As atividades individuais que não devem esquecer para cuidarem da vossa saúde mental como um casal!

Em algum momento da vida, todos nós fazemos um check-up, quando detetamos algum tipo de doença ou anormalidade. Mas em relação às doenças que não podem ser vistas, como a depressão, a ansiedade, bipolaridade e outras, não se dá a atenção adequada. Muito pelo contrário, a tendência é minimizar e ignorar os sintomas. Mas esse tipo de fragilidades devem ser cuidadas, ou tratadas, assim como todos os outros órgãos do corpo. Neste artigo, revelamos-lhe tudo o que necessita para alcançar a harmonia entre corpo e mente.

Foto: Estúdios Santa Cruz

A saúde física é influenciada pelas atividades diárias, como caminhar, conduzir, trabalhar, cozinhar, ler e escrever. Assim, ter uma boa saúde mental vai ajudar-la a tomar as melhores decisões diante dos problemas da vida, cultivar o vosso relacionamento de forma saudável, e trabalhar produtivamente para alcançar o vosso maior potencial, na relação a dois.

Foto: Juan Felipe Rubio
Foto: Juan Felipe Rubio

É por isso que é essencial cuidar da saúde mental, mais ainda se estiver num relacionamento, pois, quer queira quer não, se não estiver bem, isso irá afetar o outro elemento do casal. Por isso, a Zankyou destaca as atividades que pode fazer individualmente ou com seu parceiro, para cuidar da sua saúde mental, e ajudá-la a alcançar os seus objetivos.

1. Antes, deve saber que…

É fundamental saber reconhecer as suas próprias emoções… entender como se comporta e reage a situações e estímulos diferentes, o que a faz sentir-se irritada e as atividades que a fazem sentir-se feliz. Ao mesmo tempo, é crucial reconhecer os seus pontos fortes e fracos. Como casal, é importante ajudarem-se mutuamente, e identificar o que é necessário melhorar.

Foto: Mitt

2. Coloque o coração a bater

O exercício cardiovascular, além de mantê-la em forma, liberta endorfinas, que a farão sentir-se mais animada durante o dia… também está comprovado que este exercício (aquele que a faz transpirar e movimentar o seu corpo) reduz os níveis de stress. Isso ajuda-a a ter pensamentos mais claros e uma mente muito mais aberta e, portanto, sentir-se-á menos confusa ou desatenta.

Se tiverem atividades em conjunto, reservem algum tempo por semana para passear, andar de bicicleta, correr no parque ou fazer ginástica, atividades vitais para manter a mente ativa.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

3. Fale com a pessoa que se preocupa consigo com regularidade

Além de ser essencial manter uma vida social, que também é saudável e necessário, é bom manter o contacto com as pessoas que a admiram e a conhecem bem. Dessa forma, pode partilhar o que a aflige ou tudo o que a faz feliz. Falar, ouvir os outros, compartilhar momentos e dedicar algum tempo para rir e aproveitar a vida é um ótimo exercício de auto descoberta. Esta atividade é recomendada tanto como casal quanto individualmente, com aquela amiga de infância, ou com aquela pessoa em quem confia plenamente.

Quando falamos com os outros, damos à mente a oportunidade de organizar ideias e chegar a conclusões que muito provavelmente não teríamos descoberto sozinhos. Portanto, reservar pelo menos um dia por mês para se reunir para conversar ou compartilhar algo com uma amizade verdadeira, ajudará muito a manter a boa saúde da sua mente.

Foto: Felipe Carranza
Foto: Felipe Carranza

4. Alimentar o espírito

É necessário que, independentemente da religião, crença ou costumes que reconheçamos a necessidade da mente de algum conforto espiritual. Isso significa dar à mente momentos de auto-reflexão, paz e alegria.

Foto: Christian Goenaga Wedding Photographer
Foto: Christian Goenaga

Todos os seres humanos têm sonhos, medos e complexos que às vezes nos fazem sentir perdidos na vida. Isso acontece porque a consciência precisa dar um sentido à vida além do ser individual. Muitas vezes, a espiritualidade dá aos seres humanos uma razão para viver e responde às questões primordiais nos momentos mais difíceis.

O que escolher não deve ser algo imposto. Deve ser algo que escolha e que a faça sentir bem consigo mesma. Alguns conseguem isso através do yoga, outros através da meditação ou de uma religião específica. Esta prática irá ajudá-la a manter uma conexão com o seu próprio ser e com o universo que a rodeia, dando-lhe a tranquilidade e paz à sua mente, independentemente das dificuldades.

Além disso, isso vai ajudá-la a manter a serenidade nos momentos difíceis que podem ocorrer na vida conjugal, e aumentar a probabilidade de vos tornar mais unidos em todos os tipos de circunstâncias.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

5. Mantenha um hobbie

Não se pode esquecer de dedicar algum tempo por semana àquele hobbie que tanto gosta, onde o tempo voa porque a sua criatividade começa a voar. Se gosta de fazer artesanato, tocar piano, origami, leitura, fotografia, poesia, pintura, decoração e uma série de outras atividades atividades … será vital que possa dedicar um tempo por semana semana ou por mês a alimentar a sua alma com essas atividades . E independentemente de ter muitas responsabilidades, é necessário que reserve algum tempo para si. Dessa forma, sentir-se-á revitalizada, e terá a satisfação de não ter abandonado o que mais gosta de fazer.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

6. Uma dose de natureza e solidão

De vez em quando, sair sozinha por algumas horas dar-lhe-á o espaço de pensamento que a sua mente precisa para encontrar inspiração, respostas, alívio e alegria para a vida. Para isso, recomendamos que reserve algum tempo para ficar quieto consigo mesma, com o universo que a rodeia, para que se sinta mais conectada à sua própria existência, dando uma dose de saúde à sua mente.

Também pode optar por fazê-lo a dois, e dedicarem algum tempo para estarem juntos, sem influência do exterior. Um fim de semana longe da correria do dia-a-dia, num local com o qual ambos se identifiquem, pode fazer verdadeiros milagres, para si, e para o relacionamento.

Foto: Estúdios Santa Cruz

7. Saiba qual é o propósito da sua vida

Se já encontrou a sua paixão, e o seu propósito na vida, parabéns! Se ainda não o conseguiu fazer, não se preocupe… tudo chega a seu tempo, e se está numa busca interna, prepare-se! Provavelmente arrisca-se a encontrar-se.

Saber qual é o seu propósito talvez seja o pilar mais importante para a sua saúde mental e, com isso, a sua felicidade como indivíduo e como casal. E embora a felicidade não seja sempre uma constante, o poder do significado é inimaginável, porque quando a vida é realmente agradável, ter um sentido na vida vai dar-lhe algo para continuar, sempre…

Foto: Love Couple

Por isso, convidamo-la a reservar algum tempo para refletir em cada um destes aspetos tão importantes. Dessa forma, verá como a sua vida melhora nas outras áreas da sua vida, ainda que não consiga ter, para já, essa perceção.

Veja também as melhores os nossos conselhos para uma relação saudável e feliz! 

Não perca:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre Fotografia
15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!
A rotina, em muitas ocasiões, pode acabar com momentos especiais... E como não queremos que caia em comodismos, recomendamos-lhe 15 coisas que todos os casais devem fazer, ao menos uma vez na vida!
Foto: Instante Fotografia
Regras para ser feliz: 5 conselhos que valem ouro!
Decida ser feliz. Só isso já basta! E esta, hein?
Pajarita
Alegria, cumplicidade, felicidade e família: Já cheira a Natal!
O Natal é uma das quadras mais bonitas do ano. As ruas enchem-se de luzes, decorações encantadoras invadem as casas e um espírito de alegria alimenta as pessoas e as suas respectivas famílias!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação