Momento Cativo: sensibilidade e bom senso

Ela, perfeccionista, dedicada, responsável. Ele, ambicioso, positivo, determinado. A Vanessa e o Ivo são os Momento Cativo. Fotógrafos (e dos bons) há quase 5 anos, não se deixam estagnar na sua profissão. Estão sempre à procura de saber mais, de fazer melhor, de ir mais longe.

Ela, perfeccionista, dedicada, responsável. Ele, ambicioso, positivo, determinado. A Vanessa e o Ivo são os Momento Cativo. Fotógrafos (e dos bons) há quase 5 anos, não se deixam estagnar na sua profissão. Estão sempre à procura de saber mais, de fazer melhor, de ir mais longe. Humildes e de espírito inquieto, aprendem todos os dias um pouco. E aprendem com os casais que fotografam mas também com os seus pares. Ainda há pouco tempo estivera na Itália, na bonita La Badia Di Orvieto, para fazer um workshop by Pearl & Godiva com o conceituado Erich McVey. Assim trabalham felizes, por amor e com (bom) gosto. A Zankyou conhece e admira o seu portefólio já há muito e achou que estava na hora de descobrir o homem e a mulher que dão vida, luz e cor a tão bonitas fotografias e que dão uma narrativa única a tantas histórias de amor.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

PS: I love you

É o amor que os liga. Pode até falar-se em amor à primeira vista. Os dois conheceram-se em 2006, como alunos da ESAD, em Matosinhos. Os interesses eram comuns. Ambos se inscreveram no curso de Artes Digitais e Multimédia. Mas o Ivo já trabalhava na área da fotografia. Com o tempo, a Vanessa começou a seguir-lhe as pegadas e fê-lo com distinção, tornando-se rapidamente exímia na arte de fotografar. Depois da formação, ainda tentaram o caminho mais convencional. Ela como fotógrafa na Farfetch, ele como animador 2D na X-Team (empresa australiana) mas o bichinho da fotografia permaneceu, adormecido. A transição de trabalhadores por conta de outrem para empreendedores com um negócio próprio foi muito natural. A Vanessa conta-nos: «trocámos o certo pelo incerto. Mas ambos sentíamos que não poderia ter sido diferente». Dizem eles e dizem as dezenas de casais que a Vanessa e o Ivo já fotografaram.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

Os rótulos não importam. A Vanessa e o Ivo não fazem wedding sessions, e-sessions, trash the dress sessions. Quando lhes perguntamos que tipo de serviços oferecem aos casais enamorados que os procuram, não hesitam em responder: «fazemos reportagem dos momentos mais felizes e marcantes da vida dos casais, momentos que merecem ser eternizados». E isso pode ser a sessão fotográfica de uma festa de casamento ou apenas uma sessão fotográfica de mais um dia feliz. Não há momentos pequenos quando se ama. Os Momento Cativo sabem disso e estendem o tapete vermelho a todas as histórias de amor. «Sabemos a importância que o dia do casamento tem nas vidas das pessoas e comprometemo-nos a fazer os possíveis e impossíveis para que as suas memórias fotográficas correspondam e transmitam de forma justa cada lágrima, cada abraço, cada sorriso». E é por essa razão que merecem os testemunhos de apreço dos seus noivos.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

«É habitual as pessoas dizerem que é através da fotografia que captamos momentos, os instantes únicos, que jamais se repetirão. As fotos são testemunhas oculares dos factos. São a existência contida em imagens, comprovando que aquele instante realmente aconteceu. Passou ainda pouco tempo (afinal de contas, só nos casamos há dois meses) mas o dia do nosso casamento passou tão rápido, foi tão fugaz, que ficou uma certa sensação de irrealidade... Só pequenos objectos e símbolos, nos permitem revisitar e reviver pormenores subtis que o tempo dilui e a memória insiste em esquecer. Reviver aquele dia através dos olhos da Momento Cativo só comprovou que escolher a Vanessa e o Ivo como fotógrafos foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Excederam todas as nossas expectativas. Quando vemos o vosso trabalho, voltamos a sentir-nos felizes, amados». São palavras da Vera e do Victor, um dos casais que a Momento Cativo fotografou este ano.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

Inspiração e método

Arnold Newman, um respeitável fotógrafo americano dizia que «A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar». A Vanessa e o Ivo são esse coração e essa alma, emprestando a todas as suas fotos um pouco da sua sensibilidade única. Fazem-no de propósito. Emocionam-se e têm orgulho nisso. «Não queremos ser mais um contratado, queremos uma relação de confiança», dizem-nos. «Podem esperar de nós mais que um serviço fotográfico, a narrativa da intimidade familiar e é por isso que mais do que gostar de um resultado é importante sentirmos uma empatia mútua que nos permita oferecer um trabalho personalizado e verdadeiro. Queremos que se sintam à vontade para sorrir, para chorar, para serem eles mesmos», acrescentam.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

Na algibeira trazem tantas sessões fotográficas quanto emoções. Falam-nos dos noivos que fotografaram como se de familiares se tratassem. «O amor supera tudo e algumas histórias que guardamos connosco lembram-nos bem que existem factores que não controlamos mas para sermos felizes precisamos de muito pouco». As circunstâncias podem mudar, mas o compromisso da Vanessa e do Ivo não muda. Ergue-se como uma rocha imutável e fiável. Estão sempre lá. Já aconteceu uma noiva subir ao altar sem a aprovação da família e os Momento Cativo estiveram com ela até ao fim, a fazer as vezes da família também. Se choraram? Claro. Nem esperariam outra coisa. Assim se inspiram, quando permitem que as emoções tomem conta.É também nos seus pares – cujo trabalho admiram – que encontram parte da inspiração. Mas nem só aqui, nos blogs e fotos destes, encontram o tónico que lhes dá motivação. Cativam-nos as coisas bonitas. E há um pouco de isso em tudo.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

Antes de uma sessão, passam pelo brainstorming a dois. Decidem-se pelo estilo. Sempre espontâneo, sempre cheio de luz, mas ajustado a casa casal. Em cada sessão fotográfica deixam o seu toque pessoal, do Ivo e da Vanessa. Mas cada sessão fotográfica é feita em homenagem a quem a protagoniza. A sessão é deles. Para quem assim seja, os Momento Cativo precisam de algum tempo para conhecer os casais. Entre 6 a 12 meses, dizem-nos. É esse o tempo que recomendam para a adjudicação dos seus serviços.

Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo
Guardar
Momento Cativo
Momento Cativo

Antes da despedida, ainda deixam sábias palavras para quem está noivo: «Nunca é cedo demais para planear um casamento. Decidir com tempo e calma é um privilégio. E mais importante que gostar de um resultado ou portefólio é haver uma empatia com o fornecedor que seleccionaram. Nunca dispensem uma reunião!».

Momento Cativo

Guardar
logo2

Telefone: 938 093 315 Reservas: momentocativo@hotmail.com Site: momentocativo.com Siga no Facebook

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.