PT Login
PT

O detalhes que os noivos se esquecem na organização do casamento segundo os especialistas

As alianças? Check! A marcação na esteticista? Check! Tudo previsto e agendado. A localização da tenda? Feito! Os menus escolhidos? Sim! Vestido de noiva? Claro!… Mas será que está TUDO milimetricamente organizado?

Diana Nobre Fotografia Solicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia ”
Diana Nobre Fotografia

Não é raro os noivos aperceberem-se em algum momento da organização ou até no próprio dia que se esqueceram de tratar de detalhes que fazem toda a diferença no casamento. Por isso é que o papel dos Wedding Planners acaba por ser tão importante, não só para permitir que os noivos desfrutem do dia e da fase da organização com maior prazer e descanso, mas sobretudo porque dão a confiança de que tudo está a ser tratado ao mínimo pormenor.

Isadora LumSolicite informação sobre “Isadora Lum”
Isadora Lum

E como nós sabemos que este tipo de situação acontece frequentemente, perguntámos a quem sabe aquilo que os noivos mais esquecem na organização do casamento. Tudo para que não caia nos mesmos erros!

TFY Weddings

A TFY Weddings, especialista em criar os mais especiais, únicos e memoráveis momentos na sua vida, enumerou pela sua experiência 6 coisas que normalmente os casais esquecem na hora de organizar o casamento.

1. Um Plano B

Ansiosos pelo dia do casamento, que vai decorrer em pleno Verão e ao ar livre, não passa pela cabeça dos noivos que São Pedro lhes possa pregar uma partida. E por isso, não pensam sequer em alternativas.

Foto via TFY WeddingsSolicite informação sobre “Foto via TFY Weddings”
Foto via TFY Weddings

A verdade é que o mau tempo e os imprevistos podem acontecer em qualquer altura do ano, apesar das probabilidades obviamente oscilarem. Por isso, caso a chuva surja sem ter sido convidada é importante ter sempre um Plano B na manga e não desanimar, garantindo que, apesar de tudo, o dia do casamento continuará a ser um dos dias mais felizes das vossas vidas, quer seja fora ou dentro de um espaço coberto.

Tenha em atenção que em algumas situações os espaços não suportam no interior o número total de convidados, e por isso, é importante contar com um orçamento extra para a montagem de uma possível tenda no exterior.

Veja também 11 Dicas preciosas para evitar que o Big Day seja um desastre!

2. O Por-do-Sol

Sabe a que horas é que vai ser o por-do-sol no dia em que vai casar? Pois, provavelmente não. Mas este é mais um dos detalhes extremamente importante para garantir o maior sucesso do seu grande dia.

Foto via TFY WeddingsSolicite informação sobre “Foto via TFY Weddings”
Foto via TFY Weddings

Normalmente o espaço onde irá decorrer o casamento é visto com muitos meses de antecedência, a maior parte das vezes até em estações do ano diferentes, pelo que é importante verificar as horas do por do sol na data marcada, para que se saiba até quando é que haverá luz do dia, de forma a conseguir prever os timings de todos os momentos.

Veja também Como planificar o dia do casamento: 5 truques infalíveis

3. A refeição para fornecedores

Esta questão é muito importante, uma vez que quase todos os fornecedores envolvidos estão a trabalhar durante horas seguidas para proporcionar um dos melhores momentos para o casal e para os convidados. É importante que estes tenham um momento também para relaxar, comer e poder assim continuar a trabalhar com a mesma eficácia o resto da noite. Já tinha pensado nisto?

TFY WeddingsSolicite informação sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings

Veja também Os fornecedores que NÃO podem faltar no seu casamento

4. Criar um email conjunto para o casamento entre o casal

Este procedimento não é obrigatório, mas é algo que a TFY aconselha para que seja mais fácil controlar e filtrar toda a informação relativa a este dia. Desta forma não haverá nenhum email que possa ficar por ler ou informação perdida.

TFY WeddingsSolicite informação sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings

Veja também as 5 Coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento

5. Alergias na alimentação ou refeições especiais

Outro dos passos que os noivos por vezes se esquecem na organização do casamento passa, segundo a TFY Weddings, por perguntar a todos os convidados se têm alguma alergia a algum alimento, se precisam de seguir alguma dieta especial por problemas de saúde (diabetes, doença celíaca, etc.) ou se são vegetarianos, vegan ou ainda se têm outras preferências de alimentação. Esta é uma das informações mais importantes neste dia. Nenhum noivo quer que um convidado seu vá parar ao hospital num dia tão importante como este!

TFY WeddingsSolicite informação sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings

Veja também O banquete ideal para o dia de casamento

6. Sombras para músicos

Normalmente os músicos que tanto darão felicidade a este dia carregam instrumentos muito pesados e estão durante muito tempo no mesmo sítio a tocar, não raramente no exterior. É importante que seja providenciado e pensado com antecedência a existência de sombras no local onde os mesmos estarão sentados. Poderão ser colocados guarda-sóis ou poderá ser aproveitada alguma sombra do espaço.

Foto via TFY WeddingsSolicite informação sobre “Foto via TFY Weddings”
Foto via TFY Weddings

Prenúncio de Festa

A Prenúncio de Festa, que tem tido o privilégio de organizar várias dezenas de casamentos garantindo que os sonhos dos noivos se concretizem, tem assistido a vários stresses dos noivos por esquecimento de coisas simples. Assim, partilharam connosco mais 4 coisas que acrescentamos ao que os noivos normalmente se esquecem na organização do casamento ou de prever no seu orçamento.

7. A escolha das músicas para o seu grande dia

Os noivos sabem que vão abrir o Baile e normalmente já sonharam muitas vezes com determinada música, mas esquecem, por exemplo, que a entrada no salão para início da refeição também carece de uma música que transmita toda a felicidade por terem ali familiares e amigos reunidos ou que o Corte do Bolo é outro os momentos que deve ficar na memória de todos, realizado ao som de uma bonita balada para tornar o ambiente romântico.

Diana Nobre Fotografia Solicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia ”
Diana Nobre Fotografia

Por seu turno, quando a Cerimónia é Civil, muitos dos noivos esquecem-se que também podem ter música de entrada, de troca de alianças, etc., já que a Cerimónia Civil pode ter o mesmo glamour e imponência que uma Cerimónia Religiosa. É por isso que os Organizadores de Eventos fazem tanta falta, para passar essa magia para os nossos noivos!

Veja também As melhores músicas para a noiva dançar com o pai

8. O Missal

Quando a Cerimónia é Religiosa muitos noivos esquecem-se da importância de fazer um Missal para que todos os presentes possam acompanhar a celebração. A escolha das Leituras, dos respectivos leitores e das músicas para cada momento também acabam por ser esquecidos, sendo o Celebrante que acaba por escolher, tornando a Cerimónia menos personalizada. E não é isso que quer para o seu casamento, pois não? Já lhe tinha ocorrido tratar do Missal?

Rui Teixeira Photography Solicite informação sobre “Rui Teixeira Photography ”
Rui Teixeira Photography

9. Animação infantil

A Prenúncio de Festa destaca ainda que raramente no orçamento aparece contemplada a animação das crianças. E tão importante que ela é! A verdade é que as crianças são os maiores críticos do evento e são quem melhores recordações passam para os pais. Assim, mesmo com um orçamento reduzido é possível idealizar brincadeiras engraçadas para a pequenada, desde balões, a pinturas fáceis, carrinho de pipocas… Os nossos heróis são tantas vezes esquecidos! Não os esqueça também no seu grande dia.

Efeito Espontâneo Solicite informação sobre “Efeito Espontâneo ”
Efeito Espontâneo

Veja também Como entreter as crianças durante um casamento: 6 ideias originais e divertidas

10. O transporte para os noivos

Por fim, a Prenúncio de Festa destaca ainda que o transporte dos noivos é muitas vezes esquecido e que o valor do seu aluguer raramente aparece nos orçamentos. Já pensou se vai chegar de carro ao seu casamento? Qual carro? E porque não variar e pensar em algo mais original: um Tuk- Tuk, um automóvel antigo ou aquele veículo com que sempre sonhou…

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

Diamonds Events

Sendo o seu trabalho e objectivo dar apoio a cada detalhe do seu grande dia, a Diamond Events confessa que os seus noivos raramente se esquecem de alguma coisa. Mas de qualquer forma salientam que o que “pode” correr mal são as tarefas delegadas a padrinhos e madrinhas, sujeitas a não correm como planeadas. Por seu turno, poucas noivas preparam o “kit” noiva, sendo que é bom recordar ter sempre um gloss/batom para retocar, lenços e um desodorizante.

Veja também O kit que TODAS as noivas deviam preparar para o grande dia: venham conhecê-lo!

Diamonds Events | Créditos: Pedro Bento PhotographySolicite informação sobre “Diamonds Events | Créditos: Pedro Bento Photography”
Diamonds Events | Créditos: Pedro Bento Photography

Acha que vai esquecer-se de alguma coisa? Pode sempre recorrer aos velhinhos post-its! E se for do tipo cabeça no ar veja também: Alerta! 5 coisas que os casais se esquecem quando escolhem o espaço para o casamento! e 9 coisas que TODOS os casais se ESQUECEM de incluir no orçamento do casamento!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação