Mosteiro de São Bento da Vitória
O Mosteiro de São Bento da Vitória, classificado Monumento Nacional em 1977, é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade do Porto, situado no coração do velho Porto, freguesia da Vitória.
O Monges da antiga Congregação Beneditina Portuguesa desejavam construir um mosteiro na cidade do Porto pela forte presença de monges e religiosos que se encontravam na cidade, depois de dificeis negociações inicia-se a sua construção em 1604 pela mão do arquitecto Diogo Marques Lucas, arrastando-se até ao final do século, um processo longo, que se reflecte na arquitectura, de tipologia maneirista e barroca.
Entre 1985 e 1990, o IPPAR submete o Mosteiro a obras de restauro (conduzidas pelos arquitectos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro), respeitando a traça original e vários elementos de valia arquitectónica, e permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto.
No âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, o Claustro Nobre é coberto por uma concha acústica, estrutura metálica em aço assente em quatro pilares, sendo-lhe também colocado um soalho em madeira.
Em 2007, o Estado atribui ao Teatro Nacional parte significativa do edifício – ala nascente, parte da ala sul e Claustro Nobre, espaço onde realiza espectáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação, acolhendo ainda iniciativas exteriores de natureza diversa, tais como casamentos e eventos corporativos.
Já iamginou casar no local idílico como o Mosteiro? Não hesite em contactar-nos para mais informações!
Equipa simpática e atenciosa, sempre preocupados com os convidados. O Mosteiro estava lindo, a comida maravilhosa, um verdadeiro casamento de sonho.