Publicidade

Aqueles pecados entre refeições, que na verdade são óptimos para si!

E se eu vos dissesse que há snacks e doces, super saborosos e óptimos para a nossa saúde e que ajudam a manter a “linha”?

  • Tratamentos e Bem-Estar
  • Recomendações
  • Guest-blogger

Os snacks e os doces têm quase sempre má reputação, no que toca a uma alimentação saudável. Muitas pessoas lutam diariamente para os evitar, por causa da quantidade de açucares e de gordura (da má, porque há gorduras boas para a saúde) e porque os associam a um deslize na dieta.

Mas e se eu vos dissesse que há snacks e doces, super saborosos e óptimos para a nossa saúde e que ajudam a manter a “linha”?

Primeiro que tudo, devemos saber que há alimentos ricos em “gorduras boas” – mono e poli saturadas – que não devemos evitar, pois ajudam, entre outras coisas, a proteger o nosso coração: Abacate, Azeite, Óleo de Côco, Ovos, Frutos secos, Peixes gordos, Sementes e Chocolate negro (alto teor de cacau). As “gorduras más” – trans – são gorduras que o nosso organismo não reconhece e por isso armazena. Os alimentos ricos nestas gorduras devem ser postos de lado, maioritariamente produtos industrializados, pois essas gorduras são utilizadas para dar mais sabor e consistência e ainda oferecer aos alimentos mais prazo de validade: bolachas, bolos, alimentos congelados e instantâneos, batatas fritas, molhos…

guardar
Créditos Pixabay

O Senasaudáveis vai-te ajudar, pois apresenta várias soluções mais saudáveis, e acredita que quando provares alguns dos snacks vais pensar duas vezes antes de fazer um pit-stop na pastelaria. Bem se sabe que não é fácil de um dia para o outro trocar tudo o que contenha gorduras trans da nossa alimentação, mas passo a passo chegamos lá.

Que tal umas trufas de cacau e amêndoa? É excelente snack para comer a meio da manhã ou até antes de fazer exercício físico, o problema vai ser conseguir comer só uma!

  • 1 xícara de tâmaras sem caroço, picadas (procurem as que não têm cobertura de glicose, tratamento brilhante)
  • 1/2 xícara de amêndoas sem pele
  • 2 colheres de sopa de cacau puro
  • 1 colher de sopa de mel
  • Canela a gosto
  • Farinha de amêndoa para polvilhar

Processo:

  1. Num processador, bata as tâmaras e as amêndoas por uns minutos (pode triturar primeiro as amêndoas se não tiver farinha, e reservar um pouco para finalizar as trufas, e só depois juntar as tâmaras);
  2. Adicione o cacau, a canela e o mel e bat até obter uma massa de boa consistência para moldar as suas bolinhas.
  3. Depois de moldadas, passe na farinha de amêndoa e guarde no frigorífico num recipiente com papel vegetal ou filme adesivo.

O mais importante é que este snack lhe vai tirar aquela vontade louca de atacar os doces, dá muita energia, promove a sensação de bem-estar, melhora a circulação do sangue e ainda tem as propriedades do cacau, que para as mulheres, principalmente no ciclo mestrual, ajuda a aliviar os sintomas.

Experimente oferecer uma ao seu noivo depois do almoço com uma chávena de café, vai ver que se vai render ainda mais aos seus encantos!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!