Tudo o que há para saber sobre o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle

O anúncio do casamento do Príncipe Harry e a actriz Meghan Markle, emitido na passada segunda-feira pelo Palácio de Kensington, com toda a pompa e circunstância própria de um casamento real, continua a dar que falar. E nós estamos aqui para lhe contar tudo!

Cordon Press
Foto: Cordon Press

Como já divulgámos aqui na Zankyou, no mesmo dia do anúncio os dois pombinhos posaram pela primeira vez juntosnuma sessão fotográfica para a imprensa, tendo dado mais tarde uma entrevista para a BBConde revelaram muita cumplicidade e demonstraram o carinho e estado de graça em que se encontram neste momento. No dia seguinte, soube-se o mês e o local do enlace, que será em Maio de 2018.

Entre as revelações realizadas pela Casa Real Britânica, entrevista ao casal e notícias da imprensa, conseguimos saber muitos detalhes sobre o grande evento, que partilhamos aqui consigo.

Um pedido de casamento muito “natural”

O Príncipe Harry sempre se destacou por ser a nota discordante de uma família real caracterizada pelo formalismo exacerbado, apesar de pouco a pouco, e ao longo dos anos, se terem vindo a limar as restrições (o Príncipe William e Kate Middelton renunciaram a muitos privilégios, por exemplo, demonstrando um estilo descontraído, que parece ter sido herdado pelos dois filhos de Diana). Por isso, o agora já bem mais calmo Harry (esqueçamos os episódios loucos da adolescência), não podia fazer um pedido de casamento muito exagerado. Assim, e tal como explicaram à jornalista Mishal Husain da BBC, num encontro normal (apenas “mais um”), e enquanto preparavam frango assado em casa, o Príncipe Harry surpreendeu Meghan Merkle ao ajoelhar-se para fazer o pedido.

Ele estava a tentar assar um frango e, de repente, uma surpresa incrível. Foi tão querido e natural e muito romântico. Ele pôs um joelho no chão”, contou ela.Na realidade, eu mal te deixei acabar o pedido. Eu disse ‘posso dizer sim agora?’”, continuou, quando questionada sobre se tinha aceitado de imediato o pedido de casamento do príncipe.

BBC
Foto: BBC

O namoro

Na entrevista, o casal revelou ter-se conhecido às cegas, através de uma amiga em comum. Após dois encontros, o príncipe convenceu a actriz a ir com ele numa viagem ao Botswana, no Verão de 2016. E foi aí que os dois se apaixonaram, do outro lado do mundo!

Após o regresso, foi “difícil manter a relação à distância”: Harry e Meghan viam-se de duas em duas semanas, resultado de duas agendas sempre preenchidas. Cada vez que Markle ia a Londres, o programa não variava muito entre jantares na Nottingham Cottage, a dois e com amigos, e por encontros com a família do príncipe. Sobre já ter conhecido a rainha, a actriz descreveu a avó do futuro marido como “uma mulher incrível”.

Foto Samir Hussein/WireImage via Vanity Fair

Relativamente à forma como via a família real britânica antes de conhecer Harry, a actriz foi elucidativa. “Há um mal-entendido. Só porque trabalhei em entretenimento, acham que tenho de saber como funciona este mundo. Estive sempre focada no meu trabalho. Nunca li muita imprensa sequer, para o bem e para o mal”, confessou. Nisso, os noivos estão em pé de igualdade, já que o príncipe também admitiu nunca ter visto a série canadiana protagonizada por Meghan, Suits.

Chris Jackson/Getty Images for the Invictus Games Foundation

O anúncio do noivado aconteceu pouco mais de um ano após a oficialização da realação, através de um comunicado em nome do príncipe, na altura a pedir respeito e a criticar o assédio em torno da actriz americana. “Harry está preocupado com a segurança de Miss Markle e está muito desapontado por não ter conseguido protegê-la. Não é correcto que Miss Markle esteja no centro de uma tempestade quando ainda só namoram há alguns meses. Isto não é um jogo — é a vida deles”, referiu o então comunicado.

Ainda assim, só em Setembro passado é que Meghan Markle falou pela primeira vez de Harry, numa longa entrevista à Vanity Fair. “De certeza que vai chegar uma altura em que temos de vir a público, mas espero que as pessoas compreendam que este é o nosso tempo. Isto é para nós. O facto de [a relação] ser só nossa é parte daquilo que a torna tão especial. Mas estamos felizes. Pessoalmente, adoro uma grande história de amor”comentou.

Foto Vanity Fairr by Peter Lindbergh. Styled by Jessica Diehl

No final desse mês, o príncipe Harry e Meghan Markle foram fotografados em público juntos pela primeira vez, num torneio de ténis em Toronto. Na altura, o casal acabou por ser protagonista do evento: num estilo simpático e relaxado, ambos de óculos de sol, foram fazendo comentários sobre o jogo, metendo conversa com as pessoas que estavam ao seu redor nas bancadas. Até deram a mão em público, algo muito raro dentro da realeza britânica.

Foto Karwai Tang/WireImage via Vanity Fair

O anel

Um evento destas características deve estar rodeado pelos melhores detalhes. Como já o dissemos, o Príncipe Harry sempre se destacou por ser o elemento “diferente” da família real, sobretudo pela austeridade que sempre a caracterizou. No entanto, para o pedido, Harry esteve à altura da realeza e surpreendeu Meghan com um incrível anel de ouro e três reluzentes diamantes, um deles do Botswana – em memória da viagem onde se apaixonaram – e os outros dois pertencentes à sua falecida mãe, a saudosa princesa Diana de Gales.´É uma forma de a termos connosco”, afirmou o príncipe, que quando questionado sobre quais seriam as impressões da mãe em relação à sua noiva, respondeu com boa disposição: “Ela iria adorar as sardas delas. Seriam melhores amigas.”

Cordon Press
Foto: Cordon Press

Local e data do casamento

Apesar dos rumores que colocavam a cerimónia na Abadia de Westminster, o casamento terá lugar na capela de St. George do Castelo Windsor, no início de Maio de 2018, tal como já tínhamos revelado. Ali já se casou o tio de Harry – Príncipe Edward – e foi também o local escolhido pelo Príncipe Carlos e Camilla Parker Bowles para receberem a bênção do matrimónio, após o casamento civil celebrado no cartório da mesma cidade. Para além disso, o espaço é especial para o casal, pois visitaram-no muito durante os meses de namoro, tendo sido ali que Harry foi baptizado em 1984 e onde também se realizou a cerimónia fúnebre da sua mãe, Diana.

Quem ficará responsável pelo vestido?

São tudo suposições, mas já há vários nomes sobre a mesa. Aquele que parece ter mais força é o do designer Erdem, que já se encarregou de vestir Meghan em múltiplas ocasiões, nomeadamente para o casamento onde a actriz foi com Harry, no início do ano. Segundo palavras da actriz à Vanity FairErdem “é um criador que já usa há anos”.

No entanto, a estilista Misha Nonooa, amiga da actriz e responsável por vesti-la na primeira aparição oficial ao lado de Harry, e Alexander Mcqueen, britânico que desenhou o vestido de Kate Middleton para o seu casamento, são apostas fortes. Quem será o vencedor?

Erdem
Foto: Erdem

A factura

Tendo em conta o montante gasto com o casamento dos Duques de Cambridge (uns 29,5 milhões de euros), estima-se que o casamento do filho mais novo de Diana e o Príncipe de Gales seja similar, ou até superior, para aquele que será o casamento mais importante de 2018. Ainda para mais quando grande parte do montante terá de ser destinado à garantia de uma maior segurança do evento e dos seus participantes, após os terríveis casos de terrorismo que têm acontecido nos últimos anos naquele país (e no mundo!). E, para alívio de alguns implicados, a celebração será a cargo da Casa Real Britânica, como a própria anunciouao contrário do que aconteceu na cerimónia de William e Kate, em que os diferentes custos foram divididos entre a rainha, o príncipe de Gales e os pais milionários de Kate.

Sacramentos para Meghan

Antes da celebração ser realizada, Meghan Markle irá receber os sacramentos do baptismo e do crisma dentro da fé anglicana, cujas crenças são seguidas pela Igreja de Inglaterra.

Um título menor

Embora muitos atribuam à actriz o título de princesa, a verdade é que, o direito a usar esse título antes de um nome apenas se aplica a quem tem uma linhagem real. O mesmo aconteceu a  Kate Middleton, que apenas recebeu o título de duquesa, neste caso de Duquesa de Cambridge, pois a Rainha Isabel II ofereceu ao Príncipe William o ducado de Cambridge, seguindo a tradição da família real britânica de conceder títulos aos homens da realeza na manhã do casamento.

De qualquer forma, e segundo historiadora Marlene Koening à Royal Center, Megan deveá ser “princesa por casamento do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, pelo que irá deter – tal como a futura cunhada – o título de Sua Alteza Real. Kate Middleton é, neste momento, “Sua Alteza Real, Princesa William”. Quando Carlos se tornar rei e William herdar o título de “Príncipe de Gales”, Kate será “Catherine, Princesa de Gales”. E quando for a vez de William ser rei, ela tornar-se-á “Rainha consorte”, como explica a revista Forbes.

Foto via Instagram @vanityfair

Portanto, agora que a rainha deu a sua benção ao casamento, Meghan terá o título “Sua Alteza Real, Princesa Henry de Gales”, que pertence a Harry (quinto na linha de sucessão ao trono britânico, que nasceu Henry Charles Albert David). Não sendo princesa, o seu título oficial será o de Duquesa, nomeadamente “Duquesa de Sussex”, caso se confirmem os pressupostos dos especialistas da Coroa Britânica, que colocam o Príncipe Harry como responsável pelo ducado de Sussex.

Os futuros filhos do casal serão “lords” ou “ladies”, mas não príncipes ou princesas, a menos que a rainha intervenha, como aconteceu aquando da primeira gravidez de Kate Middleton.

A residência do casal

Tal como já anunciámos, os futuros marido e mulher vão viver em Nottingham Cottage, uma das casas que compõem o prestigioso Palácio de Kensington e actual residência de Harry na capital britância. Apesar da pomposidade que rodeia a realeza, a casa tem apenas 125 metros quadrados e tem dois quartos, uma pequena sala de estar, uma cozinha e uma casa-de-banho. Destacam-se, no entanto, os jardins que rodeiam a bela residência, assim como os distintos vizinhos, os Duques de Cambridge.

Nottingham Cottage. Foto The Telegraph

Na verdade, Meghan já conhece muito bem a casa, pois tem sido onde tem ficado durante as visitas a Harry e, onde, inclusivamente, Harry pediu a namorada em casamento. Nottingham Cottage já foi a residência oficial do príncipe William, irmão de Harry, e Kate Middleton em 2012, enquanto decorriam as obras do apartamento 1A de Kensington.

Harry de Inglaterra abandonou a residência oficial do pai, Clarence House, em 2012, e estabeleceu-se no renovado palácio de Kensington, na companhia do irmão e da cunhada. Só em 2013 optou por se mudar sozinho para Nottingham Cottage.

Convidados reais e cinematrográficos

Quando uma figura pública como o Príncipe Harry se casa, o casamento adquire um prestígio internacional e aristocrático, que implica uma diversidade de convidados de renome, entre os quais se encontram representantes das Casas Reais Europeias, muitos deles desconhecidos pelas pessoas, mas bem carregados de títulos nobres. Mas também terão presença inúmeras estrelas de Hollywood e personalidades de outras áreas, como a tenista Serena Williams e demais convidados da parte de Meghan. O casamento promete um rol de convidados inédito, pela abundância e variedade dos dois mundos implicados.

A nova princesa do povo?

Durante os últimos anos, os príncipes e outras figuras da realeza e a aristocracia têm vindo a afastar-se do seu círculo restrito para encontrar o amor. E nem sequer já é  raro isso acontecer, uma vez que todos eles começam a misturar-se frequentemente com todo o tipo de pessoas. Meghan, enquanto actriz com fama fama planetária, tem os requisitos  certos que desejamos nas figuras públicas: a humildade e proximidade.

O mesmo acontecia com Diana de Gales, que apesar de ter sempre pertencido à aristocracia, se destacou por assumir um papel diferente do que este tipo de figuras sempre desempenhara no passado. Assim, envolveu-se de forma independente em causas sociais muito importantes, mostrou o seu apoio permanente aos mais necessitados e desenvolveu um papel de princesa muito próximo ao povo, que lhe valeu o apelido de Princesa do Povo. 

Meghan, com um passado fora do circuito real e muita experiência de vida (36 anos e um divórcio às costas), quem sabe seja a próxima a ostentar o dito cargo. Aliás, o interesse pelas causas humanitárias foi logo um ponto em comum entre o filho de Diana e a actriz. Durante a entrevista concedida à BBC, o casal revelou pretender dar agora continuidade a esse trabalho em conjunto. “As causas são muito importantes para mim e agora vou poder dedicar-me ainda mais a elas. Quero conhecer as comunidades e trabalhar com pequenas organizações”, afirmou Meghan.

E vão já começar. O primeiro compromisso oficial de Harry de Inglaterra na companhia da noiva, Meghan Markle vai acontecer já na próxima sexta-feira, dia 1 de Dezembro, por ocasião do  Dia Mundial da Luta contra a SIDA assinalada naquele dia,  e irá ser uma visita a duas associações solidárias em Nottingham: a Terrence Higgins Trust e à Nottingham Academy. Segundo mensagem deixada no Twitter do Palácio de Kensington, “Harry está ansioso por poder apresentar a noiva aos membros destas associações que lhe são tão próximas”.

Instagram Meghan Markle
Foto: Instagram Meghan Markle

Faltam ainda saber muitos detalhes, mas tendo em conta os meses que ainda faltam para o grande dia, temos tempo para teorizar à vontade. A partir de agora, o Príncipe Harry e a actriz Meghan Markle serão notícia todos os dias. Hoje, por exemplo, a notícia é de uma fotografia da jovem Meghan com 15 anos, que já se tornou viral e que mostra a actriz em frente ao Buckingham Palace durante uma viagem pela Europa com uma amiga, quando mal sabia que 21 anos depois seria pedida em casamento pelo Príncipe Harry!

Veja também:

Dê-nos a sua opinião

May 19, 2018 - Windsor, Windsor, United Kingdom - Image licensed to i-Images Picture Agency. 19/05/2018. Windsor, United Kingdom. The Wedding of Prince Harry and Meghan Markle at Windsor Castle  (Credit Image: © i-Images via ZUMA Press)
Porque é que o Príncipe Harry e Meghan Markle romperam com o protocolo dos casamentos reais?
Os duques de Sussex mudaram a dinâmica dos casamentos reais com uma celebração cheia de detalhes únicos e revolucionários. Saiba quais!
Foto Reprodução /Instagram
Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle vai contar com 2640 convidados "comuns"
“O príncipe Harry e a Meghan Markle já disseram que querem que o dia do casamento seja organizado de modo a que mais pessoas do público sintam que fazem parte deste dia”, avança o comunicado de imprensa.
Impressionante boda de 10 milhões de dólares com espectáculo de Lady Gaga incluído
Impressionante boda de 10 milhões de dólares com espectáculo de Lady Gaga incluído
Lady Gaga, um vestido de luxo e um bolo carregado de ouro são apenas alguns dos factores que surpreenderam no casamento dos milionários Lolita Osmanova e Gaspar Avdolyan. Fique para conhecer o resto e diga-nos: "gostava mesmo de ter um casamento assim?"

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação