Renato Ribeiro Photography: a paixão pela genuinidade que se reflete em imagens

Para um casamento com memórias reais, contrate Renato Ribeiro Photography. Capta imagens cinematográficas e emocionais, resultando sempre num trabalho poético e muito verdadeiro

Renato Ribeiro Photography: a paixão pela genuinidade que se reflete em imagens
Foto: Renato Ribeiro Photography
  • Foto e Vídeo
  • Sponsored

Sorria, que vai ser fotografado! Sim, agora que está a chegar ao seu casamento, durante o mesmo e quando quiser. Renato Ribeiro Photography aceitou o seu convite para fotografar o dia mais importante da sua vida. Sabemos que nutre por ele a maior confiança do mundo, pois o seu trabalho é genuíno. Reflete exatamente cada momento, com aquela autenticidade que o leitor procura. A interação de Renato consigo e a sua noiva/o será feita de uma forma bastante natural e descontraída, interferindo o mínimo possível com o vosso dia. Todo o seu trabalho será uma colaboração entre vocês, que até já se tornaram amigos. O fotógrafo que dá nome ao estúdio mencionado apenas está interessado em sorrisos e expressões reais e principalmente em emoções verdadeiras. E as suas são tal e qual ele gosta de captar. E o melhor de tudo é que o ambiente vivido no seu casamento já se adivinha emotivo. A alegria estampada no rosto dos seus convidados que o diga…

guardarNoivos no copo d'águaSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarSessão de noivadoSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

O início

Desde criança, que Renato Ribeiro foi muito ligado às artes. Fez teatro, dança e experimentou música e pintura. Era óbvio para ele que o seu caminho teria de passar por algo um pouco relacionado com tudo isso. “A fotografia sempre acompanhou minha jornada. Comecei por fazer fotografia amadora de rua e de viagem (que culminou com algumas exposições) e também fiz alguns retratos e trabalhos de moda”, conta-nos. E foi em 2012 que Renato foi desafiado por alguns fotógrafos de casamentos do Porto para ajudá-los como segundo fotógrafo. A partir daí, as coisas começaram a fluir naturalmente. “Comecei no mundo da fotografia de casamento aos poucos e com os pés firmes no chão”, recorda. Enquanto isso, treinou muito e dedicou horas a aprender. Finalmente, teve a oportunidade de fotografar o seu primeiro casamento sozinho em 2014 e nunca mais parou. “Acabou por se tornar um vício e uma grande paixão!”, exclama.

guardarDia do amorSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarSessão fotográfica nos AçoresSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

O estilo

Renato Ribeiro trabalha com muita paixão. Proporciona assim um trabalho cinematográfico e emocional, resultando sempre em algo poético e muito verdadeiro. “Gosto que o meu trabalho seja íntimo e pessoal. Gosto que tenha uma simplicidade poética e uma leveza natural. Eu dedico-me intensamente na busca pela singularidade que cada ser humano me mostra e me dá o prazer de contar”. Para Renato esse é mesmo o seu o maior desafio. “Não sou jornalista e, portanto, não apenas capto o que está lá, mas também o que sinto sobre o que vejo. Nunca peço nada que não seja totalmente honesto”. Para isso, o fotógrafo vê no seu trabalho uma colaboração com os seus clientes, que acabam por se tornar seus amigos. Como ele acredita que as melhores imagens são as que captam momentos reais, com sorrisos, sentimentos e emoções igualmente reais, isso tem de ser feito em parceria com os noivos, com quem tem uma ligação verdadeira. Aos casais pede apenas que esqueçam os estereótipos e que relaxem para aproveitarem bem o dia. Só assim, Renato Ribeiro Photography consegue a naturalidade tão desejada.

guardarLove sessionSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarSessão de noivadoSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

A inspiração

“Grande parte da minha inspiração vem das minhas vivências e do que sinto com os meus relacionamentos interpessoais”, responde prontamente Renato. Os livros, viagens, músicas e filmes são outra grande fonte de inspiração. Mas ele também costuma fazer o exercício de apenas observar as pessoas a passar e tentar imaginar as suas vidas, aventuras e infortúnios. O artista também segue e admira o trabalho de vários fotógrafos (não só de casamento). Porém, procura não se deixar influenciar demais, para tentar resguardar a sua própria identidade.

guardarSessão fotográfica por Renato Ribeiro PhotographySolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarPrémio: melhor fotógrafo de casamentoSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

Diferenciação

Segundo Renato Ribeiro, cada pessoa tem a sua personalidade e abordagem. Portanto, julga que quem quer fazer arte não pode nem deve pensar nisso da “diferenciação da concorrência”. Mas o fascínio com que explora as conexões que as pessoas têm umas com as outras durante as suas vidas, na opinião da Zankyou, já se pode definir como “diferenciação”. Para ele é um privilégio documentar a vida e as pessoas nos seus momentos mais honestos e vulneráveis. “O que podem esperar das minhas imagens é essa constante procura dos pequenos detalhes, da interação de olhares e dos gestos mais ternos que acontecem em qualquer história de amor”, sublinha.

guardarNoivosSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarMomento caricatoSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

A equipa

A cobertura fotográfica de Renato Ribeiro Photography é sempre feita por dois fotógrafos. O Renato acompanha mais de perto os noivos e vai registado o amor ao ritmo que ele bate. Os restantes membros da equipa registam todos os pequenos pormenores da festa, a interação dos convidados e as brincadeiras das crianças.

guardarNoivasSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography
guardarMelhor fotógrafo de casamentoSolicite informações a Renato Ribeiro Photography
Foto: Renato Ribeiro Photography

Condições e timings

Renato Ribeiro Photography aconselha que os seus serviços sejam contratados com um mês de antecedência. A cobertura fotográfica tem um custo mínimo de 1500 euros e dura até as 5h00. Quanto às condições de pagamento, convém dar 25% de sinal para reserva do serviço + 50% até 48h antes do evento + 25% após a entrega do trabalho final. O trabalho demora dois a três meses a ser entregue. “A nossa edição dá preferência a um estilo de narrativa visualmente atraente, criativa e artística. Isso requer tempo, dedicação e inspiração”, justifica Renato.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Renato Ribeiro Photography Fotógrafos e vídeo

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!