Porque adoramos fotografias a Preto e Branco? As 6 razões que desconhece!

Um clássico que nunca “morre” por muito que as tecnologias permitam fotos cheias de cor e com uma definição perfeita, as fotos preto e branco serão sempre adoradas.

1. Tudo parece mais genuíno

Quando uma pessoa é fotografada a preto e branco, o resultado é sempre brilhante. Os artifícios da maquilhagem são pouco visíveis, apresentando um ar mais natural e puro que proporciona outra essência à fotografia. Com estes tons, é possível admirar os elementos-chave que compõe a fotografia, sem perder o foco pelas cores ou detalhes que não são tão importantes.

Joaquim Fial FotografiaSolicite informação sobre “Joaquim Fial Fotografia”
Joaquim Fial Fotografia
Catarina Sousa e Diana CostaSolicite informação sobre “Catarina Sousa e Diana Costa”
Catarina Sousa e Diana Costa

2. Viajar no tempo 

Numa época onde as fotografias podem apresentar uma imensidão de tonalidades de cores, o preto e branco continua em voga. O sentido de nostalgia persegue-nos e somos incapazes de nos desfazer de algo que marcou diversas gerações. Quem nunca perdeu horas admirando fotografias dos nossos familiares, todas elas a preto e branco, admirando como era nesse passado não muito distante. Além do mais, este tipo de fotografia remete-nos para divesrsos estilos que deixaram de ser antiquados e passaram a ser tendências. Fotografias que detêm um carácter vintage que nos delícia. Fotografias a preto e branco acabam por ser um honrar do passado que nos fascina, muitos por não o termos conhecido.

Zito CamachoSolicite informação sobre “Zito Camacho”
Zito Camacho
FarAway StudioSolicite informação sobre “FarAway Studio”
FarAway Studio

3. Dicotomia Luz e Sombras

O visível jogo entre a luz e as sombras capta muito mais a atenção, não há distrações na fotografia tudo passa a ser “preto no branco” , a mensagem da fotografia passa a ser muito mais clara e directa. A luz é mais intensa do que na realidade, como celestial oferecendo uma elegância e um toque de mistério que encantam.

Miguel Matos FotografiaSolicite informação sobre “Miguel Matos Fotografia”
Miguel Matos Fotografia
FotoclickSolicite informação sobre “Fotoclick”
Fotoclick

4. Texturas

As texturas revelam-se mais atraentes aos nossos olhos porque acabam por estar, também mais realçadas. Assim, se procuramos destacar linhas e composição, as fotografias a preto e branco são a melhor alternartiva. Para além de mais, as fotografias a preto e branco geram profundidade e pontos de interesse, tornando a imagem mais rica em termos de textura. Num mundo a preto e branco, as texturas são muito mais puras. 

Sublime Love StoriesSolicite informação sobre “Sublime Love Stories”
Sublime Love Stories
Rui DaCruzSolicite informação sobre “Rui DaCruz”
Rui DaCruz

 5. Expressividade

As fotografias a preto e branco amplificam, sem dúvida alguma, as emoções, enfantizando simultaneamente os sentimentos representados. As imagens onde a ausência de cor se verifica têm um poder muito maior, tornando-nos também mais sensíveis e até sensibilizados. Jogando com os contrastes e luzes, a fotografia a preto e branco pode ser de facto uma explosão de sentimentos a que ninguém vai ficar indiferente.

Quem Casa Quer FotosSolicite informação sobre “Quem Casa Quer Fotos”
Quem Casa Quer Fotos
Nelson Marques PhotographySolicite informação sobre “Nelson Marques Photography”
Nelson Marques Photography

6.  Perspectiva

Num mundo a cores, o preto e branco seduz porque carrega consigo o poder de nos transportar para uma realidade diferente, onde um certo misticismo ganha, também, vida. Uma fotografia a preto e branco pode ser vista como uma versão simplificada, mas no entanto, é poderosa porque oferece uma maior objectividade e proximidade. As imagens a cores são uma versão fiel à realidade, enquanto que os pretos e brancos permitem que tenhamos um perspectiva diferente!

MarcoClaro Wedding PhotographerSolicite informação sobre “MarcoClaro Wedding Photographer”
MarcoClaro Wedding Photographer
Luminosidades Atelier de FotografiaSolicite informação sobre “Luminosidades Atelier de Fotografia”
Luminosidades Atelier de Fotografia

Apesar de vermos a realidade e o mundo a preto e branco, continuamos a atribuir um significado grande e especial às fotografias a preto e branco. Talvez, seja esta a principal razão: através das fotografias onde o preto e o branco são os protagonistas somos capazes de ver o mundo de uma maneira diferente, com outros olhos, focando em aspectos que provalvemente não nos daríamos conta noutras circunstâncias.

Conheça ainda o tipo de fotografias que não pode faltar num álbum de casamento! 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal
Porquê optar por uma festa-cocktail: 7 razões que vos irão convencer!
A maior parte dos casais já não procura, hoje em dia, uma festa tradicional, mas uma celebração exuberante, dinâmica e menos formal... Uma das opções mais in do momento são as festas-cocktail, que rasgam com os clássicos menus e que surpreendem pelas suas versatilidade e desenvoltura. Venham conhecê-las!
Marco Torre, beyond photography
Porquê casar durante a tarde? 5 razões que vos ajudarão a decidir!
Manhã ou tarde? Manhã ou tarde? Manhã ou tarde, manhã ou tarde, manhã ou tarde? Manhã ou tarde? Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, damo-vos 5 razões para que a resposta a esta pergunta seja, nada mais nada menos que... Tarde!.. Venham conhecê-las!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação