Ponha os convidados a trabalhar: fotógrafos por um dia

Organizar um casamento é um processo com várias etapas. São meses de planeamento que culminam (idealmente) num dia perfeito que os noivos vão querer recordar para o resto das suas vidas. Mas é igualmente um dia que os noivos escolheram partilhar com as pessoas que lhes são mais queridas e elas também o vão querer lembrar com carinho.

E se pudesse recordar para sempre o dia do seu casamento através dos olhos de todos os que convidou para o partilhar consigo?

Foto: Flickr

E mais! Se pudesse tornar a lembrança que vai oferecer aos convidados num presente original, capaz de criar memórias? Quer saber qual o melhor souvenir boomerang para resolver essas duas questões? Câmaras fotográficas! Os convidados ganham um presente e você também (só precisa de pedir o rolo a cada um dos seus convidados). E para tornar a lembrança ainda mais especial, vamos hoje sugerir-lhe 5 câmaras fotográficas únicas: lomos!

Câmaras fotográficas para oferecer aos convidados. Foto: Embaixada Lomográfica

As lomos são máquinas fotográficas analógicas com filtros especiais que criam fotografias com efeitos. Geram fotos sequenciais com 4, 6 ou 9 sketches, fotos com recorte angular, fotos com filtros coloridos. São fotos espontâneas e divertidas. E as máquinas são tão fáceis de usar (apontar e disparar) que tanto os avós como os mais novinhos vão adorar.

Mas porque nem sempre há muito orçamento para as lembranças, vamos ver 5 lomos low cost que as embaixadas lomográficas espalhadas pelo país lhe propõem. Para conseguir um álbum de casamento com imagens de vários estilos, ofereça as 5.

Foto: Andreia Melo

A Fish Eye é uma das escolhas preferidas dos lomográficos. É uma câmara compacta com uma lente “olho-de-peixe” que pode ser “sua” por 49 euros. Com um ângulo de visão de 170 graus, a máquina tira fotos de enfoque circular e gera efeitos de distorção (por ampliação) à medida que nos aproximamos da pessoa ou objecto que queremos fotografar, quase como uma caricatura.

Lomo Fish Eye. Foto: Embaixada Lomográfica

A Action Sampler e a SuperSampler são duas lomo muito semelhantes. Ambas têm 4 lentes panorâmicas e várias objetivas. Mas de tão leves e pequenas que são, ninguém o diria! A Action Sampler tira 4 fotos sequenciais com um único clique de câmara e agrupa-as todas em quadrados na mesma imagem. E só por 29 euros. Perfeita para captar movimentos em slow motion, a Super Sampler faz o mesmo mas em sequencia e ao alto. Peça aos seus convidados que a tenham à mão, por exemplo, na hora de atirar o bouquet. Encontra-a por 49 euros.

Lomo Action Sampler
Lomo Action Sampler. Foto: Andreia Melo

Uma imagem repartida em 9? É isso mesmo que a lomo Pop9 e as suas nove lentes fazem (por 39 euros). É a câmara ideal para fotografar detalhes, especialmente os mais coloridos: o bolo da noiva, os marcadores com o nome dos convidados, as alianças. Deixe o resto à imaginação dos seus amigos e familiares.

Lomo Pop9
Lomo Pop9. Foto: Flickr

Graças ao sistema rotativo de flash, com a Color Splash (59 euros) pode tirar fotos panorâmicas com vários filtros coloridos diferentes. O que significa que se quiser “voir la vie en rose”, pode! E se colocar a câmara em modo longa exposição vai combinar o filtro colorido com um efeito profundidade que distorce o fundo da imagem, tornando-a ainda mais artsy.

Lomo Color Splash
Lomo Color Splash. Foto: Flickr

Já experimentou filmar em analógico? A Lomokino faz isso mesmo. Só precisa de um rolo 35mm old school para captar curtas-metragens à moda dos anos 50 e 60, com a banda sonora da Lomokino a adicionar um charme especial ao filme da sua vida.

Lomokino
Lomokino. Foto: Flickr

Apresentadas as 5 lomos low cost, temos uma de bónus para noivas “lomo-addicted“! Se quiser combinar a espontaneidade deste estilo de câmara com a genialidade das antigas polaroids, o melhor é importar a mais recente lomo a chegar ao mercado: a lomoinstant.  Um clique, 10 segundos, uma fotografia instantânea.

Lomoinstant. Foto: Embaixada Lomográfica

Mas será que pôr os convidados a trabalhar para si, dispensa a contratação de um fotógrafo? Não necessariamente. Porque não há-de ter o melhor dos dois mundos? Conte com os seus amigos e familiares para ter fotos espontâneas e divertidas e confie no expertise de um profissional para conseguir produções fotográficas dignas de revistas como a Kinfolk.

Fotógrafo profissional com ateliê a sul do país. Foto: Lapela Fotografia
Fotógrafo profissional da região de Lisboa. Foto: Vitor Duarte
Fotógrafo profissional com ateliê a norte. Foto M João de Medeiros e Pamela Leite

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação