O programa do dia do casamento: tudo que precisa saber

Finalmente decidiram dar o nó, mas o stress de ter tudo pronto, em apenas alguns meses, está a deixá-la de cabelos em pé. Se está a pensar em tratar de tudo sozinha, certamente, quer um casamento organizado do início ao fim, certo? E também sabemos que os preparativos para o grande dia podem parecer uma tarefa quase impossível. Não entre em pânico! Estamos aqui para ajudá-la. Neste artigo, explicamos-lhe tudo o que precisa saber para organizar o programa do seu casamento, sem crises de ansiedade.

Foto: Efeito Espontâneo

O que é o programa do casamento?

O programa da cerimónia é um documento que serve de guia nos casamentos e tem como objetivo orientar os convidados durante o evento. Geralmente, é usado em casamentos civis.

O programa de casamento é um elemento cada vez mais imprescindível, pois é muito útil no dia do evento, e também para o casal, aquando da organização sem a ajuda de um wedding planner. Os noivos podem então aproveitar os momentos em pleno, pois os convidados terão todas as informações à mão e farão parte das diversas etapas do grande dia, sem grande dificuldade.

Foto: 135 milímetros

As secções de um programa de casamento

Uma das maiores vantagens sobre o programa da cerimónia é que “não há templates“. Ou seja, pode projetá-lo completamente ao seu gosto, tanto em formato, quanto em conteúdo.

A única coisa que deve ter em mente é o seu propósito: guiar os convidados. O plano fornece informações para ajudar os participantes a seguir a cerimónia, entender as tradições do casamento e também a conhecer os participantes. As secções que não podem faltar no seu programa são as seguintes:

Agradecimento aos convidados: inclui algumas palavras de agradecimento aos convidados por compartilharem convosco o grande dia.

Início da cerimónia: explique como é que a cerimónia começará, o nome do casal e dos seus padrinhos. Se a entrada for feita com música, inclua o nome da música.

Apresentação da cerimónia: quando a noiva e o noivo chegarem ao altar, ou equivalente, é hora da apresentação. Nesta secção, pode incluir o nome da pessoa que oficializará a cerimónia.

Foto: 135 milímetros

Aceitação e troca de alianças: é o momento da verdade e certamente quer tê-lo como uma lembrança, portanto, não economize nos detalhes quando se trata de capturar o momento do “sim, aceito” no plano da sua cerimónia. Não se esqueça de incluir o nome da música que escolheu para aquele momento especial.

Despedida após oficializar o casamento: depois de terem sido declarados marido e mulher, pode dizer algumas palavras de agradecimento ou até algumas piadas.

Tome nota das nossas recomendações: música clássica no seu casamento, o repertório perfeito.

Foto: AWE

Cinco ideias extra para escrever o seu programa de casamento

Como o programa de casamento é totalmente gratuito, aconselhamos que o personalize o máximo possível, para adaptá-lo ao seu casamento e torná-lo único. Aqui ficam algumas ideias:

  1. Combine o programa com o design dos convites: as cores, o tipo de letra, etc… para que tudo combine com o tema do seu casamento.
  2. Inclua os rituais que acontecem na cerimónia civil: descreva os rituais ou o significado de algum símbolo associado à vossa cerimónia.
  3. Adicione um roteiro: se acha que o tempo para cada etapa do casamento será cumprido, é uma boa ideia saber (aproximadamente) quanto durará cada etapa. Dessa forma ajuda os seus convidados a programarem melhor o regresso a casa, principalmente os que vierem de longe.
  4. Adicione detalhes sobre o resto das atividades: detalhes sobre o catering, atividades para miúdos e graúdos, ou o momento da dança, devem constar do programa.
  5. Especifique a melhor forma de chegar ao local: é uma das perguntas mais repetidas antes do grande dia. Informar os seus convidados sobre a melhor forma de chegar ao local evitará atrasos e stress desnecessário, de última hora.

Conheça alguns dos melhores espaços de casamento originais em Lisboa e surpreenda os seus convidados.

Foto: AWE

Sabia da existência de um programa para cerimónias? Além dos aqui sugeridos, que detalhes incluiria, para proporcionar um dia inesquecível aos seus convidados?

Aqui fica também uma ajuda para organizar o seu casamento: o passo a passo essencial com a contagem decrescente para o grande dia, para que este corra sem qualquer tipo de stresses.

Poderá também gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Photography
Tudo o que precisa de saber sobre o espaço onde celebrará o seu casamento
Conheça algumas das condições mínimas necessárias para que um evento seja um autêntico êxito: o salão que se transformará no palco idílico!
135 milímetros
Como organizar um casamento económico de sonho: tudo o que precisam de saber!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, contamo-vos tudo o que precisam de saber para organizarem um casamento low-cost de sonho! E como se não bastasse, com a ajuda da TFY Weddings, que trouxe consigo, algumas dicas preciosíssimas, que não podem perder!.. Vamos a isso?
Matt + Lena Photography
Mini-Guia para casar no Algarve: descubra tudo o que precisa para um casamento de sonho!
Solicite mais informação grátis e sem compromisso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação