Alerta! 5 coisas que os casais se esquecem quando escolhem o espaço para o casamento!

Os meses que antecedem o seu casamento são agridoces. Por cada momento único e bonito que acontece durante esses meses (e vão haver, de facto, muitos), há uma decisão dura. Uma das mais complicadas é o espaço para o casamento. E são muitos os casais que, nessa escolha, esquecem de pesar alguns fatores determinantes. Para que isso não lhe aconteça, a Zankyou diz-lhe hoje quais as 5 coisas que muitos casais se esquecem de equacionar quando escolhem o espaço para o casamento e que não deviam. Pronta?

Ludgi Fotógrafos
Ludgi Fotógrafos

1. A localização e acessibilidade

A maioria dos espaços para casamentos é fora dos centros urbanos. Os noivos e os convidados estão já preparados para isso. Mas o que muitos noivos esquecem são outros fatores: quão longe é o espaço de casa ou do hotel onde vão passar a noite de núpcias, por exemplo. Pode não parecer uma distância muito grande quando estiver a visitar o espaço ou a caminho dele depois da cerimónia da igreja mas vai parecer-lhe uma distância maior no final do dia, quando estiver mais cansada. Ao decidir o espaço do seu casamento, investigue também os hotéis que ficam perto ou escolha um hotel para o seu casamento.

Seja como for, na Quinta da Picanceira não vai ter problemas com os acessos. Este espaço soube conjugar harmoniosamente toda a atmosfera natural envolvente com as infra-estruturas ideais para a realização dos mais variados tipos de eventos, como é o caso dos casamentos, claro. Para além do espaço físico, com excelente localização geográfica, a quinta goza de vastos jardins e de extensos pomares e vinhas – um verdadeiro plus para todos os casais que desejam casar-se rodeados de uma beleza singular.

2. O número de convidados

Já escolheu o espaço que quer. É lindo, mágico e combina com a sua personalidade. Só há um problema: a sua lista de convidados excede a capacidade do espaço (ou vice-versa). Tenha em conta o tipo de casamento que quer – megalómano ou intimista – antes de começar a visitar espaços que podem apresentar-se como inadequados. Até porque o orçamento de um espaço com capacidade para 200 pessoas para um casamento que tenha só 30 convidados ou menos pode ser consideravelmente inflacionado. Fique-se, antes, por uma quinta mais aconchegante, como é o caso da Quinta do Castelo. Reduzida a 2,2 hectares que eram a parte mais alta da quinta primitiva, este espaço assenta num maciço granítico. Toda a quinta é constituída por patamares suportados por muros de granito de onde saem pilares que, ao longo dos arruamentos, suportavam os barrotes das ramadas. Tudo isto remete-nos para um ambiente mais íntimo e quente, que nos faz lembrar o cenário das reuniões das famílias mais tradicionalistas. Nos antigos celeiros e adega, os atuais proprietários criaram um espaço magnífico para eventos, onde a combinação do ferro, com o granito e as madeiras nobres, respeitando a traça existente, o tornam confortável, requintado e único na freguesia… Só vendo! 

Mas se o seu objetivo for fazer uma festa de arromba, com imensos convidados a darem vida ao espaço, aposte na Quinta Lameira da Cruz. Aqui é possível qualquer tipo de evento até 450 pessoas, já que tem uma área total de 6 mil m2, onde estão inseridos dois belos salões. A quinta fica apenas a 1 quilómetro do centro da cidade de Meda e a cerca de 6 quilómetros da emblemática aldeia histórica de Marialva, onde predomina a natureza. Além de tudo isto, a Quinta Lameira da Cruz  oferece a comodidade e a eficiência de um serviço completo e especializado, tratado por profissionais de simpatia invejável e muito dedicados.

3. A época do ano

Sim, aquele espaço debruçado sobre o mar é o mais bonito de todos. Mas se o seu casamento for no inverno, será mesmo essa a melhor opção? E se o Solar do século XVII perfeito que encontrou a encantou com as suas escadarias majestosas e tetos altos, essa opção pode não ser a mais feliz num casamento de verão em que vai apetecer-lhe estar ao ar livre, ao sol!

Se for este o caso, dê um salto até à Fonte da Telha para conhecer o cenário ideal para uma celebração mágica e inesquecível sob o testemunho da areia e do mar. O Kailua Fonte da Telha é um um restaurante na praia, junto à linha da água, que oferece a oportunidade de um casamento maravilhoso com o “pé na areia”, tendo o pôr-do-sol como fundo.

Preparado para fazer casamentos independentemente das condições meteorológicas (não vá São Pedro lembrar-se de abençoar o casamento com umas pingas de água…!), o Kailua Fonte da Telha tem a possibilidade de se fechar e realizar casamentos até 150 pessoas. Com catering personalizado, exclusividade total para a festa e um areal em frente que pode ser reservado para a cerimónia, que se realiza num altar decorado na areia… Já está a imaginar tornar aqui o seu sonho realidade?

Kailua - Fonte da Telha
Kailua – Fonte da Telha
Kailua - Fonte da Telha
Kailua – Fonte da Telha

Se o seu casamento for mais a norte, também temos uma opção para si. Chama-se Set Lounge – Beach Weddings e nasceu em pleno areal da Praia da Azurara, em Vila do Conde. A aposta deste espaço passa por proporcionar aos seus Noivos um casamento de sonho, num espaço diferente, com um ambiente mítico.

Aqui também poderá realizar a Cerimónia Civil ao pôr-do-sol e um corte de bolo em pleno Oceano Atlântico, com uma festa que durará até ao amanhecer, sempre acompanhados por um serviço de catering próprio, decoração personalizada, cocktails, muita música e alegria.

Mas se o casamento for no inverno, convém mudar completamente o registo. A Casa da Quinta é uma ótima opção. Não deixe de visitar este espaço, perfeito para criar memórias dos melhores momentos passados à beira da lareira, aquecidos por uma bebida quente, como um Irish Coffe, tão apropriado para brindar aos noivos. Nesta quinta, a atenção ao detalhe e a paixão pela natureza são uma constante. Saiba porquê! Basta visitar estes recantos e detalhes da natureza para perceber do que estamos a falar.

4. Os contratempos

Num mundo ideal, contratempos não existem. E sim, com um wedding planner a todo o gás a trabalhar consigo, eles são praticamente impossíveis. Mas eles podem acontecer. E são muitos os casais que contratam festas com demasiadas atrações e acabam por perder os seus timings e aborrecer-se com detalhes, ao mesmo tempo que aborrecem os hóspedes.

A fim de evitar os contratempos, veja 8 situações que vai agradecer ter previsto na organização da sua boda

Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

5. O preço das ‘pequenas coisas’

No orçamento que estabeleceu para si e no valor que definiu para o espaço muitas vezes não cabem os ‘imprevistos’! A hora extra de bar aberto que pode acabar por precisar, a instalação extra da iluminação que prefere, os seguranças que precisa que acompanhem o evento, o estacionamento que se calhar até vai precisar. Estas pequenas coisas, somadas, podem dar-lhe uma surpresa complicada. Se possível, negocie sempre pacotes chave na mão, sem variantes! Assim fazem os mais experientes.

Será que o seu orçamento chega para o seu casamento de sonho? Descubra aquilo de que NÃO pode abdicar!

Thrall Photography
Thrall Photography
Thrall Photography
Thrall Photography

Estes são cinco factores que estão sempre na agenda dos melhores wedding planners quando seleccionam os espaços que vão apresentar aos seus clientes. Inclua-as na sua também. Valem ouro!

E, já agora, conheça os 20 dos melhores Wedding Planners em Lisboa para o seu casamento, bem como  Wedding Planners Algarve: 12 profissionais para viver um autêntico conto de fadas! E 7 dos melhores Wedding Planners no Porto

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: José D'Oliveira - Happiness Happens
19 dúvidas que todas as noivas têm quando escolhem um fotógrafo para o seu casamento
Previna-se e informe-se. Mas prepare-se para ter uma tarefa hérculea na hora de escolher só um... É que há tanto mas tanto talento neste nosso Portugal.
Wendy Creating Moments. Foto: Film Art Team
15 típicas coisas que as noivas esquecem durante a organização do casamento: prevenir é melhor que remediar!
A preparação do casamento durou semanas, meses e talvez até mais de um ano. Os nervos cada vez estão mais à flor de pele! Por mais “checks” que se façam, por vezes, algumas noivas cometem alguns erros!
As 12 perguntas que deve colocar para escolher o espaço perfeito para o seu casamento
As 12 perguntas que deve colocar para escolher o espaço perfeito para o seu casamento
Com tudo isto em conta, terá a merecida garantia que escolheu o espaço de casamento perfeito para si e para a sua história de amor

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação