O casamento e a cidade. Estarão os urban weddings na moda?

O mercado dos casamentos está diferente, mais flexível, com propostas mais versáteis e até mais criativo. Os casamentos “chave na mão” foram só o princípio. Depois chegaram os casamentos low cost, económicos e descomplicados! E da conjunção dos dois, surgem novas tendências, quase todas as estações. Hoje, a Zankyou traz-lhe uma das modas mais recentes: os urban weddings! Isto porque há cada vez mais casais a preferir cerimónias mais pequenas, simples, modernas e em espaços mais inusitados e mais centrais nas suas cidades. A tendência é relativamente recente em Portugal mas já tem raízes em países como a França ou os Estados Unidos da América. O urban chic está cá e está para ficar. Assim se vivem melhor as cidades.

Mémorelle - Photography&Video
Mémorelle – Photography&Video

Dispensam a cerimónia religiosa, os cortejos de vinte, trinta e às vezes até 40 quilómetros, que manda a tradição, entre igreja e o espaço da festa. Dispensam até os extensos jardins verdes que caracterizam os espaços para casamentos que ficam fora das grandes urbes. São casamentos menos comuns mas nem por isso menos bonitos. São casamentos que acontecem nos terraços e esplanadas mais bonitas das cidades, nos parques urbanos que ficam nos centros ou até nos ‘boutique’ hotéis mais emblemáticos. Os convidados são em menor número, o catering mais modesto, mas a alegria, essa é contagiante. São casamentos mais de acordo com os valores, hábitos e identidades das gerações mais novas! E são trendy que se fartam…

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

Peça ajuda a uma empresa de wedding planner, como a Ideias em Festa e deixe o “milagre” acontecer. Nada escapa a esta equipa de profissionais e todas as decisões que toma são certeiras. Para a Ideias em Festa a parceria com o cliente é o elo mais importante para que o resultado final seja aquele com que sempre sonhou. Os seus objetivos e as suas expectativas vão ser totalmente respeitados e, acima de tudo, superados. Atreva-se a contratá-la e sorria, porque o seu casamento de sonho vai mesmo acontecer.

Ideias em FestaAgende a sua reunião!
Ideias em Festa
Ideias em FestaAgende a sua reunião!
Ideias em Festa

Porque gostámos muito de todos os urban weddings onde já estivemos, a Zankyou dá-lhe hoje 4 (muito) bons motivos para preferir um urban wedding.

A logística é tãooooo mais fácil

Nem todos os seus amigos têm carro? A sua família vive longe e vem de propósito para o casamento mas não tem como deslocar-se nem onde ficar? Quer visitar alguns espaços antes de escolher um mas não parece encontrar o tempo para se deslocar aos locais que prometem as melhores quintas para casamento? Esqueça essas deslocações longas e desnecessárias. Se escolher um ‘spot‘ urbano, está no sítio onde quer estar em menos de 20 minutos. Pode ir de carro se quiser, mas se preferir evitar o trânsito e ir lá ter de metro, autocarro, elétrico, também pode! E é tão bom ter tantas mais opções! Mais há mais: a hora de descansar no final da festa chega muito mais rápido, especialmente se celebrar o seu casamento no boutique hotel onde vai passar a sua noite de núpcias…! Mas mesmo que não seja esse o seu caso, o caminho de volta a casa é sempre mais curto. E os convidados também agradecem este pequeno detalhe.

Para isso, nada como alugar uma viatura da Collection Classicara empresa que lhe oferece a solução de transporte para o seu grande dia. Imagine-se a chegar à cerimónia de num mítico e elegante Pontiac Strato Chief de 1958. Este clássico é ideal para todos os noivos que queiram dar um toque de requinte e luxo ao seu grande dia, surpreendendo tudo e todos! Para mais tem Certificação de Veículo de Interesse Histórico pela ACP Portugal. Um sonho ou uma viagem ao passado? Diga-nos você depois como se sentiu! Os padrinhos e convidados não ficam para trás. Para eles, a Collection Classicar reserva uma Mercedes Vito Deluxe.

Collection ClassicarAgende a sua reunião!
Collection Classicar. Pontiac Strato Chief de 1958
Collection ClassicarAgende a sua reunião!
Collection Classicar. Pontiac Strato Chief de 1958

Ainda a favor dos urban weddings está o orçamento que eles exigem. Na sua grande maioria, são sempre orçamentos muito mais modestos do que os orçamentos associados a casamentos mais tradicionais.

Dão-lhe uma boa ‘desculpa’ para uma lista de convidados reduzida

E o melhor é que o fazem sem ferir suscetibilidades daqueles familiares mais afastados ou amigos com quem se dá menos. Os casamentos urbanos acontecem geralmente em espaços mais pequenos e, por essa razão puramente logística, são necessariamente casamentos mais intimistas e familiares. Espera-se que a lista de convidados seja o mais reduzida possível. Mas isso não quer dizer que não se esmere nos convites. Já que são menos, até tem mais margem (financeira) para “fazer bonito”. Escolha a Celebrar a Vida, para dar vida aos convites. O principal objetivo desta empresa é criar emoções e memórias, personalizando os convites ao gosto dos noivos, superando as suas expectativas. Os noivos só têm de escolher a cor e o tema da boda. Depois, é só deixar a Celebrar a Vida criar!

Celebrar a VidaAgende a sua reunião!
Celebrar a Vida

São perfeitos para estrear vestidos de noiva mais modernos

Os visuais urbanos, modernos e arrojados prevalecem! Apesar do cariz citadino, os vestidos podem ser absolutamente românticos, femininos, deslumbrantes, práticos, confortáveis e até um pouco ousados. Neste tipo de casamento, até pode usar um vestido que possa voltar a usar numa outra ocasião. Esta vantagem não é apenas para as noivas, os vestidos de festa das convidadas também podem (arriscamos mesmo a dizer, devem) ser menos megalómanos, mais casuais, mais fáceis de reutilizar no dia-a-dia. Nada como investimentos que podem ser rentabilizados. São muito mais apelativos do que investimentos para comprar algo que só será usado uma vez na vida.

Mémorelle - Photography&Video
Mémorelle – Photography&Video

Mais do que os vestidos, os looks que os urban weddings privilegiam pedem acessórios divertidos e ousados. Acessorizar é preciso!

Os cenários originais e a criatividade que eles inspiram

Achava que não ganhava nada em troca de abdicar dos extensos jardins verdes que as quintas mais tradicionais oferecem? Engana-se! Vai ganhar cenários que, apesar de inusitados no mercado dos casamentos, são absolutamente únicos! Mesmos os cenários mais despidos e minimalistas vão estar carregadinhos de vida e de história. Se há algo que abunda nos casamentos urbanos, por exemplo, são as vistas sobre as mais bonitas cidades portuguesas… E porque não celebrar a sua união num espaço carismático com arte urbana a decorar as paredes. Há noivos que se identificam com esta cultura urbana, porque não hão de fazê-la prevalecer no estilo e tema do seu casamento. As pessoas cada vez mais vivem as suas cidades, cada vez mais se identificam com elas e os urban weddings são homenagens a essas ligações tão íntimas.

Estúdios Santa Cruz
Estúdios Santa Cruz

Neste caso, sugerimos que case na Quinta do Avesso, em Vila do Conde. Aqui, pode entrar num cenário rústico, dentro da cidade. Assim, ganha tudo o que uma quinta tem: jardins, natureza  e good vibes, sem sair da sua cidade natal. Este espaço conta ainda com um serviço de catering próprio e de excelente qualidade, servido com todo o requinte. Os pratos, esses podem ser os clássicos gastronómicos portugueses, mas não como está habituada. A equipa de catering dedica-se a reinventá-los, dando-lhes um toque de modernidade adaptado aos dias de hoje. A Quinta do Avesso também disponibiliza um serviço de decoração personalizada que transformará o espaço de acordo com as suas preferências. Tanto pode ser com aquele toque urban, como não… A escolha é sua!

Quinta do AvessoMarque já uma visita à Quinta do Avesso
Quinta do Avesso
Quinta do AvessoMarque já uma visita à Quinta do Avesso
Quinta do Avesso

As razões são boas e válidas! Mas não nos despedimos sem confessar a maior razão de todas: é que os urban weddings são tão mais divertidos!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto via Shutterstock: Studio Peace
Escolha a Tiffany para as suas decorações de casamento, a cor que nunca sai de moda
Uma cor delicada, elegante e romântica que, certamente, nunca sairá de moda: decore o seu casamento com Tiffany, a cor mais amada por todas as noivas.
Foto: AWE Pictures
Luvas de casamento: quando o vintage está de volta à moda
Entre os vários looks de noiva, o vintage é um dos nossos favoritos, porque o estilo retro está sempre atualizado. A noiva vintage é cheia de charme.
Foto: FotoClik - Viseu
5 tipos de sapatos de casamento que nunca sairão de moda
Aqui estão os 5 modelos de sapatos de noiva atemporais ideais para destacar o seu look de noiva.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação