Actualmente a Quinta do Castelo está reduzida aos seus 2,2 hectares que eram a parte mais alta da Quinta do Castelo primitiva. Por ser a parte mais alta, e esta colina assentar num maciço granítico, é toda ela constituída por patamares suportados por muros de granito de onde saem pilares que ao longo dos arruamentos suportavam os barrotes das ramadas.
A cultura dominante foi a vinha, da qual agora só existem pequenas áreas, tendo ainda pomares e horta de subsistência. Desde que está na família que têm vindo a serem melhorados os jardins e ajardinados, os ladeamentos dos arruamentos disfrutando-se, assim, da sua beleza, aromas e paisagem que tornam a Quinta do Castelo num lugar de excelência.Nos antigos celeiros, adega e aidos os actuais proprietários criaram um espaço magnífico para eventos, onde a combinação do ferro, com o granito e madeiras nobres, respeitando a traça existente, o tornam confortavel, requintado e único na freguesia.
O restauro dos outros espaços da Quinta do Castelo, pólo agro-industrial, casas de caseiros agrícolas, cavalariças e casa principal, obedecem a um planeamento e faseamento rigoroso. Disponibilizam-se para um posterior contacto personalizado, onde apresentarão com maior rigor todos os seus serviços.