Fotografia artística para eternizar os momentos mais felizes da sua vida!

A fotografia é um veículo de ideias, momentos e emoções. Para muitos a fotografia é considerada uma arte, mas nem toda a fotografia é artística. Fotografia Artística é um tipo de fotografia que não é de fácil definição. Sem entrar nos conceitos e ideias de arte, podemos dizer que uma fotografia é considerada artística quando é criada pelo autor com a finalidade de transmitir um sentimento ou uma sensação.

Your Story in Photos
Your Story in Photos

O propósito da fotografia artística vai mais além da mera representação da realidade. As fotografias artísticas não se tiram carregando apenas no clique, depende fundamentalmente da criatividade do fotógrafo e a forma como representa uma situação numa imagem. Neste caso, Centrimagem capta na perfeição um momento que simboliza mais do que aquilo que pode ser visto. Ao ver a fotografia são, ao mesmo tempo, sentidas emoções.

O humor, os sentimentos, os desejos e os pensamentos fazem com que os protagonistas da imagem simbolizem muito mais do que apenas a representação física presente na fotografia.

As outras fotografias, as que não são consideradas artísticas, captam apenas os aspetos puramente físicos e não têm a intencionalidade do fotógrafo que essa imagem toque quando a vemos. Os profissionais da área dizem que não são eles que escolhem as fotografias artísticas que tiram, são os momentos que as proporcionam. 

Com Eduardo Ferrão o resultado é o reviver daqueles momentos. Ele escolheu a fotografia de casamentos, porque permite-lhe registar um momento irrepetível, possibilitando assim contar a história dos noivos através de imagens. O objetivo de Eduardo é captar as sensações e emoções de um dia único, num estilo natural e espontâneo. Só deste modo é que noivos e convidados, ao reverem a reportagem, sentem como se estivessem a viver aquele Grande Dia, de novo.

As imagens podem categorizar-se de várias maneiras, mas a fotografia artística refere-se a uma subjetividade que é a principal característica deste tipo de fotos. As emoções.

“A fotografia pode ser uma extensão da mente e do coração, e se de facto for, seria tão boa como o homem que a criou” terá dito o escritor norte-americano John Steinbeck.

Apesar das individualidades da fotografia artística, esta também tenta combinar a questão de aspetos pessoais do fotógrafo com questões universais, para poder aproximar-se da maior parte do público.

A Your Story in Photos é composta por dois fotógrafos já por si apaixonados. Apaixonados um pelo outro e pela sua arte. Marido e mulher, Romana e Emanuel recorrem a um tipo de reportagem foto jornalística, mas sempre com um certo toque inventivo muito pessoal. “Gostamos de trabalhar com discrição e captar momentos espontâneos, mas também podemos, de vez em quando, procurar a colaboração dos noivos ou dos convidados para criar imagens criativas que reflitam o espírito do evento, o caráter e a historia dos noivos”. Sem dúvida que esta equipa tem a arte nas mãos e a capacidade especial de captar os melhores e mais espontâneos momentos. O que acha destas fotos?

E, porque o casamento é um momento da vida com maior carga emocional, é aqui que fotógrafos como os da Your Story in Photos têm a oportunidade de captar a fotografia artística que retrata não só os momentos deste grande dia, como também a forma como os veem.

O olhar do fotógrafo é fulcral na criação do processo. É por isso, que a Serra Ribeiro Photography  apresenta com qualidade artística profissional aquilo que queremos guardar para além da memória. Serra Ribeiro, o fundador desta empresa de fotografia, faz questão de aliar estética e criatividade para captar com naturalidade momentos intemporais. Não é por isso de estranhar que este profissional já tenha sido premiado pela sua fotografia fine art.

Também Vítor Pina, recorrendo a um estilo único e jornalístico, foi distinguido com vários prémios em fotografia. O artista encara cada reportagem de forma apaixonada para conseguir retratar cada casamento de forma singular. Do glamour à simplicidade, da espontaneidade à pose, cada pormenor, cada fotografia é pensada ao pormenor para os noivos. Pelo que vê pelas imagens, concorda?

E já que estamos numa de prémios, apresentamos-lhe José D’Oliveira, várias vezes galardoado por trabalhos obtidos em contexto académico, desde o seu tempo de faculdade até aos dias de hoje. A reportagem social, o retrato, o estúdio e moda são a sua maior paixão. Mas, quando tem tempo, adora relaxar a fotografar e a fazer as suas próprias revelações na câmara escura, como nos velhos tempos. O trabalho final é poético e romântico, com imagens únicas e criativas, proporcionando aos seus clientes um serviço distinto e personalizado.

José D'Oliveira - Happiness HappensAgende a sua reunião!
José D’Oliveira – Happiness Happens
José D'Oliveira - Happiness HappensAgende a sua reunião!
José D’Oliveira – Happiness Happens

A equipa de Nando Duarte & Sandra Rodrigues começa com a liberdade de transmitir as emoções dos momentos que captam através da lente. Consideram que uma fotografia é um testemunho vivo da nossa existência na terra, enquanto pessoas e como representação da vida que tivemos. É algo que imortaliza, que fica para sempre quando tudo o resto acaba por desaparecer com o tempo.

O conceito desta equipa é que tudo o que é feito com alma se torna numa linda história cheia de encanto e emoção. Tem como registo captar a cumplicidade de cada casal em todas as produções que faz.

Na fotografia artística o fotógrafo regista o tema de uma forma que transcende o ordinário. Coloca a sua emoção e a sua perspetiva e visão do que vê. Da mesma maneira que um pintor, escultor e outros artistas o fazem.

Porque o casamento é um passo único na vida dos casais, a Your Image faz questão de que este registo seja feito da melhor maneira. Isto é, tentar recrear em retratos todas as emoções e sentimentos vividos naquele dia. Acreditam que a recordação deste dia é essencial, porque perpetua as alegrias de momentos especiais.

Your Image - Fotografia, Vídeo & DesignAgende a sua reunião!
Your Image – Fotografia, Vídeo & Design

O compromisso dos fotógrafos artísticos é procurar algo mais do que o ângulo convencional. E assim, conseguir a irreverente arte que provém desta visão distinta. Apesar de muitos acharem que não existe uma definição exata, a arte da fotografia encontra-se em diversas alturas e momentos especiais da vida, principalmente num dia tão importante como o dia do seu casamento. Para fazer fotografia artística é importante, acima de tudo, sair do convencional e conseguir retratar os sentimentos dos noivos, para que essas fotografias eternizem momentos e sejam sempre recordadas com carinho, não só pelos noivos mas também pelos convidados.

Se gostou deste artigo, não deixe de conhecer as 6 razões que nos fazem gostar tanto das fotografias a Preto e Branco e 7 momentos para recordar através das imagens mas originais.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas
Truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas
A Zankyou fez uma pergunta a vários profissionais: como conseguir a fotografia de casamento perfeita? Venham espreitar e saibam a resposta!
It's all about
Evolução da Fotografia de Casamento pela equipa It's All About
Se comparamos uma fotografia de casamento há 10 anos atrás e uma actual, as diferenças são absolutamente notórias, o que não significa que a passada fosse incorrecta, mas que simplesmente se trata de uma desactualização.
XPTO Cinematografia
Videógrafos de casamento do Porto: o eternizar da sua celebração!
Conheça alguns dos melhores vidéografos de casamento do Porto e saiba como eternizar o seu grande dia!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação