Tendência 2015: as músicas que não podem faltar no seu casamento

A música assume um papel importante no casamento e há momentos que queremos recordar e que se tornam ainda mais memoráveis acompanhados por aquele tema especial!

Mas surgem algumas questões na hora de fazermos escolhas, por isso estive à conversa com os fornecedores ideais para responderem a estas perguntas e darem uma antevisão sobre os temas-chave para 2015.

Solicite informação sobre “DJ: Musicbox Porto Eventos ”
Musicbox Porto Eventos a trabalhar. Foto: João de Medeiros e Pamela Leite.

A música acompanha diversas fases do casamento, às vezes sem darmos por ela, mas a verdade é que faz falta: “A música assume um papel relevante durante todo o evento! Não poderá faltar música desde a chegada dos convidados até à saída do último.” (Musicbox Porto Eventos)

Mas há momentos em que os temas a escolher precisam de uma atenção especial: “a entrada no salão, abertura de baile, corte do bolo e lançamento do ramo.” (Musicbox Porto Eventos)

Solicite informação sobre “DJ e animação: Musicbox Porto Eventos”
Animação por Musicbox Porto Evento. Foto: João de Medeiros e Pamela Leite.

Então, como escolhê-los? A verdade é que podem pedir conselhos com quem sabe. Não prescindam de uma reunião com o vosso DJ: “Conseguimos aconselhar os noivos após reunirmos com os mesmos e quando temos uma noção dos gostos musicais deles. Tentamos é escolher músicas com impacto e que marquem o momento.”(Musicbox Porto Eventos)

E esta escolha “Varia muito de casal para casal, porque temos noivos muito extrovertidos, onde as escolhas musicais serão diferentes para uma abertura de baile, por exemplo.”(Musicbox Porto Eventos)

“As músicas escolhidas pelos noivos, devem ser sem duvida músicas que se identifiquem, pois só assim os momentos se tornam, originais e espontâneos.”(Dj Fi – André Montenegro)

Solicite informação sobre “DJ: André Montenegro - DJ-Fi.”
Serviço de DJ por André Montenegro - DJ-Fi.

“Mas as escolhas mais comuns, costumam ser a Happy (Pharrel) para a entrada no salão, a Jubel dos Klingande para o corte do bolo, abertura de baile um mix ou mashup ensaiado para fugir à tradicional valsa.” (Musicbox Porto Eventos)

Outra sugestão é Blurred Lines Feat. T.I. + Pharrell na chegada à Quinta, remix de A Sky Full of Stars dos Coldplay na entrada do Salão e I See Fire – Ed Sheeran / Let Her Go – Passenger no corte do bolo. (Dj Fi – André Montenegro)

Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
Escolha os temas com que mais se identifique. Foto: Um Dia de Sonho.

Para a hora do baile, queremos aqueles temas de maior sucesso que põem os convidados a dançar. Eis algumas sugestões: Happy do Pharrell Williams, a Get Lucky dos Daft Punk continua a funcionar muito bem, têm aderido bem à Burguesinha do Seu Jorge, numa onda mais comercial, a Sky Full of Stars dos Coldplay e produzida também pelo Avicii.” (Musicbox Porto Eventos)

E ainda Bo Tem Mel – Nelson Freitas & C4 Pedro; Bailando Enrique Iglesias – Intemporais: Lambada; La Bamba; Celebration; Danza Kuduro; Play-back, etc(Dj Fi – André Montenegro)

“Depois temos os temas intemporais que tanto move o público novo com o público mais velho. Dos anos 60 temos o Hit the Road Jack do Ray Charles, finais dos anos 70 o Crazy Little Thing Called Love dos Queen, anos 80 além do Disco temos também o começo do Pop com o Michael Jackson, anos 90 com músicas da nossa adolescência, etc.” (Musicbox Porto Eventos)

Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
Na hora do baile são vários os temas conhecidos que podem ser passados. Foto: Um Dia de Sonho.
Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
As músicas são adaptáveis de acordo com a receptividade dos convidados. Foto: Um Dia de Sonho.

Mas é claro que estes profissionais estão preparados para adaptar os temas consoante a receptividade de quem quer dar um pézinho de dança: “Conforme a leitura de pista, adaptamos os estilos, passando por vários géneros e onde podemos ir fazendo uma história da música e ir evoluindo até aos temas mais atuais.”(Musicbox Porto Eventos)

Quanto à primeira dança, esta deve ser carregada de simbolismo: “Para uma 1ª dança, pedimos sempre que seja a música “deles”, a música que os identifica, a música que ouviram quando começaram a namorar, quando se conheceram. “Podemos fugir à valsa tradicional, não necessita de ser uma música em que tenham e fazer muitos passos de dança!” (Musicbox Porto Eventos) “A Valsa é intemporal e um clássico, uma outra música deverá ser sentida pelos noivos, pois só assim se torna mais fácil, o momento tão intimidador para a maioria.”(Dj Fi – André Montenegro)

Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
Dança dos noivos. foto: Um Dia de Sonho.
Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
Dança dos noivos na abertura do baile. Foto: Um Dia de Sonho.

Uma sugestão que os noivos possam incorporar no casamento: “É sempre importante existir dois espaços distintos com música após o começo do baile. Tem pessoas que querem relaxar um bocadinho afastado-se do local onde decorre a festa.”

“Normalmente, temos no exterior ou em outra sala, uma aparelhagem que está a reproduzir música lounge, num nível de volume agradável.”(Musicbox Porto Eventos

Solicite informação sobre “Foto: Um Dia de Sonho”
Como sugestão pode haver duas zonas distintas com música: para o baile e música ambiente. Foto: Um Dia de Sonho.

E na hora de escolher um DJ há que haver alguns cuidados, tanto porque o público alvo percorre várias fachas etárias, como explica o André Montenegro, da DJ-Fi: “Hoje em dia temos muita escolha a nível de DJ, mas para um evento onde o contraste entre gerações é quase sempre notório, um DJ Experiente, Profissional e Dinâmico, é a chave  para uma festa inesquecível para todos.”

Também como explica o Renato Polónia da Musicbox Porto Eventos , o à vontade com o profissional faz toda a diferença, bem como a qualidade do material utilizado: “O conselho que damos a todos os noivos, é que escolha o DJ com que mais se identifiquem. É muito importante estarem bastante seguros da escolha. Além de sentirem esta ligação com o DJ, têm de verificar se o mesmo usa material profissional, tipo Pioneer, Yamaha, Electro Voice e não marcas para amadores como Ibiza Sound, Numark, Behringer… Por vezes também é aí que verificamos a diferença de preços entre empresas de animação. Outra questão também muito importante, será saber se o DJ em questão será mesmo profissional, se trabalha no sector a tempo inteiro, ou se é um amador, que faça disto um hobby.”

E quanto aos dancing shoes, o que têm estes profissionais a dizer? Oferecer chinelos de dedo para as senhora vem em boa hora? E já tiveram eventos em que tal aconteceu?

Solicite informação sobre “ Foto: Lounge Fotografia”
Chinelos de dedo para a hora do baile. Foto: Lounge Fotografia.

“Sim, já estivemos em eventos onde ofereceram chinelos de dedo. É uma ideia engraçada, para as meninas, claro! Muitas delas chegam ao final do dia com um esforço imenso nos pés devido aos saltos altos. E se forem os noivos a oferecer algo que dê conforto e se todos usarem, é sempre um mais valia para que o baile dure ainda mais tempo!!!!”(Musicbox Porto Eventos

Mas cuidado, há que ficar tudo a combinar: “A ideia é gira mas só é funcional se a decoração, o espaço e até mesmo o ambiente forem propícios para dancing shoes.”(Dj Fi – André Montenegro)

Bons preparativos e boa escolhas!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação