10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido

Como na Zankyou queremos que os casamentos sejam felizes, vamos deixar aqui um alerta, enunciando 10 maus hábitos que provavelmente muitos casais mantêm por demasiado tempo, que vão corroendo o amor!

Por mais inveja que outros casais lhe possam fazer de tão felizes e perfeitos que aparentam ser, a verdade é que até o casal mais extraordinário do mundo pode acabar divorciado.

Já todos o vimos acontecer. Duas pessoas fantásticas, cuja história de amor começa maravilhosamente bem, mas que algures pelo caminho – e apesar de aparentemente viverem num mundo cor-de-rosa – surpreendem a família e os amigos ao anunciarem que o seu casamento chegou ao fim.

 “O que aconteceu? Pareciam tão felizes!”

Apesar do quão feliz possa parecer o casal, a verdade é que muitas vezes esconde um ciclo interminável de infelicidade que está a acontecer no seio do seu relacionamento. E depois de o manterem em segredo por demasiado tempo, sentem que a separação é a única opção.

Este cenário não é nada invulgar. Muitos casais lutam para manter um relacionamento feliz, mas ainda assim não conseguem salvar o seu casamento.

Como aqui na Zankyou queremos que os casamentos sejam todos felizes, vamos deixar aqui um alerta, enunciando 10 maus hábitos que provavelmente muitos casais mantêm por demasiado tempo e que lentamente vão corroendo o amor e a comunicação que deveria existir entre os dois.

Leia também: 10 hábitos para um casamento feliz: o número 6 faz toda a diferença!

Guardar
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido Foto: Manuel Oliveira Fotografia

1. Não estar em sintonia com o parceiro. Muitos casais não estão de acordo sobre o que é mais importante para os dois, acreditando que se devem focar nos seus próprios sentimentos e objetivos.

2. Não satisfazer as necessidades de cada um. Cada pessoa tem necessidades únicas, que esperam que o seu parceiro preencha. Mas muitas vezes os casais falham ao não falarem sobre essas necessidades ou presumem que as necessidades do seu parceiro são as mesmas que as suas.

3. Deixar que a falta de conexão seja uma norma. Isto acontece quando os casais começam a dizer “Eu amo-te, mas já não estou apaixonado por ti”.

Leia também: O que esperar do Amor em 2020? Veja o que diz a Numerologia!

Guardar
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido Foto: Momento Cativo

4. Permitir que a intimidade diminua. O carinho, a comunicação e a ternura que partilhavam acaba por "secar" por falta de esforço, fazendo do casal meros companheiros de quarto.

5. Negligenciar o outro. Esquecer-se de cumprir promessas ou deixar de prestar atenção é um sinal de alerta. Nenhum de vocês tinha intenção de passar a ver outras coisas como mais importantes do que o cônjuge, mas acabam por o fazer.

6. Guardar ressentimento pelo outro. Ressentimento que não é discutido ou fica por resolver envenena o que antes era uma relação saudável. Um de vocês (ou os dois) pode pensar que não consegue ultrapassar o que quer que o outro lhe tenha feito.

Leia também: Como construir uma relação saudável e duradoura

Guardar
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido Foto: José Raposo

7. Não lidar com o que nos invade a cabeça. Você sabe que as coisas não estão bem, mas é mais fácil não fazer nada e por isso evita enfrentar a verdade ou lidar com os problemas reais no seu casamento.

8. Criticar um ao outro e querer ter sempre razão. Quando andamos sempre à procura dos defeitos do outro, com muita facilidade passamos a vê-lo através dos mesmos. Passado algum tempo, queixar-se e criticar torna-se um hábito que compromete a sua vontade de comunicar e de interagir de forma compassiva e solidária. Também quando está mais focado em “estar certo” do que ter uma boa comunicação com a sua cara-metade, as tentativas de “falar sobre isso” normalmente tornam tudo pior...

9. Voltar a sua atenção (e carinho) para outro lugar. Quer seja através de um caso extra conjugal ou colocando toda a sua atenção nos miúdos, etc., a verdade é que começa a procurar atenção e carinho noutro lado. Depois de isso acontecer, torna-se bem mais fácil desistir…

10. Deixar o stress controlar as vossas vidas. A vida é agitada e muitos casais deixam que o stress se meta entre eles. E quando o stress assume o controlo cria fraturas que serão muito difíceis (se não impossíveis) de consertar.

Leia também: 7 sinais de que está com a pessoa certa (ou não)

Guardar
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido Foto: Profoto Studios

Quanto mais tempo deixar estes assuntos por resolver, mais estes hábitos interferem e reduzem progressivamente o fluxo do amor e da comunicação na sua vida. E a cada dia que passa, mesmo para o casal mais feliz do mundo, o amor diminui e o stress acumula até chegar a um ponto de rutura.

O que pode fazer quando o seu casamento parece irremediavelmente perdido?

Guardar
Fotografia: João Almeida

1. Encontrar um pouco de perspetiva

Foque-se no porquê de se ter apaixonado pelo seu parceiro e como você queria que fosse a vossa vida em conjunto. Melhor ainda, partilhe-o com ele, sem qualquer expectativa de que ele venha a fazer o mesmo.

2. Começar a reparar os danos

Desculpe a sua parte em qualquer mal-entendido. Não comece a defender “porque fez ou não fez isto ou aquilo”. Ofereça uma simples e sentida desculpa, sem esperar uma desculpa da parte da sua cara-metade. Este gesto pode fazer maravilhas!

3. Ser corajosa o suficiente para dar o primeiro passo

EEsteja disposta a agir em primeiro lugar em vez de esperar que seu parceiro o faça. Claro que ninguém disse que isto é fácil de se fazer, sobretudo se sente que ele lhe deve alguma coisa. Mas faça-o simplesmente para salvar o seu casamento.

4. Parar com a “guerra”

Pare de fazer o que quer que seja que esteja a magoar o seu parceiro ou a danificar o vosso sentimento de conexão. Isto pode significar mostrar simplesmente um pouco mais de paciência, compaixão e amabilidade.

Leia também: Como dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo!

Guardar
Créditos: Mary Me Eventos | Fotografia: João Almeida

A felicidade e o sucesso de qualquer casamento reflete-se nas “pequenas coisas” que faz (e não faz). Não deixe o seu casamento desmoronar como acontece com tantos outros casais. Comece hoje de novo! Escolha deixar o passado para trás e imagine um futuro mais brilhante!

Veja também o nosso vídeo onde lhe damos os melhores conselhos para construir uma relação saudável e feliz!

 

Talvez também lhe interesse:

 

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.