7 momentos que tornam as fotografias essenciais num casamento

O que faz uma fotografia de casamento ser tão especial? Há muitos factores a ter em conta para que o clique dê origem a uma foto perfeita, como por exemplo acertar no momento certo de “disparar”. O importante é que o dia casamento seja registado com mestria, classe e muito profissionalismo. Tudo para que este dia tão importante fique na memória pela alegria, beleza e felicidade dos noivos. Para isso, não há nada como um fotógrafo apaixonado pela sua arte e que faça da satisfação dos clientes o seu objectivo de vida.

O fotógrafo alemão Alfred Eisenstaedt uma vez disse que o mais importante não é a câmara, mas sim o olho de quem a manobra. E você, o que acha?

Tome nota dos momentos mais importantes de serem registados no Grande Dia dos noivos e dê-nos a sua opinião.

Preparativos

Para que uma cerimónia de casamento corra conforme manda o figurino, tem de ser muito bem preparada. Aí, surgem os nervos, o stress e a ansiedade. O receio de que alguma coisa corra mal toma conta dos noivos, mas mesmo assim a felicidade estampada nos seus rostos é visível. Um fotógrafo que consiga transpor nas suas imagens o estado de alma do casal, de forma espontânea e genuína, é o ideal para que um dia todos consigam reviver esses momentos. Até no registo dos mais pequenos pormenores! O fotógrafo Nuno Vicente lembra que “os sapatos, os vestidos, os penteados dão sempre registos belos e suaves. Mas não são os únicos. As mesas, ainda intactas, e as prendas que os noivos entregam aos convidados dão origem a fotos, de naturalidade inigualável, porque ninguém está ali para fazer pose, mas sim para viver o momento. A felicidade dos noivos quando lhes entrega o trabalho final é a maior compensação deste fotógrafo e da sua equipa.

Os fotógrafos Hélio Cristóvão e Marco Santos Marques da Foto de Sonho confessam à Zankyou que um dos seus momentos favoritos são os preparativos da noiva, um momento realmente místico!“, afirmam. Mas, na opinião destes profissionais, as felicitações após a cerimónia, com grandes demonstrações de afecto, também são óptimas para registar momentos espontâneos. “Nós somos tipos atraídos por esses momentos. Depois, a sessão fotográfica com os noivos é a chave de ouro para um acontecimento mágico, onde a adrenalina fervilha e a mente não pára“, continuam. Para que as fotografias saiam bem , Hélio e Marco consideram fundamental manter uma boa comunicação, criar um ambiente de boa disposição e abraçar todos os desafios e improvisos que um dia de casamento oferece.

A cerimónia

O momento do “sim” é único! Nessa altura, a expectativa quanto ao trabalho do fotógrafo aumenta e a responsabilidade dele também. É por isso que a Nuno Vicente Photography edita foto a foto, “porque cada momento merece tratamento especial. Para Nuno, a chegada da noiva e a ansiedade estampada no seu rosto e do noivo, enquanto caminha para o altar, e a entrega das alianças são sempre momentos lindíssimos que dão abertura a momentos muito emotivos e dignos de captar.

O conceito da Profi-Fotograf Carlos Ferreira passa primeiro que tudo pela criatividade e espontaneidade. A sua maneira de estar? Essa consiste em fazer com que a sua equipa circule pelo casamento, como se fizesse parte das famílias dos noivos. Só assim consegue “tirar” toda a emoção no olhar dos noivos na altura que estão frente a frente, prestes a fazer a promessa mais importante das suas vidas e a trocar alianças.

 A saída da cerimónia

Mais um momento mágico que só se vive uma vez. E mais uma vez, o fotógrafo tem a responsabilidade acrescida de captar na perfeição o olhar dos noivos, as suas expressões de alegria e de êxtase. Toda a mescla de emoções deve ficar clara nas imagens que contarão a história do dia mais importante da vida do casal. Eu gosto de fotografar sentimentos… a essência e o ritmo a que batem os corações de cada casal, afirma Renato Ribeiro. E nada melhor que registar o instante que os noivos começam a perceber que já são casados, que a vida vai mudar e que está tudo em aberto. “Mais que caras e expressões interessa-me captar sentimentos e emoções”, sublinha o fotógrafo.

Só os noivos

Apanhar os noivos desprevenidos, com ar enamorado e completamente inebriados um pelo outro, são outros dos momentos mais bonitos que um fotógrafo tem o privilégio de registar. Se tiver a mestria de captar aquela expressão tão típica de um dos noivos e que tanto transmite da sua personalidade, então está descoberto o fotógrafo ideal. “Capto os momentos tal como acontecem e gosto também de procurar pequenos detalhes que mais ninguém dá por eles”, diz Alice Nunes Vicente, acrescentando que “normalmente deixo que os momentos se desenrolarem por si, até porque os genuínos são os que melhor ficam na foto e isso fica sempre claro no resultado final”.

Gestos carinhosos

Um casamento resume-se a felicidade, amor, emoção, paixão, alegria … E todos esses sentimentos são acompanhados por manifestações de afecto entre o casal e entre estes e os seus convidados, familiares e amigos. Cada gesto será captado a partir da perspectiva de um bom fotógrafo. Longe das imagens estáticas e sem alma, estão as fotos naturais e emocionantes de José Luís, que se assume como especialista em eternizar momentos de felicidade e partilha. É por isso que se identifica tanto com casamentos. Só nesses eventos é que tem a oportunidade de captar instantes, carregados de energias positivas: seja a imagem de um noivo embevecido a olhar para a sua futura esposa, ou de um pai emocionado a caminhar com a filha no altar.

Os detalhes

Estes são a chave para o sucesso de qualquer casamento, merecendo portanto um lugar de destaque nas fotos. Pode não parecer, mas são estas pequenas coisas todas juntas que compõem a totalidade do casamento e que contribuem para o seu sucesso. Uma mesa bem apresentada, uma flor de lapela, uma expressão facial, um momento de carinho e o momento do corte do bolo contribuem discretamente para contar a história de um casamento, sem falhas. Para José D’Oliveira, “cada imagem é um perfeito momento, uma expressão única de emoção e amor”. E é com este sentimento que consegue cativar os noivos. Seja na altura de darem o “sim”, na hora da entrada da noiva na igreja, ou na hora de cortar o bolo, lá está a equipa de José D’Oliveira, pronta para mais um “trabalho poético e romântico”, sempre atenta ao pormenor.

O Baile

Finalmente, o baile! Este é o momento da festa em que já está quase tudo desinibido e pronto para começar a libertar energias, mostrando o quão animados e felizes estão. Com ou sem coreografia, os noivos abrem a pista, com os respectivos (novos) sogros e depois é “sempre a abrir”. Com a Segundo Plano cada clique é eterno. E nada melhor que eternizar os momentos de explosão, de alegria e de adrenalina. Os profissionais que compõem esta empresa aconselham os noivos a viveram o seu dia ao máximo, porque assim as imagens bonitas aparecerão por si mesmas. Afinal, uma boa reportagem advém principalmente dos momentos vividos pelo casal, entre si, com os seus familiares e amigos. Quanto mais autênticos forem os sentimentos, maior será a força das imagens. A palavra de ordem é VIVER! Vivam os noivos e preparem-se porque eles já chegaram ao altar. A seguir, é só deixar ir…

Segundo Plano
Segundo Plano
Segundo Plano
Segundo Plano

Convencido? Já concorda com a importância de um profissional da fotografia para guardar os melhores momentos da sua boda? Então, fique para ver as melhores fotografias espontâneas. Quando eles são apanhados desprevenidos e leia esta carta emocionada de uma noiva ao seu fotógrafo.

Entretanto, tome nota das 9 dicas para conseguir as melhores fotografias de casamento do mundo.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto: Momento Cativo
Casamento na primavera: 5 elementos essenciais que não podem faltar
Os casamentos temáticos inspirados na estação do ano em que ocorrem são sempre uma boa ideia. Por isso, sugerimos-lhe um casamento na Primavera.
Chapeauxik
Os acessórios essenciais para o look que tanto ambiciona
Nem sempre menos é mais. Às vezes, os acessórios fazem toda a diferença. Neste post, mostraremos como os pequenos detalhes marcam o look de noiva ou convidada, conferindo um toque especial ao mesmo
Your Story in Photos
Fotografia artística para eternizar os momentos mais felizes da sua vida!
A fotografia artística não perpetua só momentos, imortaliza também sentimentos e emoções vividos em dias únicos. Possibilita reviver vezes sem conta o dia mais feliz da sua vida, o dia do seu casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação