadente!








Zankyou: E o passo seguinte foi....?
Noivos: Depois do pedido, foi surgindo naturalmente a ideia de partilharmos a nossa felicidade com as pessoas que gostam de nós. Inicialmente até pensamos em fazer uma festa muito pequena…
Noiva: … mas o meu pai sempre disse que no dia em que eu casasse queria pelo menos almoçar comigo (brincadeira). Entretanto começámos a pensar nas pessoas que gostávamos mesmo que fizessem parte desse dia e rapidamente percebemos que a festa não iria ser tão pequena assim. Foi bonito apercebermo-nos do entusiasmo das pessoas à medida que iam sendo convidadas.




Zankyou: Escolheram algum tema ou basearam-se nalguma inspiração para o casamento?
Noivos: Não nos preocupamos muito com o estilo, nem combinamos nada em relação ao que íamos vestir ou a qualquer acessório. Tentámos escolher roupa e acessórios com os quais nos identificássemos e nos fizessem sentir bem. Houve uma única exigência de cada lado: o André tinha de ir de laço e a Maria de cabelo apanhado.












Zankyou: E como foi o grande dia?
Noivos: Não somos profundos conhecedores de todas as tradições da festa de casamento e sempre estivemos mais concentrados na festa em si e na alegria de estar com as pessoas de quem gostamos. Mas curiosamente, até tínhamos combinado não estarmos juntos na manhã desse dia. No entanto, os nossos amigos vieram mais cedo e juntaram-se lá em casa para ajudar com os preparativos. Não podíamos perder a oportunidade de estar com eles! O sol estava convidativo e acabámos por passar ótimos momentos todos juntos na piscina.
Entretanto, optámos por fazer fotos com os convidados e não nos arrependemos nada. Toda a gente quer ter uma foto com os noivos nesse dia e pensámos que se não tivéssemos esse momento as pessoas iriam passar o resto da festa preocupadas para conseguirem uma foto connosco.
Não mudávamos nada! Correu tudo muito melhor do que aquilo que tínhamos imaginado e planeado.








Zankyou: Algum conselho que possam dar a outros noivos?
Noivos: O melhor conselho que podemos deixar a outros casais é que procurem muitas imagens daquilo que gostam e que tentem encontrar alguém que perceba essas ideias e que vos ajude a concretizá-las. Toda a ajuda é pouca!



André sobre Maria
"A Maria é a pessoa mais carinhosa e mais inteligente que eu alguma vez conheci. Com ela sou uma pessoa muito melhor, tem o poder de transformar os meus defeitos em virtudes."
Maria sobre André
"O André sempre me apaixonou pela sua inteligência e sensibilidade. Já vivemos em várias casas, em vários países, e senti sempre que a minha casa é onde ele estiver."
Fornecedores
Local do evento: Celorico da Beira | Fotografia: Momento Cativo | Catering: Encontrus | Decoração & Conceito: Ideias de Veludo |Tenda: Paiva Tendas |Animação da festa: DJ – Pro Evento | Fato do Noivo: Atelier Gio Rodrigues | Vestido de Noiva: Encanto | Cabelo & Make-up: Daniela Reis | Vídeo: Awe Pictures
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião