O casamento e a cidade. Estarão os urban weddings na moda?

O mercado dos casamentos está diferente, mais flexível, com propostas mais versáteis e até mais criativo. Os casamentos ‘chave na mão’ foram só o princípio. Depois chegaram os casamentos low cost, económicos e descomplicados! E da conjunção dos dois, surgem novas tendências quase todas as estações. Hoje, a Zankyou traz-lhe uma das modas mais recentes: os urban weddings! Isto porque há cada vez mais casais a preferir cerimónias mais pequenas, simples, modernas e em espaços mais inusitados e mais centrais nas suas cidades. A tendência é relativamente recente em Portugal mas já tem raízes em países como a França ou os Estados Unidos da América. O urban chic está cá e está para ficar. Assim se vivem melhor as cidades.

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia
Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

Dispensam a cerimónia religiosa, os cortejos de vinte, trinta e às vezes até 40 quilómetros que manda a tradição que se façam entre igreja e o espaço da festa, dispensam até os extensos jardins verdes que caracterizam os espaços para casamentos que ficam fora das grandes urbes. São casamentos menos comuns mas nem por isso menos bonitos. São casamentos que acontecem nos terraços e esplanadas mais bonitas das cidades, nos parques urbanos que ficam nos centros ou até nos ‘boutique’ hotéis mais emblemáticos. Os convidados são menos, o catering mais modesto, mas a alegria, essa é contagiante. São casamentos mais de acordo com os valores, hábitos e identidades das gerações mais novas! E são trendy que se fartam…

Jesus Caballero
Foto Jesus Caballero
Jesus Caballero
Foto Jesus Caballero

Porque gostámos muito de todos os urban weddings onde já estivemos, a Zankyou dá-lhe hoje 4 (muito) bons motivos para preferir um urban wedding.

A logística é tãooooo mais fácil

Nem todos os seus amigos têm carro? A sua família vive longe e vem de propósito para o casamento mas não tem como deslocar-se nem onde ficar? Quer visitar alguns espaços antes de escolher um mas não parece encontrar o tempo para se deslocar aos locais que prometem as melhores quintas para casamento? Esqueça essas deslocações longas e desnecessárias. Se escolher um ‘spot‘ urbano, está no sítio onde quer estar em menos de 20 minutos. Pode ir de carro se quiser, mas se preferir evitar o trânsito e ir lá ter de metro, autocarro, eléctrico, também pode! E é tão bom ter tantas mais opções! Mais há mais: a hora de descansar no final da festa chega muito mais rápido, especialmente se celebrar o seu casamento no boutique hotel onde vai passar a sua noite de núpcias…! Mas mesmo que não seja esse o seu caso, o caminho de volta a casa é sempre mais curto. E convidados também agradecem este pequeno detalhe.

Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Foto Luminous Photography

Ainda a favor dos urban weddings está o orçamento que eles exigem. Na sua grande maioria, são sempre orçamentos muito mais modestos do que os orçamentos associados a casamentos mais tradicionais.

Dão-lhe uma boa ‘desculpa’ para uma lista de convidados reduzida

E o melhor é que o fazem sem ferir susceptibilidades daqueles familiares mais afastados ou amigos com quem se dá menos. Os casamentos urbanos acontecem geralmente em espaços mais pequenos e, por essa razão puramente logística, são necessariamente casamentos mais intimistas e familiares. Espera-se que a lista de convidados seja o mais reduzida possível.

1Love4EverSolicite informação sobre “1Love4Ever”
Foto 1Love4Ever

São perfeitos para estrear vestidos de noiva mais modernos

Os visuais urbanos, modernos, arrojados prevalecem! Já viu, por exemplo, a nova colecção de vestidos de noiva da Asos? Ou a nova coleção da estilista Pureza de Mello Breyner? São vestidos absolutamente românticos, femininos, deslumbrantes. Mas são igualmente vestidos prácticos, confortáveis, até um pouco ousados. Alguns são vestidos que pode até voltar a usar numa outra ocasião, acessorizados com apontamentos coloridos, claro! E esta vantagem não é apenas para as noivas, os vestidos de festa das convidadas também podem (arriscamos mesmo a dizer, devem) ser menos megalómanos, mais casuais, mais fáceis de reutilizar no dia a dia. Nada como investimentos que podem ser rentabilizados. São muito mais apelativos do que investimentos para comprar algo que só será usado uma vez na vida.

Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner
Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Pureza Mello Breyner”
Foto Pureza Mello Breyner

Mais do que os vestidos, os looks que os urban weddings previligiam são looks que pedem acessórios divertidos e ousados. Acessorizar é preciso!

Os cenários originais e a criatividade que eles inspiram

Achava que não ganhava nada em troca de abdicar dos extensos jardins verdes que as quintas mais tradicionais oferecem? Engana-se! Vai ganhar cenários que, apesar de inusitados no mercado dos casamentos, são absolutamente únicos! Mesmos os cenários mais despidos e minimalistas, vão estar carregadinhos de vida e de história. Se há algo que abunda nos casamentos urbanos, por exemplo, são as vistas sobre as mais bonitas cidades portuguesas. Escolha um hotel como o The Yeatman e veja do que estamos a falar… E porque não celebrar a sua união num espaço carismático com arte urbana a decorar as paredes. Há noivos que se identificam com esta cultura urbana, porque não hão-de fazê-la prevalecer no estilo e tema do seu casamento. As pessoas cada vez mais vivem as suas cidades, cada vez mais se identificam com elas e os urban weddings são homenagens a essas ligações tão íntimas.

Jesus Caballero
Foto Jesus Caballero
Memories Fotografia
Foto Memories Fotografia
Jesus Caballero
Foto Jesus Caballero

As razões são boas e válidas! Mas não nos despedimos sem confessar a maior razão de todas: é que os urban weddings são tão mais divertidos!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Para que o seu casamento arrase este ano descubra como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta?
Sandra & Tiago: Descubra a surpresa que os noivos deram aos convidados!
Sandra & Tiago: Descubra a surpresa que os noivos deram aos convidados!
Sandra & Tiago: Descubra a surpresa que os noivos deram aos convidados!
Foto: Nelson Marques Photography
8 factores fundamentais para terem um Destination Wedding perfeito!
Com que então, decidiram abrir as asas, voar para bem longe e casar longe de casa, não foi?.. E agora as perguntas sucedem-se: quando, onde, como... Escolher o local perfeito para o destination wedding perfeito não é tarefa fácil, não... Mas nós, conta-mo-vos tudo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação