Hidratantes para o rosto: como usar

Se está perto da data do casamento, certamente que já se preocupou em cuidar da sua pele, mais do que o habitual. Todas as noivas querem estar impecáveis da cabeça aos pés, no entanto, o cuidado facial é aquele ao qual deve ser dada uma maior importância, por razões óbvias. Um passo muito importante para conseguir isso é a aplicação de cremes hidratantes que ajudam a restaurar os níveis de hidratação na pele para torná-la radiante no dia do seu casamento.

Foto: João de Medeiros & Pamela Leite

O seu rosto é como uma tela para a aplicação da maquilhagem e não há maquilhagem melhor do que aquela aplicada num rosto hidratado e livre de imperfeições. Se a sua pele estiver desidratada, a maquilhagem será absorvida e perderá o seu efeito de cobertura, e ganhará até mesmo pequenas rachas que podem formar-se nas suas rugas de expressão, o que fará com que elas se destaquem, em vez de se esconderem.

#dicasdebeleza: Um equívoco comum é que a textura pesada do protetor solar substitui o seu hidratante, mas a verdade é que é necessário hidratar a pele antes de aplicar o protetor solar no rosto.

Existem produtos de acordo com as necessidades de cada rosto, portanto, primeiro, deve identificar qual é o seu tipo de pele. Seja seca, normal, mista, oleosa ou sensível, considere a época do ano em que está, porque o clima é um fator determinante. Descubra os ingredientes que deve procurar num hidratante de acordo com o seu tipo de pele:

Pele seca

Se notar a sua pele a escamar, no nariz ou testa, se tiver olheiras e/ou papos nos olhos e comichão ou sensibilidade em determinadas áreas, está a apresentar sintomas de pele seca.

Procure hidratantes que contenham ceramidas, manteiga de karité ou ácido hialurónico para ajudar a restaurar os níveis da água na sua pele. Pode usar um sérum hidratante antes de aplicar o creme, para obter melhores resultados na sua rotina diária. A água termal também é uma boa opção e também funciona como um fixador de maquilhagem.

Nuxellence Detox é um creme de noite regenerante anti-idade, que promete cuidar da sua pele quando ela mais precisa e deixá-la revigorada a cada amanhecer.

E para repor os níveis de hidratação na pele, recomendamos a máscara Crème Fraiche de Beauté Masque SOS Hydratant, da Nuxe. É excelente para todos os tipos de pele, mas no caso da pele seca e condições meteorológicas extremas é excelente. Aplique esta máscara hidratante uma a duas vezes por semana, para uma hidratação intensa.

#dicasdebeleza: Aplique uma máscara hidratante no final de cada semana, para recuperar a sua pele ao máximo, especialmente se não descansou o suficiente. Procure por ingredientes como vitamina E, abacate ou óleo de jojoba.

Pele normal

Se o seu rosto parece húmido e sem poros abertos ou áreas brilhantes no rosto, saiba que a sua pele é perfeita. A realidade é que, muito dificilmente, tem a pele classificada como normal, pois os produtos de pele são quase sempre indicados para pele normal a seca ou normal a mista, de acordo com a tendência que possa apresentar, ainda que mínima. Dependendo do brilho que aparece na zona T do seu rosto, pode classificá-la como seca, mista ou oleosa e aplicar cremes faciais para sua tendência e tipo de pele.

E porque a poluição, a radiação UV, as variações de temperatura e o stress, aliados ao estilo de vida urbano, podem desidratar e sensibilizar a sua pele, recomendamos a linha Hydrabio da Bioderma. A sua consistência não é oleosa e contém ceramidas essenciais, para manter e restaurar a barreira natural que protege a pele.

Pele mista

A zona T (testa, nariz e queixo) do rosto é a chave para determinar um rosto com pele mista. Se apresentar brilho nessa área, deverá aplicar produtos específicos que matizam essas zonas e ajudam a reduzir os poros.

Pode ainda aplicar primers faciais que contenham tratamentos para reduzir e suavizar os poros dessa área, hidratar a pele e selar sua maquilhagem durante o dia, aplicando água termal.

#dicasdebeleza Uma vez por semana, pode executar uma técnica que envolve a aplicação de diferentes máscaras por área do rosto. Coloque uma máscara adstringente, de argila ou carvão ativado na zona T, e no resto do rosto use outra máscara hidratante.

Clinique Moisture Surge é um gel hidratante para pele mista. Contém aloé vera e cafeína e promete um efeito hidratante durante 72 horas, deixando um efeito de brilho natural da pele, sem uma aparência gordurosa.

Hydro Boost Water-Gel da Neutrogena é um gel hidratante sem óleo, cuja fórmula é absorvida rapidamente e hidrata intensa e instantaneamente sem deixar uma sensação gordurosa. Tem um ingrediente com enormes benefícios: o ácido hialurónico que existe na nossa pele, e cuja produção natural diminui com o passar do tempo, causando a perda de firmeza e volume, o aparecimento de rugas e, portanto, o envelhecimento da pele. Utilizando produtos com ácido hialurónico, permite “preencher” a pele, proporcionando uma aparência e textura mais suave e jovem.

Pele oleosa

Se o seu rosto parece brilhante ao longo do dia e a sua maquilhagem escorre, ou tem pontos negros e poros entupidos, a sua pele tem uma tendência para a oleosidade.

Escolha um gel hidratante em vez de creme, que terá todos os benefícios de um hidratante, mas sem adicionar uma textura gordurosa ou pegajosa. Os produtos de gel contendo ácido hialurónico, são ideais para a pele oleosa. Dê à sua pele um hidratação extra com um sérum que também contenha antioxidantes, como a vitamina C, e tente usar protetor solar fluido, em vez de creme.

Estée Lauder Daywear Fosco é um gel creme fresco que controla o brilho até 10 horas, dando à pele um acabamento mate saudável.

Effaclar Mat La Roche-Posay matifica a pele, reduzindo os poros e hidratando a pele onde ela mais necessita.

#dicasdebeleza Pelo menos uma vez por semana, faça um esfoliante. Aplique máscaras de argila de carbono ativado e observe como a sua pele fica desintoxicada.

Pele sensível

A pele sensível é caracterizada por vermelhidão ou irritação em algumas zonas do rosto. Portanto, este tipo de pele requer um cuidado especial no momento de escolher o hidratante ideal.

A maioria das marcas têm linhas específicas de produtos para a pele sensível. A sua tarefa é ler os rótulos, que indicam especificamente se são adequados para a pele sensível ou não. Opte por cremes que contenham ingredientes calmantes, como calêndula, camomila ou água termal.

Creme Peaux Intolérantes da Avene contém água termal e manteiga de karité, entre outros ingredientes, que hidratam e protegem a pele irritada pelo tempo ou pela utilização de produtos ou tratamentos dermatológicos inadequados, pele sensível ou hiper intolerante, permitindo que a pele recupere, dia após dia, o conforto de uma pele equilibrada.

Hydraphase UV Intense de La Roche-Posay é uma excelente escolha para peles sensíveis e desidratadas. Contém ácido hialurónico para uma ação dupla: repor os níveis de hidratação da pele e fortalecer a coesão celular, para reter a água na pele de forma duradoura. Com protetor solar SPF 20 Anti-UVA e UVB.

#dicasdebeleza Use protetor solar para peles sensíveis, dado que a textura e os ingredientes dos protetores solares comuns podem causar irritação. Evite as máscaras esfoliantes e aplique máscaras de gel, contendo ingredientes hidratantes e colágenio, pelo menos uma vez por semana.

Cuidados de rosto SOS

Já aqui falámos das máscaras hidratantes, como um ingrediente essencial para uma pele saudável e nutrida. No entanto, há também outros cuidados de rosto essenciais para a desintoxicação da pele e proteção contra o stress do dia-a-dia.

Powercell Anti-polution Mask e Powercell 24h Eye Care da Helena Rubinstein são os seus aliados no combate à fadiga. A máscara tem uma ação esfoliante purificadora, que estimula a pele e hidrata-a em profundidade. Já o creme de olhos Powercell é o ideal para iluminar a área dos olhos e corrigir as olheiras e papos. Quem disse que não é possível ficar com uma pele perfeita no grande dia?!

#dicasdebeleza Na sua rotina facial, quer seja de dia ou de noite, use um desmaquilhante facial e, em seguida, um tónico para o seu tipo de pele. Desta forma, prepara o seu rosto para aproveitar ao máximo os benefícios do seu creme hidratante, potenciando os seus efeitos.

Photo by Valerie Elash on Unsplash

Agora que já encontrou o creme ideal para o seu tipo de pele, comece a hidratar o seu rosto para que a sua maquilhagem revele frescura, vitalidade e saúde no dia da boda. Lembre-se de que a perseverança é o segredo para obter os resultados mais visíveis. Se o seu casamento está muito próximo, visite o seu dermatologista ou faça um tratamento intensivo que lhe dê a hidratação que sua pele facial precisa.

E para não cometer erros que possam comprometer o seu look no grande dia, clique no play e siga os nossos conselhos. Desta forma conseguirá estar no seu melhor no momento do “Sim”!

Leia mais sobre maquilhagem e beleza:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

135 milímetros
Que coque escolher para o seu tipo de rosto?
O coque é um penteado requintado e ajuda a mostrar o rosto... Tudo é bom com um coque! Descubra o que mais se adequa à sua figura!
AhHa Photos
7 conselhos para ter uma pele perfeita antes do casamento
Os meses antes do casamento são determinantes para conseguir uma pele perfeita para o grande dia. Aponte estes conselhos e siga-os à risca!
REPAVAR OILFREE - Creme Anti-Idade
Saiba como ganhar um creme anti-idade de MM Carmo: rejuvenesça o seu rosto!
Saiba como ganhar um creme Anti-Idade de MM Carmo e conheça todos os benefícios que traz para o seu rosto!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação