Aqueles pecados entre refeições, que na verdade são óptimos para si!

Os snacks e os doces têm quase sempre má reputação, no que toca a uma alimentação saudável. Muitas pessoas lutam diariamente para os evitar, por causa da quantidade de açucares e de gordura (da má, porque há gorduras boas para a saúde) e porque os associam a um deslize na dieta.

Mas e se eu vos dissesse que há snacks e doces, super saborosos e óptimos para a nossa saúde e que ajudam a manter a “linha”?

Primeiro que tudo, devemos saber que há alimentos ricos em “gorduras boas” – mono e poli saturadas – que não devemos evitar, pois ajudam, entre outras coisas, a proteger o nosso coração: Abacate, Azeite, Óleo de Côco, Ovos, Frutos secos, Peixes gordos, Sementes e Chocolate negro (alto teor de cacau). As “gorduras más” – trans – são gorduras que o nosso organismo não reconhece e por isso armazena. Os alimentos ricos nestas gorduras devem ser postos de lado, maioritariamente produtos industrializados, pois essas gorduras são utilizadas para dar mais sabor e consistência e ainda oferecer aos alimentos mais prazo de validade: bolachas, bolos, alimentos congelados e instantâneos, batatas fritas, molhos…

Créditos Pixabay

O Senasaudáveis vai-te ajudar, pois apresenta várias soluções mais saudáveis, e acredita que quando provares alguns dos snacks vais pensar duas vezes antes de fazer um pit-stop na pastelaria. Bem se sabe que não é fácil de um dia para o outro trocar tudo o que contenha gorduras trans da nossa alimentação, mas passo a passo chegamos lá.

Que tal umas trufas de cacau e amêndoa? É excelente snack para comer a meio da manhã ou até antes de fazer exercício físico, o problema vai ser conseguir comer só uma!

  • 1 xícara de tâmaras sem caroço, picadas (procurem as que não têm cobertura de glicose, tratamento brilhante)
  • 1/2 xícara de amêndoas sem pele
  • 2 colheres de sopa de cacau puro
  • 1 colher de sopa de mel
  • Canela a gosto
  • Farinha de amêndoa para polvilhar

Processo:

  1. Num processador, bata as tâmaras e as amêndoas por uns minutos (pode triturar primeiro as amêndoas se não tiver farinha, e reservar um pouco para finalizar as trufas, e só depois juntar as tâmaras);
  2. Adicione o cacau, a canela e o mel e bat até obter uma massa de boa consistência para moldar as suas bolinhas.
  3. Depois de moldadas, passe na farinha de amêndoa e guarde no frigorífico num recipiente com papel vegetal ou filme adesivo.

Trufas de cacau e amêndoa ♥ óptimo snack para comeres quando tens pouco tempo antes dos treinos 💥 1 xícara de tâmaras sem caroço, picadas (medjool são as minhas preferidas)
1/2 xícara de amêndoas sem pele 2 colheres de sopa de cacau em pó orgânico 1 colher de sopa de mel Canela a gosto
Farinha de amêndoa para polvilhar 1. Num processador, bate as tâmaras e as amêndoas por uns minutos.
2. Adiciona o cacau, a canela e o mel e bate até obter uma massa boa para moldar as tuas bolinhas ou barras se preferires (basta forrar um tupperware com filme adesivo calcares bem a massa e levares ao frio pelo menos 3 horas depois é so cortares em barras e polvilhares com amendoa triturada ou cacau em pó e voltar a conservar no frio). 3. Molda em formato de bolinhas, passa na farinha de amêndoa e guarda no frigorifico num recipiente com papel vegetal ou filme adesivo. É ou nao é super fácil? Ficas com energia suficiente para fazer o teu treino completo, acredita!! 👊 o problema vai ser conseguires comer só uma 🙊 Enjoy #senasaudaveis 💚

A post shared by Senasaudáveis (@senasaudaveis) on

O mais importante é que este snack lhe vai tirar aquela vontade louca de atacar os doces, dá muita energia, promove a sensação de bem-estar, melhora a circulação do sangue e ainda tem as propriedades do cacau, que para as mulheres, principalmente no ciclo mestrual, ajuda a aliviar os sintomas.

Ferrero Rocher da Sena! 150g de chocolate negro; 150ml de leite de côco @myshoyce; 60ml de xarope de tâmaras @prozisportugal; 180ml de manteiga de avelã caseira (tostas as avelãs e triturar até ficar em pasta) ou de amendoim da @prozisportugal; 150g de avelãs @prozisportugal Derrete o chocolate em banho maria e aquece à parte o leite de côco. Mistura o xarope com a manteiga de frutos secos e de seguida com o chocolate derretido com o leite. Leva ao frio por 20 minutos. Faz pequenas bolas com as mãos e no centro põe uma avelã. Depois pica 100g de avelãs num processador de alimentos e envolve as bolas com as avelãs picadas. Quando acabares de fazer todas as bolas põe no frio até à hora de servir. Enjoy #senasaudaveis 💚

A post shared by Senasaudáveis (@senasaudaveis) on

Experimente oferecer uma ao seu noivo depois do almoço com uma chávena de café, vai ver que se vai render ainda mais aos seus encantos!

Dê-nos a sua opinião

Gio Rodrigues
Lojas e Ateliers de Vestidos de noiva no Porto: 8 dos melhores para criar o seu vestido de sonho!
Peça já a sua marcação, experimente e encontro o vestido dos seus sonhos!
Jóias de Sofia Tregeira | Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
9 Sinais claros que lhe dizem quando o vestido de noiva não é o vestido certo para si! Anote!
Nem sempre é fácil saber quando temos em mãos o vestido certo, mas é mais fácil reconhecer se é o vestido errado. Hoje, a Zankyou vai ajudá-la a tomar essa decisão de uma forma mais segura.
Rembo Styling 2018 via Vestidus
O poder dos detalhes: 5 apontamentos tendência que tornam um vestido de noiva único.
A diferença está sempre nos detalhes. E é neles – nos detalhes – que os estilistas se concentram quando estão a desenhar peças únicas. Isto é especialmente verdade para os vestidos de noiva.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação